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A Ponte Torta guarda um pouco da história das origens do transporte coletivo em Jundiaí. A Ponte Torta tem a forma de arco e também era conhecido como “Ponte Redonda”, “Ponte do Arco” e “Ponte dos Bondes”.

Segundo os relatos, além dos bondes puxados a burros, a construção servia para a passagem das pequenas locomotivas Decauville, responsáveis pelo transporte de carretas com minérios para a fabricação de cerâmicas. A ponte foi construída entre 1888 e 1889 pelo pedreiro italiano Paschoal Scollato e o engenheiro responsável, Willian Harr.

A Ponte Torta guarda um pouco da história das origens do transporte coletivo em Jundiaí. Entre finais do XIX e início do XX, bondes movidos por tração animal passavam por ali, transportando pessoas entre o centro da cidade e a estação ferroviária, no bairro da Vila Arens.

No passado, as enchentes do Guapeva castigavam muito aquela região, com alagamentos constantes. Para conter as enchentes foram feitas uma série de obras na região e a margem esquerda do rio foi alargada. As obras e a retirada de terra, embora necessárias, comprometeram a estabilidade da ponte. Para evitar que ela caísse, foi construído um bloco de concreto em sua fundação.

A construção foi tombada a nível municipal em 2008 e consta do Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC). É considerada um marco da urbanização da cidade no fim do século XIX. O nome deve-se à rua sinuosa que passava por baixo da ponte.

Construída entre 1888 e 1889, a ponte serviu para a passagem de bondes com tração animal e locomotivas de pequeno porte. O construtor foi Paschoal Scollato; o engenheiro, Willian Harr. É composta de 50 mil tijolos, colocados em blocos com as seguintes medidas: 17 metros de altura e 8 metros de comprimento. Situa-se sobre o Rio Guapeva.

Endereço: R. José do Patrocínio, - Centro - Jundiaí


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Fonte(s): Prefeitura de Jundiaí / Wikipedia - Fonte(s) Fotos: Turismo Jundiaí - Prefeitura de Jundiaí / Prefeitura de Jundiaí / Acontece Jundiaí /
Data Última Alteração: 04/02/2022