Melhores Praias em Ilhabela - Onde Visitar em Ilhabela - SP

A Praia da Feiticeira está localizada a 6 km da balsa no sentido Sul, e 11,5 km da Vila, entre as praias do Portinho e Julião.

A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela, querida especialmente por quem vem em busca de tranquilidade em família. Com 250 metros de areia grossa, a praia de tombo abriga em seu canto esquerdo um antigo casarão em estilo colonial, antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar. É procurada por quem deseja sossego. Duas cachoeiras desaguam entre a praia e a costeira ao sul.

O acesso é por uma rua sem saída, passando por uma cachoeira artificial que deságua na praia. O mar calmo e claro também é propício para os praticantes de mergulho de flutuação, que podem ver muitos peixes ornamentais e até mesmo tartarugas marinhas. A ponta direita abriga um luxuoso condomínio, e a ausência de bares, quiosques e outros tipos de comércio contribuem para o sossego do lugar.

Você conhece a lenda e a história da Praia da Feiticeira

Quem, afinal, foi a feiticeira que deu nome à Praia da Feiticeira? Aí depende de pra quem você perguntar. Os mais velhos acreditam em uma lenda com direito a bruxa, piratas, tesouro e magia negra, mas digamos que a história contada por estudiosos é um pouco diferente, mas cheia de mistérios também! Veja o vídeo e descubra os mistérios por traz dessa praia de águas claras e calmas, que tem em seu cenário a antiga Fazenda São Mathias, que faz parte da história colonial de Ilhabela.

Uma das praias mais bonitas de Ilhabela tem muitas histórias sobre a origem do seu nome. A mais comum é :
 
Na praia da Feiticeira se encontra a Fazenda São Mathias. Dizem os antigos moradores que a proprietária amealhava imensa riqueza, explorando uma taverna que era ponto de encontro de piratas e marinheiros de navios negreiros e mercantes que ali aportavam em busca de provisões e informações. Um dia, envelhecida, alquebrada temendo ser saqueada, com auxílio de seus escravos, enterrou seu tesouro no local conhecido por Tocas e matou todos eles para evitar que revelassem o segredo.
 
Conhecida como a feiticeira, enlouqueceu e não foi mais vista.
 
Mas a verdadeira História é também a mais interessante!!!
 
A portuguesa Maria Perpétua Calafate de Souza era casada com o Sr. Antônio José Lisboa de Souza, um oficial militar aposentado muito influente na região. Por seu envolvimento com o ocultismo ficou conhecida pelos moradores da ilha como “Feiticeira”, nome que foi dado a uma das praias de Ilhabela.
 
Ainda hoje, quase 200 anos depois de sua morte, ela continua assombrando o imaginário dos habitantes da Ilha de São Sebastião. Maria Perpétua nasceu em Portugal, em 1790. Casou-se muito jovem, com o escrivão Rodrigues Siqueira, que veio a falecer cedo, deixando-a viúva. Com a morte do marido, mudou-se para o Brasil e casou-se novamente, desta vez com o Sr. Antônio, um oficial militar aposentado, com quem teve um filho. Então, ela foi morar na Ilha de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo.
 
Durante sua permanência na ilha, começou a se envolver com o ocultismo e passou a trabalhar como cartomante. Seus clientes eram, na maioria das vezes, marinheiros de navios mercantes e negreiros que aportavam na Ilha de São Sebastião para se abastecer, e iam até ela em busca de proteção mágica para prosseguir viagem.

Endereço: SP-131, - Feiticeira - Ilhabela


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): www.ilhabela.com.br, dicas de Ilhabela - Fonte(s) Fotos: Helena Mattos
Data Última Alteração: 18/01/2021