SIGA-NOS
"Vai Viajar no Estado de SP? Experimente nossas dicas de onde visitar, comer e hospedar em um único lugar!"
Copyright @ 2024 Refúgios no Interior de São Paulo - Todos os direitos reservados
Sobre: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
A Estação: A estação foi inaugurada em 1908, na vila de Campo Verde, renomeada no ato como Miguel Calmon.
"No km 202, encontra-se a estação de Miguel Calmon, num lugar muito alto no campo limpo, e onde esta se desenvolvendo prosperamente a respectiva povoação. A Estrada construiu ali um bom hotel para passageiros, uma oficina para o material, um grande hospital, casas de residência, etc; na povoação já existem diversos hotéis, máquina para beneficiar arroz, negócios, etc; esta futurosa vila é predestinada a bastante progresso pela sua posição salubérrima, no meio de muitos campos férteis e é o ponto de saída da boa estrada de rodagem aberta pela Companhia que liga esta estação à vila do Salto do Avanhandava, a 12 quilômetros, na proximidade do pitoresco salto do rio Tietê, com 15 m de altura. Esta vila, pois, é posição o ponto de passagem da exportação da rica zona da margem pela sua direita do Tietê que ali é transposto atualmente por uma boa balsa. Com o acabamento da construção do Matadouro Modelo de Barretos, com uma capacidade de 300 reses e 500 suínos diários, que dista 100 km dali, quase todo o suprimento do gado destinado ao mesmo será feito por aqui com grande vantagem de despesa e tempo" (Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de 1913).
Foi chamada também de Calmon, até mudar de nome, no dia da autonomia do município, para Avanhandava, o que se deu em março de 1929 (Folha da Manhã, 9/3/1929).
Em 1931, a Noroeste propôs a construção de um ramal para o norte, a partir dessa estação. Esse ramal deveria cruzar os rios Tietê e São José dos Dourados e seguir até o rio Paraná, em frente à localidade chamada "Ponte Pensa", onde se pretendia até construir uma ponte ferroviária. Haveria ainda um sub-ramal para São José do Rio Preto, ligando assim as zonas da Noroeste e da E. F. Araraquara. O ramal, não é preciso dizer, jamais foi construído.
Apesar da retificação da linha entre Lins e Araçatuba, em 1971, a estação de Avanhandava permaneceu ao lado da linha e servindo como estação. Estava em 2013 completamente abandonada, servindo de banheiro e dormitório, tudo uma imundície.
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Endereço: R. Humberto Nanni Rinaldo, 613 - Centro - Avanhandava