Melhores Trilhas em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a trilha Casa do Conserveiro em Jundiaí! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!
No dia 22/03/2015, o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, inauguraram a Casa do Conserveiro na Serra do Japi. O espaço, que serviu por muitos anos para abrigar o responsável pela manutenção e conservação das estradas e trilhas da serra, foi totalmente reformado e servirá agora como um ponto de apoio para o trabalho de preservação ambiental.
“A Serra do Japi foi o primeiro manancial de abastecimento de Jundiaí e até hoje o Córrego do Chá abastece nossa cidade. Além disso, a Casa do Conserveiro é um lugar que representa o cuidado e a conservação que devemos manter aqui”, ressalta o prefeito. O trabalho de restauração da casa foi feito pelo grupo de monitores de trilhas da Reserva Biológica, em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
O imóvel era usado desde a década de 1950 pelo conserveiro e a família do mesmo. Dados históricos mostram que ali trabalharam pessoas como Florisvaldo Eufrásio de Souza e Antonio Oliveira Goes. O filho deste, Aparecido Oliveira Goes (Cidinho), ainda é lembrado por muitos jundiaienses e atuou oficialmente como auxiliar de artífice entre 8 de maio de 1987 e 20 de abril de 2006, quando faleceu.
Traços históricos da casa, como o fato de nunca ter havido tomadas ou qualquer fonte de energia elétrica ali, chamam a atenção de quem a visita. O fogão à lenha, as telhas e madeiramento antigos reforçam que a iniciativa de restauração foi uma grande ideia – além de uma homenagem àqueles que sempre buscaram a preservação da serra.
Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, esse também é mais um espaço de educação ambiental. “Os monitores já fazem um ótimo trabalho aqui na reserva. Este será mais um local com exposições, documentos, pesquisas e explicações para os visitantes.”
Informações técnicas da trilha!
- Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados nas proximidades da Base Ecológica. Possuindo, aproximadamente, 1,6 km de extensão, é possível apreciar a vista panorâmica da cidade e a vegetação dos lajedos rochosos. Após a passagem pela bica de água não potável, o trajeto continua numa subida íngreme rumo à Casa do Conserveiro, hoje utilizada como apoio às atividades de educação ambiental.
- Recomendada para crianças acompanhadas dos pais e ou responsável, visitantes acima de 14 anos, também acompanhados do responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada.
- Nível de dificuldade: baixo
- Apenas 15 visitantes por grupo
O que levar para a trilha?
Documento com foto;
Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;
Capa de chuva;
Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);
Óculos e boné;
Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);
Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);
Protetor solar;
Repelente;
Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);
Toalha de banho (caso tenha cachoeira);
Garrafa de Água (de preferência grande);
Lanches de trilha;
O que vestir?
Camisas leves e respiráveis;
Calça ou bermuda confortável (tecido leve);
Blusa ou moletom (em caso de frio);
Levar biquíni (caso tenha cachoeira);
Boné;
Endereço: Tamega Avenida Brasil Serra do Japi, - unnamed - Jundiaí
(11)4817-8273
https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/rebio/biquinha/cidinho/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fundação Serra do Japi ; Prefeitura de Jundiaí - Fonte(s) Fotos: Medium ; Prefeitura de Jundiaí ;
Data Última Alteração: 12/05/2021