Melhores Trilhas em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha das Jabuticabeiras em Jundiaí! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!
Esta trilha tem inicio na Estrada Municipal da TV Cultura, a 1122m de altitude, com extensão de 3500 metros e largura média de quatro metros, com término na bifurcação com a Trilha do Trial e Trilha das Hortências a 1000m de altitude. Recebeu essa denominação em virtude da ocorrência de jabuticabeiras silvestres em determinados pontos desta trilha.
Nela passa a rede elétrica que abastece o loteamento Serra da Ermida além de ser utilizada pela Divisão Florestal para fiscalização. Atualmente é o único caminho possível entre o Posto Avançado 1 e o Posto Avançado 11 da Guarda Municipal via condomínio de antigos postes de madeira por concreto e também das estradas e trilhas da Serra do Japi.
Essa trilha apresenta vários atributos paisagísticos, como por exemplo, a proximidade das nascentes do Córrego do Padre Simplício, a mata ciliar e a Cachoeira das Jabuticabeiras a 1008m. Essa trilha percorre o ponto dentro da Rebi mais próxima da área intangível do Ribeirão das Pedras. Sugere-se que esta área fique permanente fechada, o que não ocorre devido á falta de fiscalização e porteira no inicio da trilha, facilitando a entrada de pessoas e veículos sem autorização.
Sobre a Serra do Japi!
A palavra “Japi”, em tupi-guarani “Yapi” significa “nascentes de rios”. A Serra do Japi é uma área de conservação e também é considerada Reserva da Biosfera. Está localizada entre os municípios de Pirapora do Bom Jesus, Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, no interior do estado de São Paulo. A Serra do Japi se localiza numa região de encontro entre a Mata Atlântica com a floresta de planalto, por isso, a área é chamada de ecotonal, também é uma das poucas florestas tropicais do mundo sobre solo de quartzito. A fauna e a flora da região são bem diversificadas com centenas de espécies de aves, vários mamíferos, muitos anfíbios e répteis. Os invertebrados também estão bem representados na serra com centenas de espécies, entre as mais estudadas estão às borboletas com mais de 800 espécies catalogadas na região. Por isso, a serra também é chamada de “O Paraíso das Borboletas”. Além das borboletas, na época certa, após as chuvas de verão, podemos ver o pequeno e belo pingo-de-ouro, um anfíbio endêmico da Mata Atlântica.
O que levar para a trilha?
Documento com foto;
Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;
Capa de chuva;
Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);
Óculos e boné;
Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);
Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);
Protetor solar;
Repelente;
Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);
Toalha de banho (caso tenha cachoeira);
Garrafa de Água (de preferência grande);
Lanches de trilha;
O que vestir?
Camisas leves e respiráveis;
Calça ou bermuda confortável (tecido leve);
Blusa ou moletom (em caso de frio);
Levar biquíni (caso tenha cachoeira);
Boné;
Endereço: Tamega Avenida Brasil Serra do Japi, - unnamed - Jundiaí
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fundação Serra do Japi ; Bioventura - Fonte(s) Fotos: Sympla ; Medium ; Bioventura Ecoturismo
Data Última Alteração: 03/05/2021