Melhores Trilhas em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha do Mirante em Jundiaí! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!
Para acessar essa trilha é necessário percorrer a Trilha da Biquinha até a bifurcação existente. Nesse ponto tem início a trilha propriamente dita com 1500 metros de extensão com largura que varia entre quatro e oito metros. Seu término é no local denominado Miante ou Oservatório Astronômico Kiko de Metheo. Se levarmos em consideração o percurso total (desde o início da Trila da Biquinha até o Mirante/Observatório) a distância total de 3,1 km (ida e volta 6,2 km). Essa trilha também é utilizada por técnicos de empresas que possuem torres de comunicação próximas ao Mirante. Essa trilha pode ser percorrida em um período de duração que varia entre quatro a cinco horas, com um médio grau de dificuldade, principalmente em virtude do gradiente altitudinal (mais de 150 metros de amplitude), não sendo aconselhável para visitantes da terceira idade ou pessoas com problemas físicos.
Atualmente é utilizada quando a dinamização de processos erosivos, principalmente em virtude do gradiente altitudinal (mais de 150 metro de amplitude), não sendo aconselhável para visitantes da terceira idade ou pessoas com problemas físicos. Atualmente é utilizada para educação ambiental com escolas, onde pode ser observada a mudança de vegetação Mesófila Semidecídua para Mesófila Semidecídua de Altitude e também a presença de um agrupamento de espécies exóticas (eucaliptos) com sub-bosque de espécies emergentes. Há sérios problemas quando a dinamização de processos erosivos, principalmente em virtude da excessiva largura e solo exposto de trilha no ponto mais alto. como medida mitigadora dos processos erosivos, sugere-se a diminuição da largura do leito carroçável, com plantio de espécies endêmicas destes ambientes (altitude) e retificação dos ‘caminhos” dos cursos de águas pluviais.
Essa trilha pode ser percorrida em um período de duração que varia entre quatro e cinco horas, com um médio grau de dificuldade, principalmente em virtude do gradientes altitudinal (mais de 400 metros de amplitude), não sendo aconselhável para visitantes da terceira idade ou pessoas com problemas físicas. Atualmente é utilizada para educação ambiental com escolas, onde pode ser observada a mudança de vegetação Mesófila Semidacídua para Mesófila Semidecídua de Altitude e também a presença de um agrupamento de espécies exóticas (eucaliptos) com sub-bosque de espécies emergentes. Outro fator de interesse seria a utilização da edificação do observatório, atualmente abandonado, como mirante de observação para visitantes, pesquisadores e pelos guardas da Divisão Florestal. Uma vez que, o local oferece uma visão privilegiada de 360° de toda a Rebio, vista panorâmica da região de Valinhos /Campinas. Jundiaí, Serra dos Cristais, regão de Atibaia, Serra da Cantareira, Serra da Mantiqueira, além da região metropolitana de São Paulo. Atualmente, os visitantes tem apenas a vista parcial do município de Jundiaí, devido ao crescimento da vegetação circundante e pelo fato de prédio estar fechado. Seria necessário reformar o local, substituindo a parte metálica que se encontra deteriorada, por madeira ou outro material.
O que levar para a trilha?
Documento com foto;
Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;
Capa de chuva;
Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);
Óculos e boné;
Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);
Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);
Protetor solar;
Repelente;
Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);
Toalha de banho (caso tenha cachoeira);
Garrafa de Água (de preferência grande);
Lanches de trilha;
O que vestir?
Camisas leves e respiráveis;
Calça ou bermuda confortável (tecido leve);
Blusa ou moletom (em caso de frio);
Levar biquíni (caso tenha cachoeira);
Boné;
Endereço: Tamega Avenida Brasil Serra do Japi, - unnamed - Jundiaí
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fundação Serra do Japi ; Prefeitura de Jundiaí - Fonte(s) Fotos: Medium ; Minube ;
Data Última Alteração: 30/04/2021