Melhores Espaços Culturais em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
Instalado no conjunto arquitetônico da antiga indústria têxtil “Argos”, o complexo possui área de 365.000 m². A revitalização deste espaço foi feita garantindo-se a preservação de suas características arquitetônicas históricas.
Abriga ao todo:
- Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot
- Centro de Capacitação
- Centro de Informática
- Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos
- Centro Municipal de Línguas Antonio Houaiss
- Divisão de Suporte Administrativo da Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental
- Divisão de Suporte Administrativo da Educação Infantil I (DSAEI I)
- Espaço Pedagógico
- Núcleo de Apoio à Aprendizagem
A Argos Industrial, em Jundiaí, interior de São Paulo, é o último remanescente têxtil-industrial que mantém leitura de conjunto na cidade, importante para este setor no Estado. Sua implantação na Vila Arens é fruto de condições favoráveis ao desenvolvimento industrial, como três ferrovias (Cia. Ituana, Cia. Paulista e São Paulo Railway), a existência de rios, a topografia da região e o fornecimento de energia elétrica pela Companhia de Força e Luz de Jundiaí. É uma empresa representante da segunda fase da industrialização têxtil paulista, em momento de expansão.
A creche, a primeira do município ligada a uma indústria, é remanescente de uma política de solidariedade horizontal, iniciada pelos trabalhadores. Os remanescentes da Argos utilizam concretos e elementos ornamentais que remetem à linguagem arquitetônica do Art Decó, distinta daquelas adotadas em instalações industriais já tombadas. As relações trabalhistas transcenderam o ambiente fabril, impactando nas relações sociais dos trabalhadores. Tais edifícios são importantes para a perpetuação da memória operária industrial, de fundamental relevância para a
Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, 396 Complexo Argos - Centro - Jundiaí
(11)4587-2770
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Turismo Jundiaí ; Prefeitura de Jundiaí ; IPatrimonio - Fonte(s) Fotos: Solutudo ; Prefeitura de Jundiaí
Data Última Alteração: 16/04/2021