Melhores Trilhas em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha do Paraíso em Jundiaí! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!
Esta trilha tem seu início situado em uma bifurcação com a Trilha Nações Unidas. Apresenta 2200 metros de extensão e largura variando de 3 a 3,5 m finalizando na bifurcação com a Trilha das Hortênsias/Bromélias a 100m de altitude. Antigamente, era conhecida como Estrada da Rocinha, presume-se que possivelmente pode ser exercido uma pequena roça nesse caminho. Atualmente é conhecida como Trilha do Paraíso, em virtude de ser o acesso a cachoeira do mesmo nome a 1074m de altitude, denominação dada por pesquisadores da Unicamp.
Essa trilha é muito requisitada por visitantes tanto da Base Ecológica como pelo Programa de Visitas Monitoradas, o que ocasionou impactos paisagísticos, principalmente no entorno de cachoeira. Por esse motivo a trilha foi interditada alguns meses para que a vegetação pudesse se regenerar, sendo posteriormente liberada para grupos com no máximo quinze pessoas, em uma frequência temporal de uma visitação a cada semana. Já foi realizada por reavaliar a utilização desse espaço. A distância percorrida pelos visitantes desde o início da Trilha da Biquinha, passando por um trecho da Trilha Nações Unidas e finalizando na cachoeira da alta diversidade biológica e a trilha margeando e atravessando córrego do Lameirão. Até a cachoeira Paraíso existem alguns trechos com problemas de erosão e após esse local a trilha encontra-se praticamente abandonada, com pontes quebradas, o que impede a passagem da viatura da Divisão Florestal e impossibilitando assim o trabalho de fiscalização e eventuais ações de resgate e socorro.
O que levar para a trilha?
Documento com foto;
Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;
Capa de chuva;
Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);
Óculos e boné;
Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);
Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);
Protetor solar;
Repelente;
Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);
Toalha de banho (caso tenha cachoeira);
Garrafa de Água (de preferência grande);
Lanches de trilha;
O que vestir?
Camisas leves e respiráveis;
Calça ou bermuda confortável (tecido leve);
Blusa ou moletom (em caso de frio);
Levar biquíni (caso tenha cachoeira);
Boné;
Endereço: Tamega Avenida Brasil Serra do Japi, - unnamed - Jundiaí
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fundação Serra do Japi ; Prefeitura de Jundiaí - Fonte(s) Fotos: Bioventura Ecoturismo ; Bioventura Ecoturismo ; Bioventura Ecoturismo ; Prefeitura de Jundiaí ; Biov
Data Última Alteração: 19/02/2021
Sou de Jundiaí e quero começar a fazer trilhas, alguém me indica um grupo ou uma agência especializada?