Melhores Trilhas em Jundiaí - Onde Visitar em Jundiaí - SP
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a trilha da Biquinha em Jundiaí! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico pertinho da capital!
Oficialmente esta estrada é um prolongamento da Av. Brazil Tâmega. No entanto, é comumente conhecida como Trilha da Biquinha a partir da porteira. Apresenta 1800 metros de extensão, com quatro metros de largura em média. O término corresponde (não oficialmente) a casa do antigo conserveiro da ReBio. Tem como atrativos principais a vista panorâmica da cidade de Jundiaí, a visão parcial da vegetação de encosta, o percurso em meio á mata ciliar do Córrego do Chá, uma pequena corredeira de água, uma pequena nascente que aflora no leito da estrada, uma bica de água não potável. Além de uma pequena cachoeira com aproximadamente três metro de altura a 1100 m e altitude, um viveiro de mudas nativas e um pequeno chalé de madeira.
Esta trilha possui potencia para a implementação de programas de Educação Ambiental voltados a crianças de Ensino Fundamental em virtude do baixo grau de dificuldade e sobretudo pelos atrativos ambientais estarem em virtude do baixo grau de dificuldade e, sobretudo atrativos ambientais estarem estrategicamente localizados próximos á Base Ecológica (Fácil acesso, inclusive veículos para fiscalização e prestação de socorros). A trilha conta com edificações que poderiam ser adaptadas e usadas como apoio aos visitantes (espaços receptivos e sanitários). As atrações desta trilha poderiam ser vistas em um período de aproximadamente três a quatro horas. Sugere-se a implantação de um mirante no local, com deck de madeira, de onde se pode avistar a cidade de Jundiaí, instalação de bancos ao redor do chalé, além de adequar os acessos á cascatinha e á cachoeira lindeira a trilha.
O que levar para a trilha?
Documento com foto;
Mochila de tamanho considerável para carregar os itens;
Capa de chuva;
Tênis ou botas para trilha (antiderrapante);
Óculos e boné;
Celular (tanto para emergência quanto para fotos!);
Lanterna de cabeça ou de mão (destaque para a de cabeça);
Protetor solar;
Repelente;
Saco de lixo (para que seu lixo pessoal não vá parar na natureza);
Toalha de banho (caso tenha cachoeira);
Garrafa de Água (de preferência grande);
Lanches de trilha;
O que vestir?
Camisas leves e respiráveis;
Calça ou bermuda confortável (tecido leve);
Blusa ou moletom (em caso de frio);
Levar biquíni (caso tenha cachoeira);
Boné;
Endereço: Tamega Avenida Brasil Serra do Japi, - unnamed - Jundiaí
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Fundação Serra do Japi ; Prefeitura de Jundiaí - Fonte(s) Fotos: Prefeitura de Jundiaí ; Turismo - Prefeitura de Sorocaba ; Agência Sorocaba de Notícias - Prefeitura
Data Última Alteração: 19/02/2021
Alguém me indica uma agência especializada em trilhas em Jundiaí?