Conheça São Roque - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:desacomode-se
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
E aí viajante? Você já ouviu falar de São Roque? Se não, prepare-se para conhecer um destino incrível! A apenas 66 km de São Paulo, ou seja, pertinho pra visita de carro, essa cidade tem de tudo para agradar a todos os gostos! Dúvida? Eu vou provar!
- Quer passar um final de semana relaxante? São Roque é o lugar.
- Quer fazer um bate e volta para fugir da agitação da cidade grande? São Roque é perfeito!
Além disso, a cidade é conhecida por ser uma das maiores produtoras de vinhos de São Paulo. Imagine-se degustando um delicioso vinho enquanto aprecia as belas paisagens, os amantes de vinho de plantão vão a loucura! E acredite, nossa equipe visitando São Roque também foi a loucura com tantas opções de degustação! (Não se preocupe, esse artigo está sendo escrito com total e completa sobriedade!)
E não para por aí! A gastronomia é de dar água na boca, com opções para todos os paladares. E o melhor de tudo é que essa viagem não vai pesar no bolso. São Roque é uma opção econômica e pertinho de São Paulo. Então, o que está esperando? Venha descobrir tudo o que São Roque tem a oferecer! Nosso guia completo vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o que fazer por lá.
É o destino ideal para passar um final de semana relaxante ou até mesmo fazer um bate e volta rapidinho. E olha, não importa se você está com a família toda ou se planeja uma escapada romântica com seu amor, a cidade tem opções de roteiros para todos. Ah, e não importa a estação do ano, São Roque sempre é uma opção de viagem bem pertinho de São Paulo, você consegue aproveitar tanto no frio quanto no calor!
Municípios Próximos de São Roque - Conheça os seus vizinhos:
Mairinque: 5.3 km
Araçariguama: 12.6 km
Alumínio: 12.8 km
Vargem Grande: 13.9 km
Ibiúna: 16.8 km
Pirapora do Bom Jesus: 20.1 km
A Demografia de São Roque:
De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o município de São Roque apresenta uma população 85.844 habitantes em 2018 e uma densidade demográfica de cerca de 279.70 hab./Km², sendo 96,01% destes residentes na zona urbana (SEADE, 2018).
Você conhece a História de São Roque - SP?
A cidade de São Roque foi fundada em 16 de Agosto de 1657, pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, que pertenceu a uma velha linhagem de bandeirantes, e também era conhecido como Vaz Guaçu - O grande. Homem religioso resolveu batizar suas terras com o nome do santo de devoção. A povoação teve início numa fazenda, onde se utilizava mão-de-obra indígena no cultivo de trigais e vinhedos às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí.
Pouco tempo depois, o irmão de Vaz Guaçu, o também capitão Fernão Paes de Barros, fixou-se na região, e ambos construíram capelas em suas terras; o primeiro em honra a São Roque, e o segundo, a Santo Antônio. Na época, as capelas construídas em taipa de pilão, também serviam como parada e pousada das Bandeiras, que desciam o Rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas. Nesse tempo, o transporte era feito, basicamente, por tropas de muares e, conforme o movimento se intensificava, o comércio e a lavoura locais cresciam.
Para suprir a mão-de-obra cada vez mais escassa, os lavradores de então recorreram à importação de escravos africanos, um reforço que possibilitou à vila ampliar sua lavoura e diversificá-la, com novas culturas como as de milho, cana, café, em pequena escala, entre outras. Após lento crescimento, o povoado inicial de São Roque foi elevado, em agosto de 1768 a freguesia, do município de Santana de Parnaíba, passando à categoria de vila em 10 de julho de 1832.
Como consequência desse crescimento, São Roque recebeu status de cidade em 22 de abril de 1864. No período entre 1872 e 1875, a cidade obteve alguns melhoramentos importantes, entre os quais a fundação da Santa Casa de Misericórdia e a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana. Posteriormente, por ocasião da Proclamação da República, São Roque ganhou novo impulso, com a chegada expressiva da imigração italiana.
A vitivinicultura readquiriu sua importância com o emprego de italianos e também de portugueses. Mas somente a partir de 1936, no governo de Salles Oliveira, quando recebeu a cooperação e a assistência técnica da Secretaria da Agricultura, constituiu-se, definitivamente, como uma das principais atividades econômicas do município. Nas décadas seguintes, os imigrantes utilizaram as encostas dos morros para formarem vinhedos, depois instalaram suas adegas e transformaram São Roque na "Terra do Vinho", conhecida em todo o país.
Atualidade:
Hoje, São Roque é uma cidade de economia diversificada com atividades no segmento industrial, comercial e na área de serviços. Devido ao seu legado histórico e cultural, à sua exuberante natureza (40% do território do município é coberto por Mata Atlântica), o município foi elevado à condição de Estância Turística em 1990.
Desde então a cidade vem incrementando o seu potencial turístico dispondo de uma estrutura hoteleira abrangente, um roteiro gastronômico aprazível e aparelhos turísticos que contemplam o turismo rural, ecológico, cultural, de aventura e religioso. A apenas 60 Km de São Paulo o município está localizado num ponto estratégico entre as rodovias por Raposo Tavares e Castello Branco e de destaca por ser um local com excelente qualidade de vida. Se você busca visitar ou até então morar na cidade, nossa recomendação está feita!
O que fazer em São Roque?
ROTA DO VINHO:
Com mais de 31 estabelecimentos que são divididos em três estradas, a Rota do Vinho é um dos carros-chefes de São Roque. O passeio é indicado para os amantes da bebida e gastronomia, uma vez que ao longo do caminho o visitante encontra diversos restaurantes e vinícolas.
Vinícola Góes:
A Vinícola Goés é uma das mais tradicionais de São Paulo e também uma das mais conhecidas. Além de fornecer vinhos de fabricação própria e um restaurante de massas, o local possui lugar para passear com as crianças, além de um lago com carpas, o que torna o local um ótimo programa para o final de semana em família. Vale destacar que não é possível visitar parreirais e a produção de vinho.
Quer saber tudo sobre São Roque, no interior de São Paulo? Clique no link abaixo e conheça nosso guia completo com opções de lazer, turismo, diversão, gastronomia e hospedagens! Confira:
O QUE FAZER EM SÃO ROQUE? RESTAURANTES E ROTEIRO DO VINHO NO INTERIOR DE SP!
Quinta do Olivardo:
Um cantinho português em meio ao interior de São Paulo. Essa é a perfeita definição para a Quinta do Olivardo, restaurante da Estrada do Vinho que encanta por seu charme e comida deliciosa. Com uma vista linda da serra que envolve São Roque, o local mistura o rústico com o aconchegante. Além das diversas opções de pratos portugueses, um dos destaques da casa são os Pastéis de Belém caseiros feito na hora!
Ski Mountain Park:
O Ski Mountain Park é uma espécie de miniestação de esqui em meio à cidade de São Roque, ideal para crianças e adultos. A aventura começa quando o visitante estaciona o carro em um nível mais baixo do parque e sobe de trenzinho. Lá de cima, é possível praticar esqui e snowboard, além de tobogã, teleférico, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa e arco e flecha. Os carros pagam para entrar e as atrações são vendidas à parte.
Fazenda Angolana:
Que tal almoçar uma comida feita no fogão à lenha em meio a uma fazenda? Essa é a proposta da Fazenda Angolana, em São Roque. Por lá, além de duas opções de restaurantes, a criançada tem várias opções de atividade, como alimentar animais recém-nascidos e observar de perto a vida na fazenda. Passeios de charrete, trilhas, vista de lagos e lagoas completam o leque de opções. O contato com a natureza é praticamente uma imersão. Para entrar na Fazenda é preciso pagar. O espaço fica aberto às sextas e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
Morro do Saboó:
Com mais de 1.100 metros de altura, o Morro do Saboó é uma ótima opção de passeio para aqueles que gostam de natureza e trilha. De lá de cima, pode-se observar cidades como Mairinque, Itu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e até Osasco. O morro está localizado dentro de três propriedades particulares, mas é aberto para visitação. Para chegar até lá, pegue a saída 54-B no sentido capital/interior e siga em direção a São Roque – a placa de acesso surge depois de percorrer mais ou menos 5 km. Uma pista asfaltada, seguida por um pequeno trecho de terra leva até o pé do morro.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” ou clique aqui!
Fonte: saoroque.sp.gov.br/guiadasemana.com.br
Créditos Imagem: desacomode-se
Sugestões Para Conhecer em São Roque
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Pousada do Lago - São Roque
São Roque é uma cidade mundialmente conhecida por sua preservação ambiental, e neste ambiente está localizada a Pousada do Lago, um lugar completo para a sua estadia. Na pousada você tem opções de lazer à vontade, piscinas, práticas de esportes, e muito mais.
ConhecerPousada Aconchego no Campo São Roque
Com visão deslumbrante para a Serra de Taxaquara fincada na Mata Atlântica de São Roque-SP a 10 km do centro da Cidade, a 3 km da Rodovia Raposo Tavares e a 10 km do Roteiro do Vinho.
ConhecerRestaurante Cantina Tia Lina em São Roque
Mais que uma Cantina, o charmoso Restaurante Cantina Tia Lina em São Roque, interior de São Paulo, é uma experiência em meio a natureza, na Rota do Vinho, é possível desfrutar de um lugar descontraído, com muito lazer e atividades, admirar belas paisagens e saborear o melhor da culinária italiana.
Conhecer