Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Pedreira - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Pedreira
Não sabe o que fazer em Pedreira? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Pedreira
Onde Ficar em Pedreira
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Pedreira. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Pedreira
Onde Comer em Pedreira
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Pedreira. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Pedreira
Utilidades e Emergências em Pedreira
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Pedreira. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Pedreira

Foto:Turismo em Duas Rodas



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA PEDREIRA

A menos de duas horas de carro de São Paulo, da qual dista apenas 137 Km, e a meia hora de Campinas, apenas 42 Km distante, Pedreira é uma das mais destacadas cidades do interior paulista. Encravada na área conhecida como Zona Cristalina na Micro Região das Estâncias Hidrominerais Paulistas a 584 metros de altitude, pode-se dizer que a cidade é privilegiada. Não bastasse o comércio excepcional e a sua proximidade com as duas principais cidades do estado, Pedreira tem uma história rica que pode ser vivenciada em diversas obras arquitetônicas espalhadas pela cidade, algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Com pouco mais de 45 mil habitantes, é o lugar perfeito para quem quer passar dias de lazer e turismo e ainda fazer ótimas compras.

Origem do nome

Apesar das muitas pedras desta região, principalmente dentro do Rio Jaguari para onde a multimilenar erosão as carreou, o topônimo PEDREIRA tem outra origem, não das pedras, mas dos muitos Pedros existente na família do fundador da cidade, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira, que teve como irmãos, Antonio PEDRO, José PEDRO, Joaquim PEDRO e Bento PEDRO, e seu pai que também se chamava João PEDRO de Godoy Moreira.

Daí então o lugar se denominar inicialmente de “Sertão do Jaguary”, anos após, “Bairro do Cascalho”, em seguida, “Bairro dos Pedros”, “Estação Pedreira”, quando da construção da Estação Mogiana de Estradas de Ferro em 1875. Em 1890 é elevada à categoria de “Freguesia de Pedreira” e finalmente PEDREIRA, quando foi emancipada em 31 de outubro de 1896, através da Lei n.º450 sancionada pelo Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles que elevou o Distrito de Paz de Pedreira a Município pertencente à Comarca de Amparo.

Municípios Próximos

Jaguariúna: 9.6 km

Amparo: 14.8 km

Itatiba: 30.2 km

Valinhos: 27.3 km

Tuiuti: 22.8 km

Serra Negra: 25.2 km

História

As terras que, atualmente, constituem o município de Pedreira, originariamente pertenciam a Amparo e eram propriedade rural, desde o inicio do século XIX, de João Pedro de Godoy Moreira – avô materno do prefeito de Amparo, Capitão Damásio Pires Pimentel e pai do fundador, o coronel (patente não oficial, apenas consuetudinário), João Pedro de Godoy Moreira – o moço.

Em 1887 o fundador adquire de Jose Pedro Arruda gleba de sua fazenda Santa Ana e a anexa à sua “Fazenda Grande". A partir do loteamento e arruamento de parte de suas terras, nasce, junto ao rio Jaguari, a Vila de Pedreira no ano de 1889.

O pai do fundador já havia construído, em 1834, sua residência nessas terras e na qual nasceu, em 22 de dezembro de 1836, João Pedro. Esse imóvel, situado na Praça Epitácio Pessoa, 3, foi tombado pelo Património Histórico e é nos dias de hoje sede da Prefeitura Municipal.

O nome da cidade, erroneamente associado por muitos à grande quantidade de pedras, origina-se, na verdade, da abundante presença de "Pedros" na família Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antonio Pedro e Jose Pedro (o terreno aonde foi construída a Estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1875, foi doado por esse ultimo irmão).

Há na cidade logradouros e instituições que, em sua homenagem, ostentam o nome do fundador, Coronel João Pedro de Godoy Moreira.

Turismo

Paraíso das Compras

O nome, que na verdade é outra alcunha da cidade, refere-se às centenas de lojas espalhadas pelo Centro e arredores especializadas em artigos para a casa. O ponto forte é a porcelana, claro, em suas mais diversas formas, funções e cores, afinal hoje a cidade é responsável por 50% de toda a porcelana produzida no país. A dica ir com um tênis bem confortável para andar bastante e conhecer tudo o que lojas comuns, lojas de fábrica, ateliês e a Feira de Artesanato têm a oferecer.

Mas o turismo de compras em Pedreira abrange praticamente tudo para a casa, indo bem além das louças, cerâmicas, porcelanas e faianças, como artigos em MDF, móveis, tecidos, gesso, artigos de acabamento enfim, uma infinidade de coisas que são o paraíso de quem está construindo ou reformando. Além disso, os preços são tão bons que a viagem pode acabar se pagando, já que muita gente lota os carros de artigos para revenda, tendo um ótimo lucro.

Ecologia e História

Encravada na Serra da Mantiqueira, em pleno Circuito das Águas Paulista e cotada pelo majestoso Rio Jaguari, Pedreira tem paisagens de tirar o fôlego, oferecendo muitas opções para quem gosta de aventuras ecológicas. São caminhadas, cavalgadas, pescarias, trilhas de todos os níveis e até passeios de bicicleta em meio a muito verde. O turismo rural também está presente nas antigas fazendas, das quais muitas ainda mantêm sua produção ou tornaram-se pousadas e restaurantes, nos quais é possível conhecer de perto a produção de algumas delícias da terra. Mas se passado e presente convivem harmoniosamente em fazendas, chácaras e sítios, o mesmo acontece no Centro, onde prédios históricos contam um pouco dos caminhos trilhados pela cidade.

É o caso da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana, construída em estilo gótico em 1899, com fachada e vitrais que descrevem passagens bíblicas; a Capela do Bom Jesus, a igreja mais antiga da cidade, erguida em 1896; o prédio da Prefeitura, antiga casa do pai do fundador da cidade, coronel João Pedro de Godoy, construída em 1934; o Morro do Santo Cristo, que refaz os passos da Via Sacra; e o Museu da Porcelana, claro, onde uma mini fábrica mostra a produção bem de pertinho, entre muitas outras atrações.

Festas

O calendário de festas de Pedreira também é generoso, a começar pela principal delas, dia 26 de julho, em homenagem à padroeira da Cidade, Nossa Senhora de Santana. Entre as comemorações merece destaque uma das grandes tradições locais, a Procissão do Fogaréu, a única do gênero do Brasil e a terceira maior do país, podendo chegar a reunir ais de 500 pessoas. Nela, os participantes encapuzados carregam tochas acesas simbolizando a captura de Jesus no Jardim das Oliveiras. Ao longo do evento são encenadas várias partes da vida de Cristo, da juventude até a sua crucificação.

Mas durante todo o ano o calendário é recheado de comemorações. Todo primeiro sábado de janeiro acontece a Folia de Reis em comemoração ao Dia dos Reis Magos; em fevereiro é a vez da Festa do Milho, com apresentações folclóricas e muitos pratos à base do alimento; após as comemorações do carnaval acontecem as relativas à Semana Santa, com a encenação da Paixão de Cristo e a Via Sacra.

Em maio é a vez da Festa da Mandioca, a Festa de Santa Rita; em julho a Cavalaria de Santana ainda como parte das comemorações à padroeira; em agosto os Festivas de Pipa e Papagaio; em setembro, em comemoração à chegada da primavera há vários passeios ecológicos; em outubro a Bênção aos Animais e o Desfile Cívico pelo aniversário da cidade; e em dezembro a inauguração da decoração de Natal.

Gastronomia e vida noturna

A qualquer hora do dia ou da noite você pode contar com o prato que você escolher para satisfazer seu paladar: os restaurantes de Pedreira revezam-se entre os pratos típicos, comida mineira, japonesa, massas, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e cafés. À noite, nada como descansar conversando com quem você ama em um barzinho enquanto aproveita o embalo de bandas que tocam da MPB ao rock – e aproveite para saborear alguns dos famosos petiscos da cidade.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Pedreira”

 

Fonte: visitepedreira.com.br/pedreira.sp.gov.br/camarapedreira.sp.gov.br
Créditos Imagem: Turismo em Duas Rodas


Sugestões Para Conhecer em Pedreira

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Café da Santa - Pedreira

Café da Santa - Pedreira

O Café da Santa está localizado na cidade de Pedreira. Observar o Rio Jaguari a sombra de uma goiabeira, desfrutando os mais variados doces, salgados, pães italianos, cafés, sucos, é uma experiência única.

Conhecer
Feira de Arte e Artesanato de Pedreira

Feira de Arte e Artesanato de Pedreira

A feira acontece em frente a Estação Ferroviária da cidade e conta com cerca de 25 expositores vendem produtos como panos de prato, peças em massa de biscut e vasos.

Conhecer
Café da Santa - Pedreira

Café da Santa - Pedreira

O Café da Santa está localizado na cidade de Pedreira. Observar o Rio Jaguari a sombra de uma goiabeira, desfrutando os mais variados doces, salgados, pães italianos, cafés, sucos, é uma experiência única.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·