Conheça Anhembi - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:Laydner Alvares
O que fazer em Anhembi - Pontos Turísticos
- Festa do Divino de Anhembi
- Igreja Nossa Senhora das Graças
- Centro Cultural de Anhembi
- Igreja Nossa Senhora dos Remédios
- CUESTA CICLOTURISMO
- Estação de Piramboia
- Casa do Divino Espírito Santo
- Casa das Canoas
- Lagoas do Tietê
- Rio Tietê
- Fazenda do Vovô
- Fazenda Bacury
- Monumento Natural Geiseritos de Anhembi
- Anhembi Camping
História de Anhembi SP
Anhembi é um município do interior do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 22º47' sul e a uma longitude 48º07' oeste. Sua população estimada em 2014 era de 6 215 habitantes.
"Anhembi" é derivado do tupi antigo anhumy, que significa "rio das anhumas" (anhuma, "anhuma" e 'y, "rio")
O município de Anhembi foi fundado pelos Bandeirantes, à margem esquerda do rio Tietê. A febre do ouro, o apresamento de indígenas, a busca dos caminhos para as minas de ouro do Sabarabussu e outros motivos fizeram, das Entradas e Bandeiras, importante capítulo histórico. Por outro lado, vindo das Minas Gerais, trazendo, no lombo do burro, seus produtos, os tropeiros tinham, na região, uma trilha aberta que chegava até o Paraná, rumo ao sul do país (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Uma ponte sobre o rio Tietê facilitava a travessia no local, onde os tropeiros encontravam pouso. Anteriormente conhecido como Correnteza Torta, o local passou a ser chamado de Capela de Nossa Senhora da Ponte do Rio Tietê, devido à construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora.
Antônio Rodrigues Ponce fez uma doação de 8 alqueires à Igreja Católica, como patrimônio da padroeira, cuja escritura foi provida 28 anos depois em tabelionato da cidade de Botucatu, pertencente, na época, à Comarca de Itapetininga.
A padroeira de Anhembi é Nossa Senhora dos Remédios.
O desenvolvimento do povoado foi marcado por esse comércio interestadual feito pelos tropeiros, e inaugurou o processo político-administrativo local. Inicialmente, em 20 de fevereiro de 1866, passou a freguesia do município de Botucatu e, mais tarde, em 8 de julho de 1867, foi transferido para o município de Constituição, atual Piracicaba.
A freguesia voltou a ser incorporada ao município de Botucatu em 9 de julho de 1869 e, em 15 de abril de 1891, foi transformada em vila. Em 12 de junho de 1934, a sede do município foi transferida para Piramboia e a cidade retornou à condição de distrito, o que perdurou até 24 de dezembro de 1948, quando o município adquiriu definitivamente sua autonomia.
Os indígenas davam, ao rio Tietê, a denominação de "Anyemby" que, em português, significa rio dos Anhambus (ave abundante na região em épocas passadas). Este foi o motivo do nome atual da cidade, Anhembi.
Fonte: anhembi.sp.gov.br
Sugestões Para Conhecer em Anhembi
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Anhembi Camping
Seja para passar o dia ou acampar com sua barraca, o Anhembi Camping oferece uma estrutura completa aos que buscam o lazer e conforto na cidade.
Conhecer.jpg)
Centro Cultural de Anhembi
Inaugurado em janeiro de 2020, o Centro Cultural "Professor Mauro Conceição Cunha" é o grande polo artístico cultural do município. O primeiro totalmente dedicado a área.
Conhecer.jpg)
Casa do Divino Espírito Santo - Anhembi
A Casa do Divino Espírito Santo é sede da Irmandade do Divino onde acontecem as festas religiosas, bingos e leilões de gado. Localizado em Anhembi, interior de São Paulo, o local possui um acervo de quadros com fotos retratando toda a história da Festa do Divino e o Altar do Divino com suas bandeira
Conhecer