Melhores Prefeitura em Júlio Mesquita - Utilidades e Emergências em Júlio Mesquita - SP
Se necessário informações da Prefeitura Municipal de Júlio Mesquita, encontre aqui!
Júlio Mesquita é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Área: 128.209 km²
Fundação: 12 de outubro de 1948 (72 anos)
Coordenadas: 22° 0' 32" S 49° 47' 13" O
Um pouco de história!
As primeiras casas surgidas na região, onde é atualmente o município de Júlio Mesquita, foram as construídas na Fazenda Chantebled no ano de 1920. Isto se deu graças a Cia. Cafeeira do Rio Feio, que começou a devastação das matas para o plantio do café. As terras do município derivam da grande fazenda Chatenbled, de propriedade dos ingleses que vieram trabalhar na construção das estradas de ferro.
Por volta da década de 30 (1936,no livro "A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 167") os ingleses decididos a desfazerem de suas terras lotearam a fazenda, sendo que uma grande parte ficaria com Horácio M. Nakadaira , imigrante japonês e antigo administrador da fazenda, e Porfírio Cavalcante, ambos considerados fundadores da cidade, por terem doados parte de suas propriedades à construção do patrimônio. Em janeiro de 1935 (1935 em artigos anteriores e 1938 no livro "A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 167") , os fundadores observaram que o plantio de algodão estava atraindo inúmeras famílias para o centro daquela região, então resolveram doarem alguns alqueires para a fundação de uma cidade.
Desse modo, o patrimônio ficou dividido em duas partes, uma delas onde predominava a cultura do algodão recebeu o nome de "Ouro Branco", a outra denominada " Mesquita" em homenagem ao preclaro jornalista e constituinte em 1891, Júlio César Ferreira de Mesquita. Essa separação deu origem a certo bairrismo, prejudicando a vida social da cidade. Como acontece no início de toda cidade, em Mesquita foi também ereta uma capela, em honra a Nossa Senhora Aparecida, que se tornou a padroeira do município.
No Bairro Ouro Branco também foi ereta outra capela em honra a Santa Lúzia, onde havia sempre missas. Essa capela por muito tempo foi de Madeira e sua manutenção desde muitos anos se deu devido a colaboração da família Monteiro entre outras. Após a abertura da Fazenda Chantebled, outros núcleos foram se formando na vizinhança, também para a plantação de café, como a Fazenda São João do Inhema, de propriedade de Prudente Sampaio, e a Fazenda Santa Silvia, de Horácio sabino, no ano de 1926.
Com as culturas do algodão e café, Mesquita tomou um impulso e, em 1937, no Governo J.J. Cardoso Mello Neto, foi elevado a Distrito Policial no município de Cafelândia. No dia 25 de abril de 1938, foi instalado na cidade o cartório de Registro Civil, sendo seu escrivão Marcos O. Nogueira Cobra, o qual permanece ainda nas mesmas funções. Pelo Decreto n° 9.775 de 30 de novembro de 1938, Mesquita foi elevado à categoria de Distrito da Paz. O Distrito cresceu rapidamente, principalmente em virtude do desenvolvimento agrícola, atraindo para a região vários proprietários de terras de Marília e Cafelândia.
Porém, com a elevação dos preços dos lotes de terra foram rareando os compradores, paralisando, assim, o progresso de Mesquita, que se tornou mais uma vila residencial, com suas casas esparramadas nos vinte alqueires de de seu perímetro urbano. Em 1940, foi instalado, pela Empresa Metropóle de Eletricidade de Mesquita, um gerador movido a carvão e óleo para a zona urbana de Mesquita.
Endereço: R. Francisco da Fonseca, 213 - Centro - Júlio Mesquita
(14)3487-9090
https://www.juliomesquita.sp.gov.br/
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Wikipedia ; Google ; Prefeitura de Júlio Mesquita - Fonte(s) Fotos: Consolide
Data Última Alteração: 13/07/2021