Melhores Pousadas em Ubatuba - Onde Ficar em Ubatuba - SP
Pra quem está afim de relaxar, curtir e dar um tempo na rotina de forma ecológica e saudável, essa pousada é uma das melhoras opções! Conforto e qualidade de forma segura sem agredir o meio-ambiente em Ubatuba!
O ecolodge – Verdadeiramente Sustentável
Para eles, serem ecologicamente sustentáveis exige não só intenção, mas ação. Afinal, sabe-se que, hoje em dia, há muita promoção em torno do tema ‘sustentabilidade’. Por isso, levam à risca a prática de valores nos quais acreditam. De modo que sabem ser plenamente possível fazer do Turismo uma atividade sustentável e economicamente viável e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura local. A prática é exercida em diversos âmbitos. Por isso, no Banana Bamboo Ecolodge, além de contato íntimo com a Mata, você vai encontrar desde uma miniusina de Energia Fotovoltaica (solar) até uma Agrofloresta, em plena produção. Além disso, possuem um cardápio com pratos deliciosos e customizados, a partir dos preceitos da Ecogastronomia e da Culinária Natural. Assim, acreditam que é por meio da valorização da biodiversidade presente nas Florestas, a única maneira de garantir que elas se mantenha de pé. Ser um Ecolodge e viver o Turismo Sustentável é atuar em sintonia com a Natureza e com a comunidade local ressignificando ações e relações.
Do lado de dentro!
O Banana Bamboo Ecolodge está em área Rural, ao norte de Ubatuba, bem próximo à divisa com Paraty/RJ. No meio da Mata, onde cresce banana, mandioca, juçara, urucum, entre outros alimentos e frutos nativos na Mata Atlântica. Possuem o privilégio de estarem situados em uma parte da cidade que ainda preserva locais pouco, ou quase nada, explorados.
Planejamento Sustentável: O espaço do local foi planejado com o intuito de integrar as construções, em sua maioria feita de bambu, com a paisagem natural. No pé da belíssima Serra do Mar, em meio a um Parque Nacional, os amplos espaços estão distribuídos em múltiplas áreas de convivência (10 suítes, Lounge, Bistrô, Sauna, Restaurante, Sala de Massagem, Sala de Yoga), além da Agrofloresta e tecnologias sustentáveis! Tudo interligado por decks e passarelas suspensas.
BioPiscina: No Banana Bamboo Ecolodge eles transformam uma piscina convencional em uma Biopiscina. Mais saudável para quem utiliza e para o meio ambiente, as biopiscinas consistem em um sistema natural e sustentável, onde plantas substituem os filtros e os produtos químicos.Dessa forma, a água límpida e cristalina é depurada de forma natural por meio das plantas, em um processo similar ao que se observa em nascentes de rios e lagos naturais. A biopiscina é dividida em duas áreas: uma destinada ao banho e natação, e outra destinada à purificação biológica (onde plantas e outros microorganismos cumprem uma importante função). O método possui vantagens por ser uma tecnologia limpa e sustentável, não prejudica a pele e cabelos do banhista, não irrita os olhos, contribuindo para a saúde do banhista. Além de favorecer do ponto de vista arquitetônico, pois integra-se melhor à paisagem.
EcoGastronomia! A Ecogastronomia é um conceito adotado no Restaurante do Ecolodge, que utiliza dos alimentos produzidos nos sistemas agroflorestais da propriedade e do entorno, contribuindo com a geração de renda local, bem como com a saúde, por conta da culinária saudável. Os alimentos utilizados, além de orgânicos, são muito nutritivos. Alguns até conhecidos como funcionais, como a Banana Verde, que utiliza sua biomassa em diversas receitas. O cardápio do Ecolodge foi desenvolvido com alimentos da safra, produzidos no sistema agroflorestal como o Cambuci, a polpa do palmito Juçara, a banana, Palmito Pupunha, entre outros. As PANC’s (plantas alimentícias não convencionais), que crescem espontaneamente, também são utilizadas em drinks, saladas e até em pratos principais.
Amenities: Os Amenities do Banana Bamboo Ecolodge são feitos de forma artesanal, com óleos essenciais, produzidos na Fazenda Morros Verdes, em Ibiúna. Lá são produzidos os óleos de Melaleuca (árvore originária da Austrália, conhecida como Tea Tree), o capim cidreira (Cymbopogon citratus) e a citronela (Cymbopogon winterianus). As bases utilizadas não levam essências e nem corantes sintéticos. Os amenities têm função aromaterapêutica, trazendo um bem-estar físico e mental. O Capim Santo tem como uma das suas principais propriedades a ação relaxante e o Tea Tree antisséptica, cicatrizante e repelente. Este incrível "Blend", proporciona um banho relaxante, que desperta os sentidos, limpa e equilibra físico, mental e alma.
Bioconstrução: As estruturas do Banana Bamboo Ecolodge utilizam principalmente o bambu como elemento estrutural, que é um excelente material para construção, sendo extremamente resistente, leve, flexível e robusto. Por ser uma planta da família das gramíneas, o bambu cresce muito rápido, além de capturar enorme quantidade de CO2 da atmosfera, contribuindo para amenizar problemas relacionados ao aquecimento do globo terrestre. O segredo da utilização do bambu na construção civil está na sua forma de tratamento, o que lhe garante maior durabilidade. Mas mesmo tratado, o bambu precisa estar protegido do sol, da chuva e da umidade do solo. Além do uso do bambu, as construções do Ecolodge foram todas feitas de forma suspensa. Primeiramente para evitar as enchentes, mas também para permitir a circulação de ar embaixo das estruturas, diminuindo a umidade e evitando, no caso dos caminhos suspensos, o contato com insetos e animais peçonhentos. Os telhados verdes, utilizados no Bistrô, Lounge, Jacuzzi, Sauna e Sala de massagem ajudam a reter a água da chuva, funcionando como uma esponja, além de diminuir consideravelmente a temperatura dos ambientes nos dias quentes.
Energia Solar Fotovoltaica: O Banana Bamboo Ecolodge implantou a primeira fase da mini usina solar em 2016, com 42 painéis fotovoltaicos capazes de gerar em média 1.230 kWh/mês. O sistema é composto por três inversores ON-GRID, que transformam energia solar em energia elétrica e direcionam para uso no Ecolodge. O excedente da energia é direcionado para a rede e quando o consumo é maior do que o produzido (principalmente à noite), a energia é consumida diretamente da concessionária local. Esta forma de geração solar ON-GRID tem a vantagem de não utilizar o banco de baterias, já que a energia produzida pela usina solar é automaticamente consumida ou direcionada para a rede. Até o agora, o sistema já compensou mais de 40 toneladas de CO2, e gerou economia de mais de 20 mil reais.
Captação e tratamento da água: Como estão localizados em uma área rural, é natural que utilizem o potencial de água da chuva, afinal em Ubatuba são mais 2.500mm de chuva por ano. Para captar a água da chuva, utilizam o telhado das suítes, com 500m2, que direcionam a água por meio de condutores em direção às cisternas. No caminho, a água da chuva passa pelo descarte das folhas grossas, e em seguida pelo sistema de descarte de água da primeira chuva. Depois disso a água fica armazenada em cisternas e são bombeadas até a caixa elevada, passando no caminho por filtros de carvão ativado, filtro plissado e um sistema de purificação com ozônio. Nos meses de estiagem o sistema passa a receber água da nascente, que fica nas encostas da serra do mar. Neste caso, a água é captada em um sistema conhecido como “caxambu", depois levada por mangueira até o Filtro Lento de Areia, onde lentamente é filtrada e direcionada para as cisternas. As águas, depois de usadas, são separadas em dois sistemas para o devido tratamento. A partir de então, a água segue lentamente para valas de infiltração, retornando para o solo de forma limpa.
Gestão de Resíduos: Os resíduos orgânicos do Ecolodge (que representam, em média, 60% de todo resíduo sólido produzido), são direcionados ao Minhocário. Lá minhocas e microorganismos transformam os restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio, que não produz cheiro, nem atrai insetos e animais indesejados. Além do húmus, outro excelente produto deste processo é o chorume, um biofertilizante incrível. Já os resíduos sólidos recicláveis (papelão, vidro, plástico, alumínio) são separados e depois de limpos e secos são doados à Cooperativa Coco & Cia de Reciclagem.
A Agrofloresta: Agroflorestas são sistemas produtivos que combinam árvores com espécies agrícolas e/ou animais, em uma sucessão de tempo e espaço, onde todos os estratos florestais são ocupados, resultando em um grande aproveitamento da luz solar. São os sistemas produtivos que mais se assemelham ao ecossistema natural, por isso são considerados os mais sustentáveis. Além disso, as agroflorestas têm uma incrível capacidade de regenerar solos e áreas degradadas, já que uma das práticas mais utilizadas é a poda, o que acelera os processos de acúmulo de matéria orgânica sobre a superfície. No Ecolodge, as agroflorestas ocupam uma área de 3 hectares, e desde 2012 foram introduzidas inúmeras espécies. O objetivo sempre foi produzir de tudo um pouco, e desta forma abastecer o restaurante do Lodge com produtos locais, frescos e orgânicos. Hoje os principais produtos são palmito pupunha, banana, mandioca, polpa de jussara, cacau, cambuci, entre outras frutas, além das plantas nativas que são usadas como saladas (conhecidas como Panc’s), ervas e temperos, e o delicioso mel de abelhas nativas.
Suas cachoeiras:
TOMBADOR: Uma das cachoeiras mais bonitas de Ubatuba, com cerca de 15m de altura e um belo poço para um bom banho. A caminhada até ela, é por si só uma excelente atividade. Requer atenção por conta do risco de trombas d’água. Assim, não deve ser visitada em dias com possibilidade de chuva forte.
LAGE: Queda d’água que escorre sobre fendas, como escorregadores naturais. Possui alguns poços e de fácil acesso a partir da propriedade do Banana Bamboo Ecolodge.
ESCADA: Excelente para a prática de rapel, pois não oferece poço para mergulho. Então, para quem busca aventuras radicais e experiências mais marcantes é uma ótima oportunidade.
PRUMIRIM: Uma das cachoeiras mais visitadas de Ubatuba, devido à beleza e fácil acesso. Evite ir em época de alta temporada, pois costuma ficar repleta de visitantes.
Praias da região!
ITAMAMBUCA: Famosa por suas excelentes ondas para a prática do surf, tem sido palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais. A praia tem areias brancas e soltas, com vegetação de restinga. No canto direito desemboca o Rio Itamambuca.
FÉLIX: Praia de tombo, com ondas fortes, principalmente no canto esquerdo, é muito procurada por surfistas. No canto direito, o mar é calmo, formando uma piscina natural. Possui areia branca e solta, com orla sombreada por abricós.
PRUMIRIM: Praia de areia grossa, com aproximadamente 1000 metros de extensão, boa para o surfe, principalmente no canto direito, e especialmente com ondulações acima de 1.5m.
PURUBA: Praia de areias brancas é margeada pelo Rio Puruba, que desce pelo mangue até mar, compondo um cenário lindíssimo. É forte a presença do caiçara, que mantém seus costumes. Foi cenário do filme “Desmundo”
UBATUMIRIM : Praia de mar calmo e extensa faixa de areia batida, boa para caminhar e adentrar rios e riachos que a entrecortam e levam à beleza ímpar dos manguezais. Há quiosques e restaurantes rústicos à beira-mar, onde se tem uma vista espetacular de toda a baía. É permitida a circulação de carros na praia.
ESTALEIRO: Ao lado da Praia do Ubatumirim, separada desta pelo rio de mesmo nome, é a praia com acesso mais rápido a partir do Ecolodge. Atrai pela simplicidade, tranquilidade e pela natureza. Possui características de uma praia típica de pescadores. Infelizmente também é permitida a circulação e estacionamento de carros na faixa de areia, o que compromete seriamente a vida marinha e a paisagem do local.
ALMADA: A estrada de acesso, que sai da rodovia, depois do Estaleiro, guarda uma vista panorâmica da enseada do Ubatumirim, imperdível! A praia conserva características de uma vila de pescadores. Possui árvores centenárias, areias claras e águas tranquilas. Quiosques e restaurantes atraem moradores e turistas. O Festival do Camarão da Almada é famoso e ocorre sempre em julho. Ao lado, separada por um rochedo, fica a Praia do Engenho, um pouco mais vazia.
FAZENDA: Praia de areia compacta e mar calmo, com 3,5 Km de extensão. O acesso, por via secundária, parte da rodovia e leva à Sede Administrativa do Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de 47.000 ha protegidos, que representa aproximadamente 80% do município de Ubatuba. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, este é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros.
PICINGUABA: Antiga vila de pescadores tipicamente caiçaras, tombada pelo Patrimônio Histórico da UNESCO, e que hoje faz parte do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, o que impede que sofra alterações em sua ocupação. Os pescadores locais ainda conservam casas, canoas e artefatos de pesca com suas características originais. De águas calmas, é ponto de saída e chegada de barcos e canoas, principalmente para os pescadores que vivem dos “cercos” caiçaras. Hoje a praia de Picinguaba também é ponto de partida para a visitação da Ilha das Couves.
CAMBURI: Tradicional vila de pescadores, bem como quilombo é parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, sendo uma das praias mais desabitadas do litoral norte. Excelente para a prática do surfe é também a última praia do litoral norte paulista, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Conta com bares rústicos.
Atividades nos arredores da pousada:
- Praia do Estaleiro do Padre – 4,2 km
- Praia da Justa – 6,2 km
- Praia da Almada – 9,2 km
- Praia do Léo – 13,2 km
- Praia Picinguaba – 13,6 km
- Cachoeira do Prumirim – 15,1 km
- Praia do Prumirim – 15,1 km
- Praia do Félix – 16,2 km
- Praia de Itamambuca – 22,3 km
- Praia do Cachadaço – 31,9 km
Seu maior diferencial é a dedicação por parte do local em preservar e cuidar do meio-ambiente que o cerca!
Endereço: Estr. do Pasto Grande, 2145 - Ubatumirim - Ubatuba
(12)99631-2145
* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Banana Bamboo Ecolodge ; Hotéis.com ; Booking - Fonte(s) Fotos: Booking;Expedia;Banana Bamboo;Adventure Club;Original Miles;
Data Última Alteração: 13/05/2021