Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Uchoa - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Uchoa
Não sabe o que fazer em Uchoa? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Uchoa
Onde Ficar em Uchoa
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Uchoa. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Uchoa
Onde Comer em Uchoa
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Uchoa. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Uchoa
Utilidades e Emergências em Uchoa
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Uchoa. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Uchoa

Foto:https://newsba.com.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Uchoa, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:

  • Catanduva 29.4 km
  • Urupês 30.5 km
  • Nova Aliança 34.5 km
  • Marapoama 34.9 km
  • Embaúba 35 km
  • Olímpia 35.6 km
  • Pindorama 37.9 km
  • Cajobi 38.6 km
  • Mirassol 38.9 km
  • Onda Verde 39.3 km
  • Ipiguá 39.9 km
  • Palmares Paulista 40.9 km

O que fazer em Uchoa - Pontos Turísticos

Integrante do Circuito Turístico do Noroeste Paulista, dentro do polo regional de São José do Rio Preto, Uchoa está localizada a 429 km de São Paulo, e tem muitas atrações para os visitantes que vêm passear num fim de semana. A cidade, de 10.151 habitantes pelo IBGE de 2020, tem sua economia voltada para a produção agrícola (é produtor de suco de laranja), pecuária e industrial, mas é no turismo que Uchoa sabe mostrar os seus encantos. Seja nas modalidades turísticas de eventos, cultural ou rural, o município tem potencial para crescer muito mais. É Município de Interesse Turístico – MIT desde outubro de 2015.

Um atrativo da cidade, por exemplo, é a Estação Cultural, que fica no prédio que já foi armazém da antiga estação ferroviária, onde abriga a biblioteca municipal, uma sala de cinema e um importante acervo com fósseis encontrados na zona rural uchoense. O Museu de Paleontologia Pedro Candolo possui laboratório de pesquisa, com acervo de mais de 400 peças, entre fósseis de crocodilos e tartarugas, além de escamas, dentes e ossadas inteiras de dinossauros. De 66 milhões a 85 milhões de anos atrás. Foi nesse período, fim do período cretáceo, que viveram os animais cujos ossos, dentes e escamas estão no museu em Uchoa. E a maior parte dos itens foi encontrada na região. A entrada é franca. E Uchoa também respira a Festa de Momo. O Museu do Carnaval possui coleção de materiais utilizados por escolas de samba paulistanas e cariocas (Salgueiro, Mangueira, Nenê da Vila Matilde, Portela e Gaviões da Fiel), também com entrada gratuita.

A cidade tem eventos relevantes ao longo do ano, como as festas religiosas (Santa Isabel, São Miguel, Santo Expedito, Santos Reis e São Cristóvão), as celebrações típicas (Festa do Peão, Cavalgadas, Juninão, Arraial da Zeza, entre outras), tudo acompanhado da melhor gastronomia local (de origem mineira, italiana, espanhola, portuguesa e sírio-libanesa). Para o turista, Uchoa possui hotéis, sorveterias artesanais, lanchonetes e restaurantes, além de dois ambientes gastronômicos e um pesqueiro nas proximidades do centro e com atendimento diferenciado. Há pesqueiros que oferecem comida caipira em meio a lagos, matas nativas e animais silvestres. A cidade também tem espaços de artesanato (como a Aldeia do Artesão), cafés coloniais, eventos de passeios ciclísticos, quermesses e revoadas de pipas. Uchoa surpreende.

O Turismo Religioso de Uchoa tem seu destaque na Igreja Matriz de Santa Isabel que foi edificada em 1914. Após um período de expansão da igreja, as obras foram concluídas em 1952, com a instalação do relógio e a colocação de para-raios. Neste mesmo ano foram então plantadas, na frente da igreja, palmeiras do tipo imperial, dispostas simetricamente que, até hoje, embelezam com um aspecto majestoso a principal praça da cidade. O antigo largo da igreja é a atual Praça São Sebastião, onde está localizada a Igreja Matriz  e também o Marco Zero da cidade.
 
A história de Uchoa começa cerca de 1890, quando duas fazendas foram desmembradas, dando origem à ocupação da região por migrantes vindos de Minas Gerais. O povoado cresceu em torno de uma capela já existente próxima à margem esquerda do Córrego Grande (o antigo nome da vila). Com a chegada da ferrovia em 1911, o povoado foi rebatizado de Uchoa, em homenagem a um dos engenheiros da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), Ignácio Uchoa, um dos principais acionistas da empresa. A partir de 1912, dá-se a chegada maciça de imigrantes europeus atraídos por terras férteis para o plantio do café. Poucos anos depois, as fazendas de café reinariam absolutas. Uchoa foi finalmente elevada a município em 28 de março de 1926.

Como chegar

Para ir até Uchoa, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, em seguida a SP-310 (Rodovia Washington Luís) até a saída 412-A e a SP-411/310 (Rodovia Manoel Fernandes Datossa).

História de Uchoa - SP

Data de 1890, com o desmembramento judicial e loteamento de duas enormes Fazendas, a Palmeiras e a São Domingos ou Moraes, a ocupação, por migrantes Mineiros, do território que se tornaria o Município de Uchôa.

Por volta de 1910, um destes migrantes, Salviano Nunes, doou terras
ao Patrimônio de São Miguel e erigiu uma capela próxima à margem esquerda do Córrego Grande, em torno da qual iniciou-se um povoado.

No final desse ano chegaram ao local os primeiros imigrantes europeus: Ubaldino Alvarez Perez, Bruno Garisto e os irmãos Calil, Cecílio e Francisco Abdalla, que aí instalaram suas casas de comércio.

Em 1911, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) foi construída uma estação próxima ao pequeno povoado,à qual se deu o nome de Estação Ignacio Uchôa em homenagem ao senador, advogado, fazendeiro e um dos principais acionistas da EFA.

A partir de 1912, inicia-se a chegada maciça de imigrantes europeus atraídos pela oferta de terras baratas e férteis para a cultura do café. Em poucos anos, fazendas são formadas e o "ouro verde" reinava absoluto.

Em 1913, Arthur Ortenblad, proprietário das terras na margem direita do Córrego Grande, doou o Patrimônio de Santa Izabel, próximo à estação de Ignácio Uchôa e iniciou loteamento, onde se instalaram residências, casas comerciais e um hotel, desenvolvendo-se em ritmo maior do que o Patrimônio de São Miguel.

Com o crescimento de ambos os Patrimônios, principalmente o de Santa Izabel, e a formação de fazendas de café, a criação do Distrito não tardou. Em 26 de dezembro de 1913, pela Lei Estadual n° 1905, foi criado o Distrito de Paz de Ignacio Uchôa, pertencendo à comarca de Rio Preto.
O novo Distrito teve rápido crescimento e, em 1920, já apresentava, segundo o IBGE, 9701 habitantes.

Em 30 de dezembro de 1925, pela Lei Estadual n° 2117, Ignacio Uchôa foi elevado a Município, desmembrando-se do de Rio Preto.
A instalação se deu em 28 de março de 1926, com a posse de Joaquim Pinto Cintra de Camargo, do vice João Birolli e dos vereadores Marciano Ferreira da Silva, João Domingues da Silva, Manoel Francisco Fernandes e Belisardo Egydio Andrés.
Em 1938, pelo Decreto Estadual n° 9775 o município teve sua denominação abreviada para Uchoa.

Fonte: http://www.uchoa.sp.gov.br/

https://www.turismo.sp.gov.br/

 

 


Sugestões Para Conhecer em Uchoa

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·