Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Trabiju - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Trabiju
Não sabe o que fazer em Trabiju? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Trabiju
Onde Ficar em Trabiju
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Trabiju. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Trabiju
Onde Comer em Trabiju
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Trabiju. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Trabiju
Utilidades e Emergências em Trabiju
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Trabiju. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Trabiju

Foto:https://www.acidadeon.com/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Trabiju, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas: Dourado, Boa Esperança do Sul, Araraquara e Bocaina.

História de Trabiju - SP

No início do século XIX, a implantação da Estrada de Ferro atrai trabalhadores de todos os cantos do Brasil e, principalmente, imigrantes estrangeiros em busca de oportunidades. Com a estrada de ferro, casas são construídas e a atividade comercial passa a se desenvolver em função dos trabalhadores. Fundada por ferroviários aquela vila, que atraía a atenção por suas belezas naturais, passou a ser chamada, pelos franceses que trabalhavam na ferrovia, de “Bijou” (Joia, em francês). O tempo passou, e por uma variação linguística, a vila passou a ser denominada TRABIJÚ. Impulsionada pela estrada de ferro a vila prosperava, transformando-se, em 22 de junho de 1934, em distrito do município de Boa Esperança do Sul. Esse período de expansão, entretanto, foi brecado na década de 1960, quando os ramais ferroviários foram desativados. O prédio da estação hoje abriga a Prefeitura, o Correio e a Câmara Municipal.

O abandono da ferrovia acarretou a estagnação da economia de Trabiju. Durante anos, a população se mobilizou em torno de emancipar o território. Depois do plebiscito vitorioso e da promulgação da Lei que criou o Município de Trabiju, foram realizadas as primeiras eleições no município. Trabiju passou a experimentar uma significativa melhora em sua qualidade de vida, principalmente na educação, infraestrutura urbana e no setor de saúde.

Por meados de 1910, foi construída uma Capela em louvor a Sant`Ana e São Benedito, que são os padroeiros da cidade. Na frente da Igreja, fica a imagem de Nossa Senhora de Sant`Ana. O senhor Marcilio da Silva Guerra deu início a construção, que contou com a ajuda, na época, de moradores de Trabiju.

Em julho temos a festa de Sant`Ana e, em outubro a de São Benedito. Nessas festas temos diversas barracas, sendo que a mais que se destaca é a barraca das comidas e pratos típicos.

A história de Trabiju começa quando chegam à região dois irmãos e suas famílias. Eram eles Firmino e Generoso Braga. Eles nasceram na região da Serra de Boa Esperança, que fica entre o centro e o sul do Estado de Minas Gerais.

Firmino era casado com Afrosina e Generoso com Generosa. Firmino ´pretendia criar bois e Generoso desejava se dedicar à cafeicultura. Assim dividiram as terras. Firmino foi o fundador do município de Boa Esperança, que até 1996 tinha Trabiju como distrito. Os dois irmãos tiveram sucesso em suas empreitadas. Boa Esperança transformou-se num grande centro produtor de gado e Trabiju tornou-se um acentuado produtor de café.

Generoso construiu um bela sede para sua fazenda com amplas janelas, portas e diversos quartos. Firmino entrou para a política. Seu filho, Marcelino Braga, foi prefeito várias vezes e era amigo do presidente da República Washington Luiz.

O nome de Trabiju tem três versões. Uma delas derivada do tupi-guarany que significa monte guia. O outro diz respeito à vinda para esta região de uma família de fazendeiros, que gostava muito do local e o chamou de très bijou, que significa muito bonito. Mas a versão mais correta quem a trouxe foi Cyro Resende, dono da Douradense Estrada de Ferro. Ele precisava encontrar um lugar para fazer um grande pátio de manobras e um centro de armazéns. Escolheu o local, que fazia parte da Fazenda Três Barras, de propriedade de Generoso Braga e família. Como fez sua fortuna na Fazenda Trabiju, no Vale do Paraíba, que existe até hoje, resolveu colocar o nome de Trabiju para que lhe desse tanta sorte quanto teve em Pindamonhangaba.

Em 1903, a Douradense chegou a Trabiju num ramal derivado de Dourado e em 1933, em bitola de um metro, fez a ligação com Dourado. À essas alturas,. Trabiju era o maior centro ferroviário da região, perdendo apenas para Araraquara. De Trabiju partiam trens para mais de 30 localidades.

A desativação ocorreu no início de 1971. A falta de carga e de passageiros levou o Governo do Estado a suprimir os principais ramais ferroviários e muitas ferrovias foram extintas.

Trabiju tornou-se município em 1996. Possui 1.530 habitantes. Todas as suas ruas são pavimentadas. Há 100% de coleta de lixo, rede de esgotos e água encanada. Em 2005 foi notícia na revista Seleções do Reader’s Digest. Era o município mais seguro das Américas.

Em fevereiro de 2009, o município recebeu a informação do Governo do Estado de que duas das mais importantes reivindicações seriam atendidas nos próximos meses: a pavimentação da estrada até Ribeirão Bonito e a pavimentação da estrada até Dourado.

Fonte: https://www.trabiju.sp.gov.br/

https://caminhodafe.com.br/

 


Sugestões Para Conhecer em Trabiju

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·