Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Tabatinga - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Tabatinga
Não sabe o que fazer em Tabatinga? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Tabatinga
Onde Ficar em Tabatinga
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Tabatinga. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Tabatinga
Onde Comer em Tabatinga
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Tabatinga. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Tabatinga
Utilidades e Emergências em Tabatinga
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Tabatinga. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Tabatinga

Foto:https://www.tabatinga.sp.gov.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Tabatinga, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:

  • Nova Europa 13.5 km
  • Ibitinga 16.7 km
  • Itápolis 19.9 km
  • Gavião Peixoto 22.8 km
  • Itaju 32 km
  • Matão 34.2 km
  • Dobrada 36.3 km
  • Taquaritinga 38.9 km
  • Bariri 40.2 km
  • Santa Ernestina 40.6 km
  • Iacanga 41.6 km
  • Arealva 42.1 km

O que fazer em Tabatinga - Pontos Turísticos

Numa região rural e agrícola, o município de Tabatinga consegue mudar o perfil profissional da população de 16.644 pessoas, segundo o IBGE/2020 que, durante a década de 90, se transformou na Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia. Desde então, a cidade atrai consumidores do Brasil e até do exterior de olho nesse comércio. Este destino recebeu o título de Município de Interesse Turístico (MIT), em maio de 2018, o que permitiu maior investimento de infraestrutura no setor de turismo para melhor receber os turistas e visitantes. Tabatinga é conhecida como a Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia.

Localizado na Região de Araraquara, o município é formado pela sede e pelo distrito de Curupá e dois rios compõem a hidrografia deste destino, sendo eles: Rio São Lourenço e Rio Jacaré-Guaçu. Além destes, há o Ribeirão São João, de grande importância para a hidrografia da região. Distante 333 km da Capital, vale ressaltar que este MIT dispõe de mais de 50 fábricas ativas, na verdade uma cadeia completa do setor de confecção infantil, o que torna o destino certo de quem quer encontrar artigos de qualidade, preço justo e enorme variedade em bichos de pelúcia, enxovais para bebê, roupas e acessórios infantis.
 
Além deste setor, o município destaca-se também pelo turismo rural, religioso e gastronômico. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho que, após uma intervenção de três anos de restauro, foi reinaugurada em 2016. A paróquia foi fundada no dia 09/01/1933 por Dom José Marcondes Homem de Mello e está localizada bem no centro, na Rua Dario Rodrigues Louzada, 278.
 
E outros atrativos passam pela Prainha do Rancho Benelli, local onde se encontra a Bica do Chechi, uma mina de água mineral e cristalina que forma uma pequena represa, além de possuir infraestrutura com bares e restaurantes. Há também o Laguinho, um centro de recreação que possui diversos brinquedos didáticos, famosos por atrair as famílias no final da tarde.

Conta a história que a fundação de Tabatinga está intimamente relacionada à expansão da cultura cafeeira para o oeste paulista, verificada a partir da década de 1850. Entretanto, os Campos de Araraquara já eram conhecidos desde o século XVIII, quando por esta região passaram os bandeirantes que buscavam ouro em Goiás e Mato Grosso, utilizando-se, para tanto, o Rio Tietê e o "Picadão de Cuiabá". Fundada em oito de maio de 1896, Tabatinga em tupi-guarani significa: Taba = Casa, Tinga = Branca. A emancipação do município se deu apenas em 18 de dezembro de 1925, durante a expansão cafeeira paulista que a cidade adquiriu autonomia política e obteve o nome de Tabatinga.
 
Como chegar

Para ir até Tabatinga, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, depois a SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 287, em seguida a SP-331 (Rodovia Deputado Victor Maida) até a saída do km 40 e a SPA-040/331.

História de Tabatinga - SP

A fundação de Tabatinga está intimamente relacionada à expansão da cultura cafeeira para o oeste paulista, verificada a partir da década de 1850. Entretanto, os Campos de Araraquara já eram conhecidos desde o século XVIII, quando por aqui passaram os bandeirantes que buscavam ouro em Goiás e Mato Grosso, utilizando-se para tanto, o Rio Tietê e o “Picadão de Cuiabá”.

Segundo informação do Sr Antonio Amâncio de Souza, testemunha idônea da formação deste núcleo urbano, Tabatinga teve sua origem da seguinte forma:

No final do Século XIX existiam nesta zona do Estado de São Paulo grandes núcleos de terras que eram vendidos pelo Governo da Época, através de seus emissários no interior, por importâncias mínimas. Naquela época, havia aqui dois grandes núcleos: a Fazenda Santana e a Fazenda São João das Três Barras.

A Fazenda São João das Três Barras era assim denominada por fazer convergência entre três cursos de água: Ribeirão São João, Córrego do Meio e Córrego do Cavalo. Juntamente com a Fazenda Santana, formavam a gleba que hoje é uma grande parte do município de Tabatinga.
Os 5.000 alqueires que formavam a Fazenda São João das Três Barras foram adquiridos por Custódio José do Vale, pela quantia irrisória de $900.000 (Novecentos mil réis). Com sua morte a herança passou para seu genro Izaias Xavier do Vale e sua mulher Mariana Antonia de Jesus, e à cunhada Bárbara Lyra da Castidade, que deixou em testamento como seu herdeiro, Izaias Xavier do Vale e em sua falta o sobrinho Francisco Quintino do Vale.

Joaquim Pinto Ramalho, outro desbravador de sertões, e parente de Izaias, possuía à margem esquerda do Córrego do Cavalo uma pequena área de 20 alqueires, que doou ao Bispado de São Carlos, em louvor à Nossa senhora do Bom Conselho, que hoje é padroeira de Tabatinga. Esta área formou o Patrimônio em que hoje está situada grande parte da zona urbana de Tabatinga e cuja escritura de doação foi definitivamente assinada por Izaias Xavier do Vale em 08 de maio de 1896.
 
Além do Patrimônio de Nossa Senhora do Bom Conselho, outra porção de terra de 10 alqueires foi doada ao Bispado de São Carlos por Mariana Antonia de Jesus, esposa de Izaias. Este novo Patrimônio, que passou a denominar-se Santa Cruz, está localizado à margem direita do Córrego do Cavalo.

Nessa época, foi construída no Patrimônio de Nossa Senhora do Bom Conselho, quase à margem do Córrego do Cavalo, uma pequena casa, de propriedade do fazendeiro João Lopes Marins, que residia no sítio Macaia, a três quilômetros  dali. Essa casa foi alugada a João Satyro que ali instalou uma pequena taberna. Outros casebres foram construídos e formou-se, assim, uma pequena povoação que denominaram São João das Três Barras.

O progresso acentuou-se, e em pouco tempo a lavoura tomou incremento. Em 1908 foi elevada à categoria de Distrito Policial com a denominação de Distrito do Jacaré, em São João das Três Barras.

As primeiras autoridades nomeadas para o Distrito Policial foram as seguintes: Antonio Thomaz de Souza, Sub-delegado, Carlos Guimarães, 1º Suplente, Antonio Pinto de Mendonça, 2º Suplente e Raphael Mastrocezare, 3º Suplente.
 
Tabatinga em tupi-guarani significa: Taba = Casa, tinga = branca.

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/

https://www.tabatinga.sp.gov.br/

 


Sugestões Para Conhecer em Tabatinga

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·