Conheça Sete Barras - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Sete Barras SP - Críticas e Sugestões - Facebook
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Sete Barras, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas: Registro, Eldorado e Juquiá.
O que fazer em Sete Barras - Pontos Turísticos
Em meio a Mata Atlântica, Sete Barras é uma típica cidade do interior que faz qualquer turista se sentir em casa.
Receptiva e aconchegante, possui uma importante parcela de riquezas naturais do Brasil que abriga cachoeiras pouco exploradas e de tirar o folego.
Situada entre dois importantes Parques Estaduais: Carlos Botelho e Intervales, possui uma grande tradição cultural marcada e definida por diversos eventos, gastronomia típica, entre outras.
Qualquer visitante fica de queixo caído em ver tantos pés de banana por todos os cantos, deixando o visual ainda mais verde.
Parque Estadual Carlos Botelho
O Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) conta com mais de 37 hectares de preservação de Mata Atlântica e oferece diversos atrativos naturais de lazer, assim como cachoeiras, nove trilhas monitoradas, mirante, rios apropriados para banho, vários pontos para piquenique e uma rica biodiversidade que atraem visitantes e pesquisadores de todo o país.
O acesso ao Parque é pela SP139, bairro Mamparra.
Parque Intervales
Cachoeira do Quilombo
É umas das mais distantes do Centro de Sete Barras, porém, possuí atrativos que compensam o trajeto. Essa cachoeira é uma das principais da região e é composta por duas quedas diferentes e uma piscina natural linda para banho.
Cachoeira do Ribeirão Branco
Cachoeira do Travessão
Cachoeira da Vaca
Igreja São Benedito
Linda Igreja Católica que reúne centenas de fieis.
Paróquia São João Batista
Praça Colonização Japonesa
Trilha da Figueira
Essa trilha é plana e considerada de nível leve. Seu percurso pode ser feito até mesmo por crianças e idosos, além de ser extremamente limpa, conservada e sinalizada. No final o visitante encontrará uma enorme figueira com idade estimada de mil anos, que infelizmente caiu, mas que mesmo assim continua no local para manter viva a história do local.
A trilha fica dentro do Parque Estadual Carlos Botelho e precisa de agendamento prévio para ser feita com a presença de um monitor.
Trilha das Bromélias
História de Sete Barras - SP
Quanto à origem do nome Sete Barras, existem duas correntes de opinião: uma atribui o nome ao fato da pequena Vila, que deu origem à Cidade, estar situada nas proximidades da orla do sétimo afluente do Ribeira, a contar de sua foz, e a outra, às lendas ligadas à exploração de ouro na região, no início da colonização, entre elas a das Sete Barras de ouro perdidas.
No século XIX, José Carlos Toledo doou publicamente ao divino Espírito Santo uma área de dois alqueires de terra, à margem esquerda do rio Ribeira do Iguape, para que ali fosse construída uma capela em seu louvor.
Não se passaram muitos anos entre a implantação da capela e a elevação da aldeia ali existente à Distrito de Paz, do Município de Xiririca (hoje Eldorado), através da Lei Provincial n.º 58, de 21 de março de 1885.
Em 1944, quando da criação do Município de Registro (desmembrado de Iguape), o Distrito de Sete Barras passou a integrar a nova cidade, à qual estava ligada por estrada e por curso d?água.
Pouco mais de treze anos depois, começou o movimento pela autonomia do Distrito, culminando com a emancipação político-administrativa em 18 de fevereiro de 1959, através da Lei nº 5285, tendo como primeiro Prefeito Sebastião Madaleno de Moraes.
Formação Administrativa
O Distrito de Sete Barras criado por Lei Provincial nº 58, de 21 de março de 1885.
O Distrito de Sete Barras foi transferido do Município de Iguape para Xiririca por Lei Provincial nº 66, de 2 de abril de 1887.
Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Xiririca o Distrito de Sete Barras.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Sete Barras permanece no Município de Xiririca.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Sete Barras é Distrito judiciário e figura no Município de Xiririca.
No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Sete Barras permanece no Município de Xiririca.
No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Sete Barras permanece no Município de Xiririca.
Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Sete Barras foi transferido do Município de Xiririca para o de Registro, onde figura em 19451948.
Permanece no Município de Registro nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58.
Elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Registro com sede no Distrito de Sete Barras. Constituído do Distrito sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município de Sete Barras é formado apenas do Distrito sede.
Fonte IBGE
Geografia
Santo Antônio localiza-se na microrregião de Registro, Vale do Ribeira, sul do estado, à latitude 24º23'16" sul e à longitude 47º55'32" oeste; tem altitude de 30 metros.
Sua população estimada em 2016 era de 13.098 habitantes.
Município Brasileiro Localizado na Região Região Sudeste do Brasil.
Rodovias
A cidade é cortada por duas rodovias: a BR-139, também chamada de Rodovia Empei Hiraide e SP-165.
Hidrografia
Rio Juquiá
Rio Ribeira de Iguape
Rio Preto
Rio Saibadela
Rio Etá
Rio Dois Irmãos
Rio Ipiranga
Ribeirão Turvo
Fonte: https://vivaovale.com.br/
https://www.setebarras.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Sete Barras
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Parque Estadual Carlos Botelho Sete Barras
O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, sendo um dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
ConhecerTrilha Cachoeira do Ribeirão Branco em Sete Barras
As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha Cachoeira do Ribeirão Branco em Sete Barras! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico!
ConhecerParque Estadual Carlos Botelho Sete Barras
O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, sendo um dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
Conhecer