Conheça São Manuel - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:Vinicios Abilio
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer São Manuel, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Pratânia 10.9 km
- Areiópolis 12 km
- Botucatu 20.6 km
- Igaraçu do Tietê 26.6 km
- Barra Bonita 27.8 km
- Lençóis Paulista 28.9 km
- Macatuba 30.9 km
- Itatinga 39.6 km
- Mineiros do Tietê 40.1 km
- Pardinho 43 km
- Borebi 44.5 km
- Anhembi 47 km
O que fazer em São Manuel - Pontos Turísticos
O projeto Cuesta Cicloturismo, é uma iniciativa do Pólo Turístico Cuesta, que consiste numa variedade de roteiros para viagens de aventura com o uso da bicicleta. O projeto também contempla outras modalidades, com roteiros para viagens de mochileiros, cavaleiros e pilotos de veículos off – road. Todas as rotas receberam sinalização padronizada e seguem o conceito de roteiros autoguiados.
Os roteiros foram planejados para serem seguros e atrativos. Oferecendo aos visitantes a possibilidade de experiências originais, conhecendo um dos mais recortados relevo do estado com suas belas paisagens. Visitando as tranqüilas cidades do interior, com matas e rios preservados, lindas cachoeiras, povoados e vilarejos, ter contato com a diversidade cultural e as tradições, percorrendo caminhos da historia.
Projeto Corpus Christi, iniciado pela educadora Tereza Mazzuco, a celebração de Corpus Christi em São Manuel se tornou uma das grandes referências turísticas do Brasil, devido à qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras. Na madrugada que antecede o dia da procissão, membros da comunidade decoram as ruas da cidade, transformando-as em verdadeiras obras de arte.
O caminho de Corpus Christi, que liga o Santuário de Santa Terezinha à Igreja Matriz, possui uma extensão total de 800 metros, seguindo o mesmo trajeto realizado pela procissão durante as festividades. Em cada quarteirão, onde são ornamentados os tapetes e passadeiras, há sinalização visual, qual conta a história do evento; recomenda-se que o percurso seja realizado à pé, pois desta maneira o turista poderá conhecer melhor a história local e apreciar o trajeto e as belezas da cidade.
Neste ambiente, o turista terá mais informações da produção do Corpus Christi em São Manuel, tanto na parte religiosa quanto artística.
História de São Manuel - SP
Através de uma escritura pública de 19 de abril de 1870, lavrada no Tabelião Antônio César, de Botucatu, o alferes Manoel Gomes de Faria e dona Delfina Carolina Gomes, Antonio Joaquim Mendes e dona Sinhorinha Rosa da Conceição, fizeram a doação dos primeiros 13 alqueres, no local denominado Água Clara, para o patrimônio da Capela de São Manuel. A doação se fez com a condição de que os bens reverteriam aos doadores, caso não progredisse o povoado e não se realizasse a intenção dos mesmos. Gomes de Faria doou também na ocasião um paramento, um altar, a imagem de São Manuel e a Pia Batismal.
Em 2 de fevereiro de 1871, aquele terreno foi permutado por outro, onde se edificou a cidade. Foram permutantes, de um lado, Manoel José Pereira, procurador e zelador da capela e, de outro, Joaquim Antônio Pereira Pires e sua mulher Francisca Maria de Paula. A permuta foi autorizada pelo Juiz Dr. Amaral Gurgel, após ouvir o promotor de Resíduos e Capelas, Dr. Bernardo Augusto Rodrigues da Silva.
Associando-se a Manoel Gomes de Faria e a Antônio Joaquim Mendes, Manoel Vieira Paraíso doou mais uma área adjacente ao patrimônio e, pela coincidência do primeiro ser possuidor das terras da Águas Clara do Paraízo e este último chamar-se também Manoel, resolveram dar ao local a denominação de São Manoel do Paraízo.
O lugar onde está edificada a cidade era conhecido como Bairro do Paraízo, ou dos Tavares. A Lei nº 51 de 7 de abril de 1880, nove anos depois da fundação do povoado, elevou-se a Freguesia. A Capela de São Benedito foi edificada em 1874, sendo benta em outubro daquele ano e, mais tarde, sendo reedificada. Quem a benzeu foi o padre João Lopes Pinheiro que era vigário de Botucatu.
O povoamento do atual território de São Manuel deu-se antes de 1850, e suas terras eram, em geral, provenientes de posses registradas de acordo com a lei de 1850, havendo também algumas sesmarias.
A data de sua fundação é registrada como a mais próxima doação de terras, ou seja, 17 de junho de 1870.
Fonte: https://www.saomanuel.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em São Manuel
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!