Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça São Luiz do Paraitinga - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em São Luiz do Paraitinga
Não sabe o que fazer em São Luiz do Paraitinga? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em São Luiz do Paraitinga
Onde Ficar em São Luiz do Paraitinga
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em São Luiz do Paraitinga. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em São Luiz do Paraitinga
Onde Comer em São Luiz do Paraitinga
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em São Luiz do Paraitinga. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em São Luiz do Paraitinga
Utilidades e Emergências em São Luiz do Paraitinga
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em São Luiz do Paraitinga. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
São Luiz do Paraitinga

Foto:Turismo Paulista



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer São Luiz do Paraitinga, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas: Lagoinha (N), Cunha (NE), Ubatuba (SE), Natividade da Serra (SO), Redenção da Serra (O) e Taubaté (NO).

Às margens do rio que dá nome à cidade, São Luiz do Paraitinga abriga o maior acervo arquitetônico colonial do estado de São Paulo, legado dos ciclos do ouro e do café do século XIX.

O que fazer em São Luiz do Paraitinga - Pontos Turísticos

A cidade também é conhecida por seu tradicional carnaval de rua, que atrai milhares de turistas todos os anos, com marchinhas e bonecos gigantes confeccionados por artesãos locais.

A Festa do Divino, realizada anualmente 50 dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, é formada por apresentações de grupos de moçambiques, jongo e congadas intercaladas com procissões, rezas e missas.

No Parque Estadual da Serra do Mar, o Núcleo Santa Virgínia oferece seis trilhas ecológicas, além de rafting, o único do estado praticado em uma Unidade de Conservação Ambiental. As atividades de ecoturismo também incluem cavalgadas, mountain-bike, arvorismo, rapel e cachoeiras.

COMO CHEGAR EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté.

COMO CIRCULAR SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Além de bater pernas pelas atrações do Centro Histórico, São Luiz do Paraitinga tem atrativos naturais em que o carro é indispensável. Com acesso pela Rod. Oswaldo Cruz, no sentido de Ubatuba, o distrito de Catuçaba (a 20 km) abriga a Trilha das Sete Cachoeiras. Na mesma direção o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (a 40 km) tem trilhas e rafting

ONDE COMER EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Comida típica – Herança dos tropeiros, é um prato forte e vigoroso que, segundo a tradição do Vale do Paraíba, deve ser provado com uma boa cachaça. Originalmente, era preparado com partes menos nobres do boi, e o tutano engrossava o caldo. Hoje, utiliza-se o músculo e, no lugar do mocotó, toucinho de porco. O conjunto é cozido por mais de duas horas – na versão tropeira o prato pode permanecer entre oito e dez horas em fogo brando. O molho normalmente leva alho, cebola, um pouco de cominho, urucum, cebolinha, salsinha e pimenta. Misturado à farinha de mandioca, forma um saboroso pirão. O prato é um dos pontos altos da festa do Divino Espírito Santo, quando milhares de pessoas consomem a receita. Onde comer: Cantinho dos Amigos

Veja mais restaurantes classificados pelo GUIA QUATRO RODAS

O QUE FAZER EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Carnaval

São Luiz do Paraitinga se acostumou a ver suas ruas cheias de gente pulando atrás dos blocos durante o Carnaval. As tradicionais marchinhas, selecionadas entre composições locais num festival que antecede o evento, são perfeitas para quem quer fugir do circuito do axé. A folia ocorre no Centro Histórico e em outros pontos da cidade, como a recém-inaugurada praça de eventos. Programação: 12/3671-1672 (Secretaria de Turismo).

Parque Estadual da Serra do Mar

O Núcleo Santa Virgínia tem duas bases e várias trilhas, feitas sempre com guia. Na base administrativa, as principais caminhadas são longas e repletas de atrativos naturais. A da Pirapitinga (5,5 km de extensão, 4h o circuito) tem formato de ferradura e leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A Poço do Pito (8 km, cinco horas ida e volta) margeia o Rio Paraibuna e passa pelas quedas do Lajeado, recortada por nascentes d’água. A mais longa, a trilha do Ipiranga (14 km, seis horas ida e volta), acompanha o rio e leva à Cachoeira do Ipiranga (no caminho há rios menores que cortam o Ipiranga e boa variedade de aves e mamíferos). A base de Vargem Grande, que pertence ao município de Natividade da Serra, concentra outras três trilhas. A Trilha do Garcez (6 km, cinco horas, ida e volta); a do Rio Grande (13 km, seis horas, ida e volta); e o difícil trajeto da trilha do Corcovado (17 km, dez horas, ida e volta), que é compensado pela vista do litoral de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, do alto de um mirante de 1 168 m.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR SÃO LUIZ DO PARAITINGA

No Carnaval, em fevereiro, as ruas ficam lotadas de foliões. Quem pretende visitar o Parque Estadual da Serra do Mar para fazer a trilha do Corcovado, na base Vargem Grande, prefira os meses de maio a outubro – chove menos e dá para aproveitar melhor a vista do mirante. As trilhas da base administrativa podem ser percorridas em qualquer época.

História de São Luiz do Paraitinga - SP

O Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes alegaram pretender povoar a região dos sertões da Paraitinga e, por isso, receberam do Capitão de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza as primeiras sesmarias da então Vila de Guaratinguetá, que havia explorado todo aquele sertão, apresentou ao Governador, capitão-general D.Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, um requerimento em que vários povoadores lhe pediam para fundar junto ao Rio Paraitinga e entre Taubaté e Ubatuba, uma nova povoação.

A 2 de Maio de 1.769 essa petição foi deferida, recebendo a povoação o nome de São Luiz e Santo Antonio do Paraitinga, sendo a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. No dia 8 de maio de 1.769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador da nova povoação.
Um incentivo do governador geral estimulou a mudança de mais gente para o local que foi elevada à Vila em janeiro de 1.773, instalada a 31 de Março do mesmo ano. A Vila teve rápido progresso de início, mas depois veio a estacionar na cultura dos cereais e só muito mais tarde se deu início à plantação de café e algodão.Por lei provincial a 30 de Abril de 1.857 foi elevada a categoria de cidade e por título de 11 de junho de 1.873 obteve a denominação de “Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga”.

Transforma-se em Estância Turística a cidade de São Luiz do Paraitinga (Aprovado pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002).

ORIGEM DO NOME Paraitinga é o nome do Rio onde, desde os tempos dos Bandeirantes havia um posto avançado por onde passavam o café e o ouro mineiro. Ao ser fundada a povoação em 1.769, o nome foi São Luís e Santo Antonio do Paraitinga, sendo mudado depois para São Luiz do Paraitinga, quando o padroeiro passou a ser São Luiz, Bispo de Tolosa.

PARAHYTINGA – De origem indígena: Da língua Tupi-Guarani – “Águas Claras”.

https://viagemeturismo.abril.com.br/

https://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/

 

 


Sugestões Para Conhecer em São Luiz do Paraitinga

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Trilha da Pirapitinga em São Luís do Paraitinga

Trilha da Pirapitinga em São Luís do Paraitinga

As melhores trilhas estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha da Pirapitinga! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, respirar ar puro e ter contato direto com a natureza, e o melhor, o percurso acompanha as margens dos rios Paraibuna e Ipiranga!

Conhecer
Pousada Asa do Vento em São Luiz do Paraitinga

Pousada Asa do Vento em São Luiz do Paraitinga

A charmosa Pousada Asa do Vento em São Luiz do Paraitinga, conta com quartos aconchegantes, espaço para fogueira, sauna úmida, hidromassagem externa e restaurante italiano!

Conhecer
Pousada Villa Parahytinga em São Luiz do Paraitinga

Pousada Villa Parahytinga em São Luiz do Paraitinga

Instalada num casarão do centro histórico de São Luiz do Paraitinga, cidade onde se vive o passado e presente num mesmo instante, a charmosa Pousada Villa Parahytinga conta com apartamentos muito espaçosos e confortáveis!

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·