Conheça Santópolis do Aguapeí - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:https://www.discconvenios.com.br/
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Santópolis do Aguapeí, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Clementina 10.1 km
- Piacatu 11 km
- Gabriel Monteiro 13.1 km
- Arco-Íris 17.3 km
- Luiziânia 19.1 km
- Rinópolis 24.4 km
- Bilac 26 km
- Iacri 31 km
- Paranapuã 31.1 km
- Queiroz 32.6 km
- Tupã 33.4 km
- Parapuã 33.5 km
História de Santópolis do Aguapeí - SP
FUNDAÇÃO DO POVOADO
Em meados de 1940 começaram a serem construídas as primeiras casas da povoação que deram origem à Vila, então chamada de MIL ALQUEIRES. Porém foi oficialmente considerada fundada em 03/05/1941. Não havia estradas, e o único meio de comunicação era uma picada (estrada rudimentar) através da mata comunicando-se com Clementina de um lado e chegando do outro as margens do Rio Aguapeí. A terra, apesar de muito arenosa, era fértil e dadivosa, tudo que se plantava colhia. A mata foi sendo derrubada e lavouras foram surgindo, com novas famílias de origem japonesa, nortistas e nordestinos, que aqui foram se estabelecendo. O nome do vilarejo foi mudado para SANTÓPOLIS em homenagem ao senhor Antônio Francisco dos Santos Júnior, considerado seu fundador.
CRIAÇÃO DO DISTRITO
Ao ser elevado a condição de Distrito de Paz em 30 de dezembro de 1953, o distrito recebeu sua denominação atual, SANTÓPOLIS DO AGUAPEI.
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 18 de Fevereiro de 1959, através do Decreto Lei Estadual nº 5285, Santópolis do Aguapeí, foi elevado á categoria de Município. O município eminentemente agrícola prosperava consideravelmente, mas a partir de 1963 começou a entrar em decadência devido à queda da produção agrícola. Em virtude da erosão do solo, e da falta de incentivos por parte do Governo e de uma política que priorizasse a agricultura, os fazendeiros foram transformando as lavouras em pastagens e houve grande êxodo rural. Tanto a população rural quanto a urbana diminuíram sensivelmente, pois o município não conseguiu absorver essa população por falta de infraestrutura, e por não existir nenhuma indústria que empregasse os trabalhadores. Hoje, como em toda região, as terras do município, além das pastagens, tem grandes áreas onde se plantam cana-de-açúcar para sustentar as usinas de álcool e açúcar.
Gentílico: Santopolense.
Fonte: http://www.santopolisdoaguapei.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Santópolis do Aguapeí
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!