Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Riversul - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Riversul
Não sabe o que fazer em Riversul? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Riversul
Onde Ficar em Riversul
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Riversul. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Riversul
Onde Comer em Riversul
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Riversul. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Riversul
Utilidades e Emergências em Riversul
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Riversul. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Riversul

Foto:http://riversulagora.blogspot.com/


Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Riversul, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas: SP: Itararé, Itaberá, Itaporanga, PR: Sengés , São José da Boa Vista e Santana do Itararé.

O que fazer em Riversul - Pontos Turísticos

O LARGO DE SÃO PEDRO

Conta-se que certo dia do mês de junho de 1944, José Maurício da Silva, cujo apelido era José Valério resolveu convidar a vizinhança a festejar São Pedro.

Foi feita uma grande fogueira, ergueram o mastro, fogos de artifícios, reza do terço e em seguida foi realizado um baile familiar.

A vizinhança participou com grande alegria. Iniciava-se uma tradição que perdura até hoje. O entusiasmo do povo fez com que reservassem um terreno para a futura praça e capela de São Pedro. O tempo foi passando e todos os anos um ou outro era nomeado pelo festeiro anterior para ser o novo festeiro.

Em 1951, José Munhoz, trabalhou com grande entusiasmo e conseguiu uma soma de CR$ 50.000,00 e com este dinheiro deu início às compras dos materiais para a construção da capela. A pequena capela foi construída em 1955. Hoje, no mesmo local, junto a capela, existe uma praça, com o nome de Praça São Pedro e foi construída no mandato do prefeito Nilson Lopes, em 1985.

HISTÓRICO DO CORAL SANTA CECÍLIA

O antigo “Coro Santa Cecília”, formado pela Madre Superiora Maria Cecília Von Hartmann para cantar durante as missas de domingo começa a ser conhecido por toda a região, durante muitos anos, permaneceu ainda no seu trabalho religioso.

Em 1964, com a transferência das Irmãs Cistercences para a cidade de Itararé, passou a dirigir suas atividades a prof. Maria Clary de Almeida.

Em 1980, após uma reformulação na sua estrutura, o atual “Coral Santa Cecília” passa a cantar outros estilos musicais, além do religioso e a apresentar concertos profanos além de suas missas cantadas. Desta data em diante, tem sido seu regente o prof. João Batista Biglia, músico competente e sensível maestro, que desde então tem sido grande incentivador do canto coral em toda a região, fundando corais em cidades vizinhas e desenvolvendo um grande trabalho musical.

Apesar das dificuldades em que se encontra o Movimento Coral, Riversul tem conseguido promover vários encontros de corais, onde se apresentam grandes maestros, belíssimas vozes e os mais variados estilos musicais.

O Coral existe até hoje, participou de muitas apresentações, festivais nacionais e internacionais e até concursos; promove todos os anos, desde 1986, nas cidades de Riversul, Itaporanga e Itararé o Festival Nacional e Internacional de Coros.

Uma característica peculiar do Coral Santa Cecília, é que a maioria de seus membros são parentes entre si. Nele cantam pais e filhos, maridos e mulheres, irmãos e primos, tios e sobrinhos. Devido a isso há um grande relacionamento afetivo e musical entre eles.

CINEMA

Uma das diversões da época, era o cinema. O cinema foi construído pelo cidadão Simplício Gonçalves de Oliveira, e as projeções eram só de imagens – o chamado cinema mudo.

TEATRO

No “Grêmio” era o local onde as pessoas assistiam as peças de teatro encenadas por pessoas da própria cidade, que gostavam muito de representar. O grupo de teatro era orientado pelo farmacêutico Pedro Ribeiro Pinto. O prédio possuía palco e camarins e estava localizado onde hoje é propriedade da senhora Maria Adelina de Assis Silva, viúva de José Rabelo da Silva – ex-prefeito de Riversul.

Por volta de 1975, um novo grupo de teatro foi formado, “Maranathaan”, que produziam várias peças teatrais fazendo muito sucesso na cidade e em toda a região. Algumas dessas peças foram “A Ditadora”, “A Bruxinha que era Boa”.

BANDA

A Banda foi uma reunião de pessoas que gostavam de música, sob a regência do senhor Dante Biglia, onde instrumentistas tocavam e animavam as festas religiosas. Essa Banda levava o mesmo nome do coro – “Banda Santa Cecília”.

O RELÓGIO DO SOL

No dia 11 de março de 1985, era inaugurado na Praça São Pedro, pelo atual prefeito Nilson Lopes, o Relógio do Sol.

Sua história é muito antiga. Os egípcios  já o utilizavam há mais de mil anos para calcular o horário das enchentes do Nilo. Esse relógio consiste em um mostrador de horas e um ponteiro. O ponteiro tem a forma de um triângulo retângulo, cujo grau de abertura é o mesmo da inclinação do eixo da Terra, calculando através da longitude e da latitude da cidade. O ponteiro, assim como todo relógio indicará sempre o norte verdadeiro que pouco se diferencia do norte magnético.

O relógio foi projetado pelo professor Félix Carbajal e acompanhado passo a passo pela população curiosa. O professor Félix explicou à população que o Quadrante Solar tem a capacidade para determinar a longitude e latitude, meridianos e paralelos, eixo do globo, primeiro vertical, pontos cardeais e a hora solar natural.

Apesar de não ser muito usado pelo seu motivo real, o Relógio Solar serve para embelezar ainda mais a cidade.

FESTAS TRADICIONAIS

Uma característica da cidade é a religiosidade do povo, o que fez com que as festas religiosas se tornassem tradição do município. Senhor Bom Jesus (Padroeiro do município), Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro, são festas que sempre arrastaram toda a população urbana e rural para participarem das quermesses muito animadas com bandas, leilões, barraquinhas de jogos, doces, salgados e bebidas.

O carnaval, sempre foi muito animado, trazendo muitos foliões de até cidades vizinhas para pular e brincar nas ruas da cidade.

TOQUE DE RECOLHER

Ao lado da Igreja Matriz tinha uma casinha com uma alta torre, onde ficava o sino. Esse sino funcionava como aviso de missa, morte e para o toque de recolher. Para cada aviso havia uma maneira de tocar o sino. Esse sino era tocado pelos soldados ou pelo senhor Luís Sacristão, pai do Sr. Paulo Coluço.

Todos os dias era tocado o sino as 21:00 horas e a partir dessa hora ninguém mais podia permanecer na rua.

RIVERSUL NOS ESPORTES

Os esportes sempre foram uma boa maneira do povo de Riversul se divertir e esquecer suas tristezas. O futebol mostrou grandes craques que devem ser lembrados, como o Sr. João Bueno, ponta esquerda, conhecido por toda a região devido à facilidade com que chutava com os dois pés. Destaca-se também no futebol o Sr. Paulo Coluço, jogava na posição de centro-avante e sempre levava a torcida ao delírio com seus gols.

Não menos importante, outro esporte que sempre fascinou às pessoas da cidade foi o Basquete, Riversul na época possuía uma quadra de basquete assoalhada, cercada, com arquibancadas e um excelente time de basquete. O time era formado por Dante Vorque, Edmundo Biglia, Jomir Ferraz, Edilson Alencar, Pedro Pinto, Lázaro Gonçalves, Dorico Pinto, Leoncinho e Raimundo Padilha, nove jogadores contando-se com os reservas. O técnico era o Sr. Geminiano. Os destaques para esse time, ficavam para o Sr. Lázaro Gonçalves (Lalau) e Edmundo Biglia.

História de Riversul - SP

Os mineiros, Joaquim da Silva Bueno e José Ignácio Fróes foram os primeiros a se estabelecerem na região, iniciando, por volta de 1885, as primeiras lavouras. O pequeno povoado chamado Capela do Fróes, nasceu em torno da Capela dedicada a São Bom Jesus, construída pelos fundadores. Os terrenos necessários à formação do Patrimônio, foram doados por Joaquim da Silva Bueno. Dentre os novos moradores, destacou-se Processo Martimiano que, além de benfeitorias que implantou, conseguiu a criação do Distrito de Paz, em 1894, com o nome de Ribeirão Vermelho, devido ao Ribeirão que banha a localidade.

Na década de 1920, ocorreu grande desenvolvimento das lavouras locais e conseqüente aumento da comunidade. Assim, foi criado em 1924 o Município de Ribeirão Vermelho, voltando, no entanto, a Distrito de Paz, dez anos depois, devido ao êxodo de sua população em busca de novas fontes de colonização no Noroeste do Estado. A categoria de Município, somente foi restaurada em 1953. Em 1944, devido a localidades de idêntico nome, Ribeirão Vermelho foi acrescentado a partícula ?do Sul?, sendo alterado para Riversul, em 1980, atendendo solicitação dos moradores locais.

GENTÍLICO: RIVERSULENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Ribeirão Vermelho, por Lei Estadual no 288, de 7 de julho de 1894, no Município de Itaporanga. Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Itaporanga o Distrito de Ribeirão Vermelho. Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Vermelho, por Lei Estadual no 1984, de 12 de novembro de 1924, desmembrado de Itaporanga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 15 de janeiro de 1925.

Em divisão referente ao ano de 1933, o Município de Ribeirão Vermelho compõe-se do Distrito Sede. Pelo Decreto Estadual no 6448 , de 21 de maio de 1934, foi extinto o Município de Ribeirão Vermelho, sendo seu território incorporado ao Município de Itaporanga.  Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, Ribeirão Vermelho é Distrito judiciário, pertencente ao Município de Itaporanga.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Ribeirão Vermelho permanece no Município de Itaporanga. No quadro fixado pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939­1943, o Distrito de Ribeirão Vermelho permanece no Município de Itaporanga.

Pelo Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Ribeirão Vermelho passou a denominar-se Ribeirão Vermelho do Sul. No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Ribeirão Vermelho do Sul permanece no Município de Itaporanga, bem como no fixado pela Lei no 233, de 24­XII-1948 para vigorar em 1949-1953. 

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ribeirão Vermelho do Sul, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Itaporanga. Constituído do Distrito Sede. Sua reinstalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955. Fixado o quadro territorial para 1954-1958, o município compõe do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual no 2334, de 16 de abnril de 1980 altera a denominação de Ribeirão Vermelho do Sul para Riversul.  Em divisão territorial datada de 01-VII-1995, o Município de Riversul é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

ALTERAÇÕES TOPONÍMICAS MUNICIPAIS

Ribeirão Vermelho do Sul para Riversul, teve sua denominação alterada por força da Lei no 2334, de 16 de abril de 1980.

Fonte: https://www.riversul.sp.gov.br/

http://riversulagora.blogspot.com/

 

 


Sugestões Para Conhecer em Riversul

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·