Conheça Presidente Prudente - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:TripAdvisor
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA PRESIDENTE PRUDENTE
Localizada no extremo oeste paulista, a 558 quilômetros da capital, é um importante centro regional, compreende uma população em torno de 250 mil habitantes na região metropolitana e está entre as melhores cidades do Brasil para se viver e investir.
O município conta com diversas atrações que proporcionam momentos agradáveis com toda a família como, por exemplo, a Praça da Fonte, um local onde a população pode aproveitar tanto o dia quanto a noite ao ar livre em frente à fonte bem iluminada.
Municípios Próximos
Álvares Machado: 9.9 km
Regente Feijó: 13 km
Indiana: 14 km
Anhumas: 18.7 km
Alfredo Marcondes: 19.3 km
Caiabu: 20.1 km
História
O Município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado (hoje a Avenida Washington Luiz) ficou como base do arruamento futuro da nova Vila. Depois disto o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho.
Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.
Os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, chegaram a 19 de janeiro de 1919. Com eles, grande número de pessoas para as colonizações e o problema de escolas para as crianças.
O município de Presidente Prudente foi criado pela Lei Estadual n.º 1.798/21 de 28 de novembro de 1.921, sendo instalado em 27 de agosto de 1.923. A comarca foi criada em 8 de dezembro de 1922 pela lei n.º 1.887/22, desmembrando-se de Assis e sendo instalada em 13 de março de 1.923.
Na ocasião da criação do município, este tomou o nome da estação ferroviária, já batizada com o nome de Presidente Prudente, visto a importância relevante da estrada de ferro para o desenvolvimento do município e região.
A colonização da região foi feita inicialmente por migrantes vindos do sul de Minas Gerais, comandados por José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, atraídos pelas terras férteis do sudoeste Paulista e também porque o café era uma boa opção de trabalho no estado de São Paulo.
Com a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana, uma importante forma de penetração e uma via de escoamento da produção cafeeira, a colonização tornou-se mais fácil e rápida. Ao longo da ferrovia multiplicaram-se os núcleos urbanos, dentre os quais Presidente Prudente cuja origem está ligada a dois coronéis, - os senhores Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes.
A Região de Presidente Prudente atravessou distintas fases econômicas desde a extração da madeira, a criação de gado, passando pelo café (décadas de 20 e 30), do algodão (décadas de 30 e 40), da menta, do amendoim e novamente o predomínio do gado até os dias atuais.
A fase do café foi muito próspera na qual a região de Presidente Prudente e outras áreas do Estado puderam desfrutar de um crescimento econômico acentuado, proporcionados pelos lucros da monocultura cafeeira. A necessidade de grande quantidade de mão de obra fez com que a região de Presidente Prudente acabasse sendo povoada, a fim de, produzir o chamado "ouro verde" símbolo de riqueza e poder regional.
Com a decadência do café no Brasil e na região, nos fins da década de 1920 os preços do produto tornam-se pouco compensadores e seu cultivo deixa de ser atraente por auferir poucos lucros, ocorrendo outras atividades agrícolas em substituição a esta cultura. Introduziu-se o algodão de fibra longa, que apresentava um mercado internacional com preços ascendentes, bem como a introdução da pecuária de corte na região, agora com ênfase comercial, diferentemente da época de colonização.
A fase do algodão prospera e declina, com o aparecimento da fibra sintética. Os solos já empobrecidos pelo café foram os que receberam o cultivo do algodão, não dando suporte para esta nova atividade agrícola. Instalavam-se então novas lavouras, como o amendoim.
A partir da década de 40 a atividade econômica que passa a ser predominante na região é a pecuária de corte que, trazida pelos desbravadores mineiros, encontra condições satisfatórias para desenvolver-se graças à tradição criatória destes colonizadores que utilizavam o gado como fornecedor de alimentos, bem como animais de tração, duas funções básicas para a sobrevivência dos colonizadores.
O município adquire independência político-administrativa rapidamente, impondo a sua presença no contexto regional, seja com a instalação de agências bancárias, dentre as quais o Banco do Brasil, dos armazéns do I.B.C. (Instituto Brasileiro do Café), com as serrarias, chegando a atingir um total de 19 em 1936, as máquinas de beneficiar o algodão ao longo das décadas de 40, 50 ou 60, ou com os primeiros frigoríficos (nas décadas de 50 e 60) até a implantação do Distrito Industrial o que acaba por conferir à cidade de Presidente Prudente a condição de principal centro regional.
O movimento comercial e de serviços ao longo dos anos além de ampliar-se, diversificou para atender as necessidades do crescimento constante da população e porque a cidade passava a ser um dos pontos de referência da região.
Cabe lembrar que Presidente Prudente ao longo de sua história conquistou o título de Capital Regional, visto que a cidade, graças a sua privilegiada localização geográfica, tornou-se ponto de passagem para aqueles que se dirigiam para o Paraná e Mato Grosso e ponto de chegada para aqueles que se dirigiam para o Oeste Paulista, conferindo-lhe o direito de ser centro fornecedor e receptor de mercadorias, produtos e serviços. Atualmente a cidade é pólo comercial e prestador de serviços e considerada Capital do Oeste Paulista.
Turismo
Parques, bosques, resorts, além de museus e espaços culturais estão entre os passeios mais procurados. A maior parte deles tem entrada gratuita e podem ser aproveitados durante o ano todo. Veja os principais atrativos para incluir no seu roteiro.
PARQUE DO POVO
Localizado em uma região central que dá acesso a várias partes da cidade, constitui uma das maiores áreas verdes. No seu entorno você pode encontrar repartições públicas, consultórios médicos, restaurantes e academias. Nos fins de tarde, há várias pessoas fazendo caminhadas e em rodas de conversa.
PARQUE ECOLÓGICO SÃO MATHEUS
O governo local investiu bastante na reurbanização dos 163 m² do parque, que conta com ciclovias, pistas de caminhada, academias para idosos, quadras esportivas, trilhas, pistas de skate, além de serviços gratuitos de internet.
CIDADE DA CRIANÇA
Um agradável espaço onde você encontra lagos e bosques, crianças passeando no trenzinho; o local conta ainda com kartódromo, teleférico, planetário, zoológico e aviário. Uma ótima estrutura para receber famílias.
PARQUE AQUÁTICO
Localizado dentro da Cidade das Crianças, foi inaugurado em 2011 e garante a diversão de públicos de várias idades. Além dos brinquedos aquáticos, a estrutura conta com piscina bar, praça de alimentação, farol e playground. Confira o horário de funcionamento.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em “Refúgios em Presidente Prudente”
Fonte: saopaulo.sp.gov.br/cidade-brasil.com.br/unoeste.br/vemvoar.voeazul.com.br
Créditos Imagem: TripAdvisor
Sugestões Para Conhecer em Presidente Prudente
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Aruá Hotel - Presidente Prudente
O hotel localizado em Presidente Prudente possui 84 apartamentos, elevadores e uma escada panorâmica que propicia uma bela vista da cidade.
ConhecerH2 Chopp - Presidente Prudente
A H2 Chopp é uma ótima alternativa de gastronomia em Presidente Prudente, SP. No restaurante você encontra um ambiente moderno e aconchegante, ideal para você curtir com os melhores momentos com a sua família e seus amigos seja no almoço ou jantar.
ConhecerMuseu Histórico Municipal "Manoel Francisco de Oliveira" Alvares Machado
É muito frequentado por alunos, historiadores e pessoas que desejam conhecer um pouco da história.
Conhecer