Conheça Populina - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:Suporte AgênciaOC - Youtube
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Populina, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Mesópolis 10.1 km
- Turmalina 14 km
- Ouroeste 19 km
- Dolcinópolis 20.3 km
- Santa Albertina 21.9 km
- Guarani d'Oeste 25.8 km
- Indiaporã 25.9 km
- Vitória Brasil 29.1 km
- Aspásia 30.3 km
- Carneirinho 32.7 km
- Urânia 34.4 km
- Jales 36.1 km
História de Populina - SP
Seu início se iguala a tantos outros, um aventureiro, uma picada e uma moradia rústica. O aventureiro pelo que se sabe, veio para caçar e a procura de um canto sossegado para ficar. Isso se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a do S. Antonio Alves de Oliveira seguida pela do Sr. Jonas Gonçalves de Menezes. Famílias que com o correr dos anos, se tornaram ligadas pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus.
Após 28 anos chegaram nesta região o Sr. Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio Augusto Ribeiro Filho, Antonio Augusto Fernandes e Antonio Custódio Alves, que dão todo o apoio ao Sr. Lesbino à formação da vila. O traçado geográfico foi feito pelo Sr. Antonio Augusto Ribeiro Filho. Roçam-se as matas e abrem-se três ruas e, o Sr. Antonio Fernandes deu-lhe o nome de POPULINA.
Etimologicamente falando, a palavra de origem Latina, significa: POPULIS – povo; LINA – pequena (pequeno povo), mas o sentido real da palavra é reunião de povo.
No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Batista, que ficou sendo o Padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados apenas no cartório.
A vila foi desenvolvida, passando a DISTRITO DE PAZ de Populina, criada no município de Estrela D'Oeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do município de Estrela D'Oeste, pela Lei n.º 2.454, de 30/12/52 e posto em prática em 01/01/53.
Em 1954 foi instalado o 1º Cartório de Registro Civil, tendo como responsável a Sra. Heloisa Torres Lapa. Populina foi elevada a Município pela Lei n.º 5.285, de 18/02/1959, instalado em 01/01/60, tendo como primeiro Prefeito o Sr. Santos Sartoreto.
Fonte: https://www.populina.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Populina
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Igreja Nossa Senhora Aparecida Populina
Erguida na então comunidade Vila Camponesa, era localizada da avenida principal da cidade para cima.
Conhecer
Engenho da Pinga Populina
Que tal boas bebidas no interior? Populina é o destino perfeito para isso.
Conhecer
Cachoeira Santa Rita Populina
Lugar exuberante de paisagens naturais, nos finais de semana chega a atrair 200 pessoas. Sua queda d’agua possui altura superior a 3 metros.
Conhecer