Conheça Populina - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Suporte AgênciaOC - Youtube
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Populina, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Mesópolis 10.1 km
- Turmalina 14 km
- Ouroeste 19 km
- Dolcinópolis 20.3 km
- Santa Albertina 21.9 km
- Guarani d'Oeste 25.8 km
- Indiaporã 25.9 km
- Vitória Brasil 29.1 km
- Aspásia 30.3 km
- Carneirinho 32.7 km
- Urânia 34.4 km
- Jales 36.1 km
História de Populina - SP
Seu início se iguala a tantos outros, um aventureiro, uma picada e uma moradia rústica. O aventureiro pelo que se sabe, veio para caçar e a procura de um canto sossegado para ficar. Isso se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a do S. Antonio Alves de Oliveira seguida pela do Sr. Jonas Gonçalves de Menezes. Famílias que com o correr dos anos, se tornaram ligadas pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus.
Após 28 anos chegaram nesta região o Sr. Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio Augusto Ribeiro Filho, Antonio Augusto Fernandes e Antonio Custódio Alves, que dão todo o apoio ao Sr. Lesbino à formação da vila. O traçado geográfico foi feito pelo Sr. Antonio Augusto Ribeiro Filho. Roçam-se as matas e abrem-se três ruas e, o Sr. Antonio Fernandes deu-lhe o nome de POPULINA.
Etimologicamente falando, a palavra de origem Latina, significa: POPULIS – povo; LINA – pequena (pequeno povo), mas o sentido real da palavra é reunião de povo.
No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Batista, que ficou sendo o Padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados apenas no cartório.
A vila foi desenvolvida, passando a DISTRITO DE PAZ de Populina, criada no município de Estrela D'Oeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do município de Estrela D'Oeste, pela Lei n.º 2.454, de 30/12/52 e posto em prática em 01/01/53.
Em 1954 foi instalado o 1º Cartório de Registro Civil, tendo como responsável a Sra. Heloisa Torres Lapa. Populina foi elevada a Município pela Lei n.º 5.285, de 18/02/1959, instalado em 01/01/60, tendo como primeiro Prefeito o Sr. Santos Sartoreto.
Fonte: https://www.populina.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Populina
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Prainha Rio Grande Populina
A região dispõe de vasta qualidade de peixes como: tucunaré, piau, pacu, porquinho, mandi, piranha, barbado, pintado, corvina, caranha, entre outros.
ConhecerPrainha de Populina
Localizada a 17km do município de Populina, a prainha é considerada um refúgio dos moradores não somente da cidade, como também de toda a região.
Conhecer