Conheça Pontal - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:Humberto Favaro Rodrigues
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Pontal, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Catiguá 3.6 km
- Sertãozinho 13.8 km
- Pitangueiras 18.7 km
- Barrinha 22.7 km
- Dumont 24.8 km
- Ribeirão Preto 28.3 km
- Jardinópolis 28.4 km
- Viradouro 32 km
- Morro Agudo 32.9 km
- Sales Oliveira 34.8 km
- Orlândia 37.1 km
- Pradópolis 37.2 km
História de Pontal SP
No principio era o sertão bruto com suas matas indevassadas, palmilhado pelo terrível Gentio Caiapó.
Não havia ainda caminhos que ligassem esta região a velha estrada de Goiás que cruzava pelos lados de Batatais. Contudo muito antes da existência de caminhos, existiam as vias naturais construídas pelos rios Pardo e Mogi - Guaçu.
Em 21 de maio de 1817, por carta de sesmaria, oficialmente, aquele território passou a ter dono. Seu nome era Manoel Teotônio Rodrigues de Carvalho. Dele nada sabemos, apenas que cumpriu as normas exigidas para fazer jus a posse da sesmaria e que alguns anos depois, vendeu essas terras para José Fernandes Pena.
Indiscutivelmente, Manoel Teotônio Rodrigues de Carvalho, foi o primeiro proprietário de terras em Pontal, com uma sesmaria de 5.400 alqueires situada entre os rios Pardo e Mogi - Guaçú abrangendo o lugar denominado " Bico de Pontal", e a data de 21 de maio de 1817 é um marco oficial do desbravamento de nossa região.
De José Fernandes Pena a sesmaria passou para Estevão Ribeiro de Rezende e deste, seus descendentes permanecerão nessas terras até o final do século 19.
Até aqui se mantinha a unidade territorial da antiga sesmaria do Pontal que passa a ser denominada "Fazenda do Pontal".
Entre os primitivos povoadores da região, a tradição popular irmãos ONÇA: Joaquim Francisco da Silva Onça e Manoel Francisco da Silva Onça, o primeiro era ligado por casamento a família Pontes, antigos posseiros de parte das terras dos atuais municípios de Pontal e Sertãozinho, justamente nas áreas onde hoje se encontram as duas cidades.
Em março de 1885 a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais inicia a navegação a vapor no Mogi - Guaçu.
Em 1903, um grupo de moradores da pequena povoação que começava a se formar junto a estação ferroviária de Pontal, recentemente inaugurada, começaram a se organizar com o objetivo de construir uma Capelinha e formar um Patrimônio.
Entre esses pioneiros destacam - se a figura do Português Lourenço de Barros Moura, natural da ilha da Madeira, que liderou este movimento.
Tanto assim que, para Padroeiro do povoado, foi escolhido o Mártir São Lourenço.
No dia 07 de Dezembro de 1903, foi pedida uma contribuição para a Câmara municipal de Sertãozinho para a construção da primeira "Igreja".
Como o principal fundador era Lourenço de Barros Moura, ele mesmo se encarregou de fazer a doação de uma imagem do Mártir São Lourenço, que segundo a tradição teria sido trazida de Portugal.
Começando ai uma transformação para que PONTAL chegasse aonde está hoje.
Fonte: http://www.camarapontal.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Pontal
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!