Conheça Piracaia - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://fotografiasaereas.com.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Piracaia, uma cidade no interior de SP, que está aproximadamente 89 km da Capital e tem como vizinhas: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Igaratá, São José dos Campos, Joanópolis, Nazaré Paulista e Vargem.
O que fazer em Piracaia - Pontos Turísticos
Piracaia é um dos recantos naturais mais bonitos do Estado de São Paulo. A mãe natureza premiou este lugar em todos os aspectos. Incrustada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, possui cachoeiras, montanhas, trilhas, visuais de rara beleza, ótima para a prática de caminhadas, passeios de bike ou até mesmo a cavalo; local ideal para amantes de esportes de aventura.
Circundada por enormes represas que pertencem ao sistema Cantareira, oferece aos seus visitantes a pesca amadora e a pesca ecológica, bem como a prática de esportes náuticos.
O sistema Cantareira de represas onde Piracaia está inscrito é o berço das nascentes responsável por 60% do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, considerada uma das melhores águas do país com teor de potabilidade da ordem de 95%, abastecendo também a região de Jundiaí, Campinas através do Rio Cachoeira.
Turismo religioso em Piracaia - Igreja São Brás, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Santo Cruzeiro, Gruta Nossa Senhora Aparecida, Igreja Santa Cruz do Leopoldo, Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Turismo ecológico em Piracaia - Parque Ecológico, Parque Ecológico da Boa Vista, Caixa D’água, Trilha e Mirante da Boa Vista, Rota Atibainha.
Há vários Hotéis e Pousadas que oferecem hospedagem bastante satisfatória.
A gastronomia oferece opções de comida caseira à cozinha internacional, nos diversos hotéis e restaurantes cujas especialidades são: pescados (entre eles, a truta), comida japonesa, árabe, italiana, entre outras.
História de Piracaia - SP
Em 1817, destacava-se no município de Atibaia um bairro importante, quer pela sua população, quer pela fertilidade de suas terras e que se denominava Cachoeira. O município de Atibaia possuía um território extenso, além dos muitos bairros. No bairro Cachoeira residiam, além de outras pessoas, D. Leonor de Oliveira Franco, já casada com o capitão Manoel Manso de Almeida, seu filho tenente José Antonio, seu neto, capitão Antonio José de Moraes, seu sobrinho João Corrêa de Almeida e seu escravo Domingos José de Oliveira.
Sendo proprietária de um terreno e com o desejo de erigir uma capela, doou então um pedaço do terreno onde era uma montanha coberta de vegetação. Também havia plantação de palmito, roça de milho. Mandou colher a plantação e seu filho, o tenente José Antonio Luiz Ferreira, também conhecido como José Antonio de Oliveira, com auxílio de mais parentes e do escravo de D. Leonor, construiu uma pequena capela, feita de pau-a-pique, coberta de sapés, sob a invocação de Santo Antonio, santo de devoção de D. Leonor e Cachoeira em homenagem ao rio Cachoeira, ficando a Capela com o nome de Santo Antonio da Cachoeira (a Capelinha foi construída onde hoje é a Igreja da Matriz).
A inauguração foi marcada para o dia 13 de junho, dia do padroeiro. Mas o padre que deveria vir de Nazaré Paulista chegou somente no dia 16 de junho de 1817. Assim começou a formar os primeiros povoadores. As primeiras edificações do novo povoado são feitas pelos seguintes proprietários: capitão João Corrêa de Almeida, capitão Joaquim José da Silva Barroso, capitão Antonio José de Moraes, Francisco Nogueira (irmão de Ignácio Nogueira), o português João Batista de Oliveira, D. Maria Escholástica de Ornellas (viúva de Joaquim Frós), Antonio de Pádua Ferreira (natural de Campanha), Thereza Frós, Pedro Rodrigues de Oliveira (Nhonhô Preto) e José Lopes de Moraes Teixeira. As moradias eram ao redor da Capelinha. Logo vieram mais famílias e o comércio.
D. Leonor, a fundadora, faleceu em 2 de junho de 1835, com 84 anos. Por disposição feita em seu testamento, D. Leonor foi sepultada na Igreja de Nazaré Paulista.
Datas Históricas
- 1817 – 16 de junho: Fundação do Povoado
- 1836 – 5 de março: Elevada à categoria de freguesia com o nome de Santo Antonio da Cachoeira
- 1885 – 21 de março: Elevada à categoria de Vila ainda com o nome de Santo Antonio da Cachoeira
- 1906 – 20 de agosto: Passou a chamar-se Piracaia, pela Lei nº 997
Origem do Nome
Piracaia – significa em tupi PEIXE QUEIMADO – PIRA=PEIXE, KAIA=QUEIMADO
Fonte:https://www.piracaia.sp.gov.br/
https://www.guiadoturismobrasil.com/
Sugestões Para Conhecer em Piracaia
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Cachoeira da Mãozinha - Piracaia
A Cachoeira da Mãozinha fica localizada no caminho de Piracaia para Joanópolis. Fica à aproximadamente 14 km da cidade de Piracaia. O acesso é por estrada rural após passar a Represa Atibainha.
ConhecerCachoeira da Mãozinha - Piracaia
A Cachoeira da Mãozinha fica localizada no caminho de Piracaia para Joanópolis. Fica à aproximadamente 14 km da cidade de Piracaia. O acesso é por estrada rural após passar a Represa Atibainha.
ConhecerCachoeira da Mãozinha - Piracaia
A Cachoeira da Mãozinha fica localizada no caminho de Piracaia para Joanópolis. Fica à aproximadamente 14 km da cidade de Piracaia. O acesso é por estrada rural após passar a Represa Atibainha.
Conhecer