Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Pariquera-Açu - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Pariquera-Açu
Não sabe o que fazer em Pariquera-Açu? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Pariquera-Açu
Onde Ficar em Pariquera-Açu
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Pariquera-Açu. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Pariquera-Açu
Onde Comer em Pariquera-Açu
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Pariquera-Açu. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Pariquera-Açu
Utilidades e Emergências em Pariquera-Açu
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Pariquera-Açu. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Pariquera-Açu

Foto:https://www.pariqueraacu.sp.gov.br/


Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Pariquera-Açu, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:

  1. Jacupiranga 11 km
  2. Cajati 22.2 km
  3. Registro 25.2 km
  4. Eldorado 30.8 km
  5. Iguape 31.7 km
  6. Ilha Comprida 33 km
  7. Cananéia 35.3 km
  8. Sete Barras 37.5 km
  9. Juquiá 50 km

O que fazer em Pariquera-Açu - Pontos Turísticos

  1. Casa de Pedra
  2. Cachoeira do Exorcismo
  3. Campina do Encantado
  4. Igreja de São Paulo Apóstolo

No Vale do Ribeira, Pariquera-Açu é um município do Parque Estadual da Campina do Encantado, e pertence ao CIRCUITO LAGAMAR SP DE CICLOTURISMO - O nome significa cercado ou armadilha para pegar peixes grandes.  As atrações turísticas: Estação Ecológica de Chauás, Igreja Matriz e a Casa de Pedra e a tradicional Festa das Nações.

Um dos potenciais turísticos do município, a Casa de Pedra foi construída em 1.905 pelo imigrante alemão Rodolpho Harzer, no estilo europeu, próxima às montanhas, matas deslumbrantes e cachoeiras. A área do Parque conta com uma infraestrutura apropriada para o atendimento ao turista, com serviço de bar, quiosques com churrasqueiras quadra de vôlei, campo de futebol society, camping e trilhas.

O Parque Estadual Campina do Encantado, Núcleo de Visitação Campina do Encantado possibilitará o inicio da Visitação ao parque, com sala de audiovisual para cursos e outros eventos ambientais, alojamento para pesquisadores e técnicos. Flora e Fauna completam a riqueza ambiental do Parque. As bromélias, espécie típica de vegetação de restinga, formam verdadeiros "tapetes" pelo interior da mata.

A reserva é caracterizada pelas turfeiras (solo rico em gás metano) e por sua vegetação de bromélias. Entre as trilhas abertas ao público, as mais leves são a da Brejaúva, com cerca de 30 minutos e a das Palmáceas, com cerca de 40 minutos – em ambas dá para ver e ouvir aves como guaches, arapongas e surucuás.

A Trilha da Campina, que tem 3 km com trechos mais complicados e áreas às vezes alagadas, leva ao chamado “fogo da Campina’, principal atração do parque, onde os guias costumam riscar fósforos para que chamas azuladas brotem do chão.

História de Pariquera-Açu - SP

Em meados do século XVIII, os imigrantes que chegavam a Cananéia ou Iguape e precisavam se deslocar para Xiririca (atualmente Eldorado), tinham duas opções: Seguir pelo Ribeira de Iguape, ou fazer o trajeto terrestre a pé, ou cavalgando. 

Em ambos os casos, a viagem durava dias e por isso, em uma região de planície, fora construída a primeira pousada, às margens dos Rios Turvo e Pariquera-Açu (ou Pariquera-Assu, de acordo com a grafia da época, que deriva da língua tupi onde “pari” (barragem e pesca), “puera” (extinta) e “ussu” (grande), dão o significado de “grande barragem extinta”. Há ainda outra vertente que diz que o significado de Pariquera-Açu é “cercado de peixes grandes” (um covo).

O local agradável contava com construções antigas (choças), cujas coberturas eram feitas com folhas de palmeiras guaricana. Lá se instalaram novas casas em torno da pousada. Nascia assim, a "aldeia Guaricana", que permaneceu sem grandes mudanças por muitos anos, sempre oferecendo pousada tranquila aos viajantes.

No ano de 1854, a Presidência da Província de São Paulo nomeou funcionários para a administração, de um projeto de desenvolvimento agrícola na região, criando diversos núcleos coloniais, sendo um deles, o núcleo colonial de Pariquera-Açu (assim nomeado por conta do rio que o banhava).

O núcleo colonial de Pariquera-Açu foi criado para receber exclusivamente os imigrantes europeus que chegavam ao Brasil, onde apenas três décadas depois, o projeto passou a ter sucesso, com a chegada de poloneses, italianos, húngaros, suíços, e alemães, que passaram a desenvolver suas lavouras.

Em 11 de janeiro de 1901, o Congresso do Estado fez a emancipação de diversos núcleos coloniais, incluindo o núcleo colonial de Pariquera-Açu e, oito anos depois, foram distribuídos os primeiros títulos de propriedade.

O pequeno núcleo colonial desenvolveu-se com facilidade, por não possuir problemas fundiários nem terras improdutivas, o que a diferencia dos demais municípios da região. Nem mesmo as dificuldades de acesso e escoamento da produção de arroz (predominante na época) impediram o desenvolvimento.

No dia 11 de fevereiro de 1935, o decreto nº 6.959 criou o Distrito de Paz de Pariquera-Açu, subordinado ao município de Jacupiranga. Vinte anos depois, em 30 de dezembro de 1953, Pariquera-Açu ganhou o status de município e teve acrescentadas ao seu território, áreas desmembradas de Iguape, Registro e Jacupiranga, ficando com então 356 km². 

Apenas dois anos depois de ser elevada a município, Pariquera-Açu teve seu primeiro prefeito empossado - O Sr. Ivo Zanella, que dirigiu o município de 1955 até 1958

Na data de 28 de janeiro de 1950, por ocasião da visita do então governador do Estado de São Paulo Adhemar de Barros, foram inaugurados, além do Hospital Regional que levava seu nome, o Aeroporto do Município (onde hoje está localizado o Centro de Eventos e Avenida Olímpica), a Rede de Abastecimento de Água da cidade (atual Ecoparque Caixa d’água), o Coro da Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, e o lançamento da pedra fundamental do Jardim da Praça Matriz.

Durante este período, Pariquera-Açu tornou-se uma unidade administrativa que, constantemente recebia a visita de presidentes da república, que despachavam do município.

Fonte: https://www.pariqueraacu.sp.gov.br/

https://www.guiadoturismobrasil.com/

 

 


Sugestões Para Conhecer em Pariquera-Açu

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico!

Conhecer
Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico!

Conhecer
Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu

As melhores trilhas do interior de São Paulo estão aqui no Refúgios! O destaque hoje vai para a Trilha da Brejaúva em Pariquera-Açu! Essa incrível trilha oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, um verdadeiro paraíso ecológico!

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·