Conheça Paranapanema - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Ezequias Pedroso
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Paranapanema, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:
- Campina do Monte Alegre 33.1 km
- Itatinga 33.7 km
- Angatuba 33.8 km
- Itaí 37.5 km
- Avaré 38.3 km
- Arandu 43.7 km
- Buri 47.9 km
- Pardinho 49.2 km
Estação Ecológica de Paranapanema
Situada à 25 km da sede do município, a Estação Ecológica, preserva um dos últimos remanescentes da Floresta Latifoliada Semi-Decídua do Sudoeste Paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como: Veado-Catingueiro, Tamanduá Bandeira, Paca, Jacu, Jaguatirica e Araponga, entre muitos outros.
A Floresta de Paranapanema, da qual a Estação Ecológica foi desmembrada, tem origem no Decreto nº 40.992, de 06/11/62 que desapropriou imóvel pertencente à Fazenda Vitória no distrito e município de Paranapanema, Comarca de Avaré, com 2.182,84 há, necessária à expansão dos trabalhos de pesquisa e reflorestamento do extinto Serviço Florestal da Secretaria da Agricultura, atual Instituto Florestal, da Secretaria do meio Ambiente.
O Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é responsável pela administração, pesquisa e manutenção de um patrimônio com aproximadamente 900 mil hectares que abrange Parques, Reservas, Estações Ecológicas, Estações Experimentais e Florestas Estaduais.
Ilha do Sol Paranapanema - SP
A praia de água doce está situada a 7 km da sede do município, às margens da Represa Jurumirim, de acesso livre, possui banheiro, campo de futebol e vôlei de areia, pesqueiro e rampa para embarcações.
A Ilha do Sol é também local apropriado para a prática esportes náutico, como vela, canoagem e jet-ski. Além disso, possibilita aos visitantes horas agradáveis em contato com a natureza e ao final das tardes um maravilhoso pôr-do-sol, para agradecer a presença e convidar a retornar mais vezes para essa beleza natural.
Represa de Jurumiriim
Represa de Jurumirim é formada pelo represamento da Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha dez municípios no centro-sul do estado.
O nome Jurumirim vem do tupi e significa “foz pequena”. Tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura.
A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. É importante lembrar que, um quinto de toda a área da Represa fica em nosso Município, propiciando diversas áreas com infra-estrutura como: a Praia dos Holandeses, a Praia Branca, os Loteamentos Santa Cristina e Enseada Azul e a nossa praia fluvial Ilha do Sol.
Campos de Holambra - Paranapanema
Fundada em 1960 por imigrantes Holandeses, o nome Holambra vem das junções: HOL – Holanda, AM – América e BRA – Brasil, e que era conhecida até 2007 como Holambra II – Bairro da Estância Turística de Paranapanema. Por força de Lei Municipal, a comunidade foi elevada a distrito denominado Campos de Holambra, em homenagem a produção agrícola, que é o destaque da economia do município.
Campos de Holambra é nacionalmente conhecida pela produção de flores e frutas de clima temperado (pêssegos, ameixas, nectarinas e maçãs), além de ser referência como um dos maiores pólos irrigados com pivô central do Estado de São Paulo e de possuir uma das maiores usinas de beneficiamento de algodão da América Latina.
Por essas características, a Estância Turística de Paranapanema é também conhecida como Capital da Tecnologia Agrícola e um ótimo destino para o turismo rural e cultural, possuindo diversos atrativos que você pode conhecer através de Roteiros com guias qualificados.
História de Paranapanema - SP
A primitiva povoação achava – se em território que pertencia ao Município de Faxina , hoje Itapeva , do qual veio a desmembrar – se posteriormente . Atraidas pela fertilidade da terra , pela topografia plana e pelo clima ameno, aqui se estabeleceram diversas famílias, erguendo modesta capela sob a invocação de ; Nossa Senhora do Bom Sucesso, cujo o patrimônio foi doado à igreja pelo Capitão José Pinto de Melo .
O ato de doação foi feito em 1856, com a presença do vigário de Botucatu, Padre Modesto Marques Texeira , tendo por testemunhas os senhores Pedro Soares de Barros e Martino de Oliveira .
Em 1858 Fernando de Melo , Capitão Pinto de Melo , Pedro Soares e Barros, Martino de Oliveira e outros, reunidos sob a presidência do primeiro, elaboraram a planta da povoação em direção à igreja recém -construida, distante três quilometros da margem esquerda do Rio Paranapanema .
Formou – se aí o povoado que, em 20 de Abril de 1859, pela Lei Provincial número 20, tornou-se freguesia e pela Lei Provincial número 33, de 10 de Março de 1885 foi elevada à categoria de Vila, sendo que a primeira Câmara foi instalada em 02 de Maio de 1886, e assim era composta: presidente João Domingues Leite; vice presidente Silvério Araújo Costa. Alferes Adelino Brizola , José Antonio Caetano Soares Rosendo Walter Shimidt e José Azevedo Amaral Gurgel, Alfredo Antonio Duarte , secretário; Oltinho Alfredo Soares , procurador e doutor Antonio Augusto Nogueira Gama, advogado e relator do primeiro código de posturas e regimento interno.
Criação da Séde
Pela Lei Estadual número 1.038, de 19 de Dezembro de 1906, foi criada a sede do Município, sendo o primeiro Prefeito o Sr. José Bernardino de Souza Cardia.
Vieram a seguir os seguintes Prefeitos: Antônio Dias Pedroso, Tenente Octaviano Ramos, Tenente Faustino Rodrigues de Carvalho, José Oliveira Brizola, Amador Domingues Leite, Professor Américo Ugulini, Fernando Lima de Oliveira, Antonio Luiz Duarte, Maximiano Dias da Silva, Augusto Pimazoni e João Beltrani. Durante a gestão deste último, pelo Decreto-Lei número 6.530 de 03 de Julho de 1934, o Município que então chamava-se Bonsucesso, foi extinto e incorporado ao de Itai, do qual passou a ser distrito até 1944
.Em conformidade com o decreto-lei Estadual 14.334, de 30 de novembro de 1944, foi restaurado o Município com o nome de Paranapanema que foi solenemente instalado a primeiro de Janeiro de 1945. sendo seu primeiro Prefeito Sr. João Domingues de Oliveira de 1944 à 1947, nomeado pelo Governador Estadual, Dr. Fernando Costa. O primeiro prefeito recebeu as chaves do Município das mãos do Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas. A seguir Paranapanema teve os seguintes prefeitos: O Senhor José Gonçalves Mendes, que assumiu o cargo em 26 de abril de 1947, nomeado pelo governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, tendo governado por apenas 8 meses quando vieram as eleições, sendo escolhido o terceiro prefeito de Paranapanema Amadeu Pereira de Mello.
Fonte: https://www.paranapanema.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Paranapanema
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!