Conheça Ouroeste - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://blog.grancursosonline.com.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Ouroeste, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas: Indiaporã, Guarani d'Oeste e Turmalina.
O Que Fazer em Ouroeste - Pontos Turísticos
Os atrativos naturais, o relevo e a fauna e flora local proporcionam ao visitante o contato com a história de civilizações milenares que ocuparam a margem do Rio Grande. Trilhas, cachoeiras e muita aventura esperam por você.
MUSEU ÁGUA VERMELHA - OUROESTE
O Museu Água Vermelha, localizado no centro da cidade de Ouroeste, é considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) instituição museológica única da 8ª Região Administrativa de São José do Rio Preto. Foi projetado respeitando padrões internacionais de conservação, sob a orientação de arqueólogos e antropólogos do MAE-USP (Museu Arqueológico do Estado). É equipado com infraestrutura completa para acondicionamento do acervo arqueológico e recebimento de visitantes e pesquisadores. O museu dispõe de acessibilidade, como rampas e banheiro adaptados, auditório multimídia com capacidade para cinquenta pessoas, reserva técnica e área de expografia climatizada, laboratório de expografia e pesquisa, arquivo, pinacoteca e sinalização bilíngue (português e inglês). O espaço mantém uma programação permanente que contempla visitas monitoradas para escolas, universidades e pesquisadores. Recebe semanalmente visitantes da região, de diversos locais do Brasil e da América Latina.
CACHOEIRA DA JANDAIA EM OUROESTE
O potencial para a prática de ecoturismo em Ouroeste é notado em seus atrativos naturais como cachoeiras, lagos e corredeiras. É o município com maior concentração de atrativos do Noroeste Paulista. Este potencial é histórico, o local foi explorado por nossos antepassados, há mais de mil anos.
Sendo considerado o maior município com concentração de atrativos do Noroeste Paulista, Ouroeste abriga uma das mais lindas belezas naturais: A famosa Cachoeira de Jandaia. Este potencial histórico é muito apreciado pelos turistas que passam pela cidade.
CACHOEIRA DO VELOSO
O potencial para a prática de ecoturismo em Ouroeste é notado em seus atrativos naturais como cachoeiras, lagos e corredeiras. É o município com maior concentração de atrativos do Noroeste Paulista. Este potencial é histórico, o local foi explorado por nossos antepassados, há mais de mil anos.
O Município de Ouroeste é privilegiado pela sua condição geográfica, geológica e arqueológica, dando destaque para seus atrativos naturais como as cachoeiras. A Cachoeira do Veloso é, sem dúvida, uma ótima opção para a prática do ecoturismo.
USINA HIDRELÉTRICA
A construção da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, localizada no município de Ouroeste, teve início em 1974 e conclusão em 1979.
Muitas famílias de outras localidades foram chegando e se instalando em Ouroeste, onde a CESP construiu várias casas, transformando- se em núcleo residencial para alojar os trabalhadores que estavam na construção da usina. Junto foi construído a pista de aeroporto e o hotel da Cesp, o que contribuiu e acelerou muito o processo de crescimento e desenvolvimento de Ouroeste.
Com 1.396,20 MW de potência instalada, está localizada no rio Grande a 80 km da confluência com o rio Paranaíba, tem sua produção de energia destinada a região que mais consome energia elétrica em todo o país, a região Sudeste.
História de Ouroeste - SP
Foi aproximadamente em 1948 que se deu à formação do povoado de Ouroeste. Atraídos pela fertilidade do solo e pela localização, foram chegando os primeiros moradores, desbravando os sertões da região.
Ergueram-se as primeiras casas de pau-a-pique, iniciou-se o período de colonização com as plantações e a criação de animais.
Com o tempo, formou-se um vilarejo; logo veio a primeira casa comercial. Com isso, surgiram os primeiros comerciantes, que buscavam atender as pessoas que lá estavam morando.
A fundação da vila foi oficialmente em 27 de janeiro de 1952 pelo agropecuarista Sr. João Zeferino Ferreira Velloso, e ganhou o nome por seu fundador, devido sua localização geográfica, a noroeste do Estado e por causa da terra fértil - “terra que valia ouro”, terras por ele doadas.
Nesta data foi celebrada a primeira missa, e erguido o cruzeiro onde hoje está localizada a Igreja da Matriz.
Com o passar do tempo, novos moradores começaram a surgir e a vila foi crescendo e chamando a atenção pela sua produção. Com isso passou a ser povoado, fazendo parte do então município de Guarani D’Oeste, em 1º de janeiro de 1959.
Em 1960 foi eleito o primeiro prefeito de Guarani D’Oeste, Antônio Hernandes (in memória), município que Ouroeste passou a pertencer desde então.
Devido o seu desenvolvimento, Ouroeste ganhou projeção, e com isso passou a ser superior a sede do município.
Com a implantação e construção da Usina Água Vermelha (iniciada em 1974), localizada em suas terras, muitas famílias de outras localidades foram chegando e se instalando em Ouroeste, onde a CESP construiu várias casas, transformando em núcleo residencial., para alojar os trabalhadores que estavam na construção da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha. Junto foi construída pista de aeroporto, o hotel, e isto contribuiu muito e acelerou o processo de crescimento e desenvolvimento de Ouroeste.
Em 1968, o colégio eleitoral de Ouroeste cresce e supera o da sede, e o povoado de Ouroeste foi marcado por sucessivos desenvolvimentos tornando maior do que a própria sede do município de Guarani D’Oeste.
Em 1990, precisamente no dia 16 de outubro, Ouroeste foi levado a categoria de Distrito pela Lei Municipal nº 398; e não parou por aí. Contando com várias lojas, supermercados, agências bancarias e principalmente com força política, pois os governantes do municípios de Guarani D’Oeste eram sempre de Ouroeste, então começou um processo de emancipação política.
O autor do projeto de lei que elevou Ouroeste a categoria de distrito, que na época era vereador, foi o ex prefeito Edvaldo Fraga da Silva.
Então, através de um plebiscito, a população votou pela emancipação. Foi aí que, em 27 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº 9330/95, o ex- Governador Mário Covas sanciona a Lei criando o Município de Ouroeste, baseado na lei que impedia o distrito de ser maior que a sede, que na época Ouroeste, até então distrito, possuía 5 mil habitantes e o município sede, Guarani D’ Oeste 2 mil habitantes.
A partir de então, Ouroeste tornou-se município e já tem seu próprio governo desde 1997.
O primeiro prefeito do Município de Ouroeste, foi empossado em 1 de janeiro de 1997, o Sr. Nelson Pinhel e o Vice-Prefeito Sebastião Geraldo da Silva.
https://www.ouroeste.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Ouroeste
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Complexo Hotel da Cesp Ouroeste
Composto por seis pavimentos, pode ser considerada uma das maiores estruturas hoteleiras da região.
ConhecerSítio Água Vermelha Ouroeste
Nesta visita o turista tem acesso ao local onde foram encontradas as primeiras ossadas e conhecer um interessante fenômeno geoquímico, considerado único no Brasil, denominado concreção natural.
ConhecerCachoeira de Jandaia Ouroeste
O potencial para a prática de ecoturismo em Ouroeste é notado em seus atrativos naturais como cachoeiras, lagos e corredeiras.
Conhecer