Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Ouro Verde - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Ouro Verde
Não sabe o que fazer em Ouro Verde? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Ouro Verde
Onde Ficar em Ouro Verde
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Ouro Verde. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Ouro Verde
Onde Comer em Ouro Verde
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Ouro Verde. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Ouro Verde
Utilidades e Emergências em Ouro Verde
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Ouro Verde. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Ouro Verde

Foto:Lúcio vídeo play - Youtube


Viajar, conhecer pontos turísticos, novas culturas e costumes é uma excelente decisão. Hoje é dia de conhecer Ouro Verde, uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas:

- ao norte, Tupi Paulista e Santa Mercedes

- ao sul, Presidente Venceslau

- ao leste, Dracena, e

- ao oeste, Panorama

O Município pertence à comarca de Dracena.

História de Ouro Verde - SP

OURO VERDE, localizado à margem esquerda do Córrego Marrecas, no espigão Peixe-Feio, região esta designada Nova Alta Paulista, foi fundada em 23 de março de 1945, pelo fundador OLAVO RIBEIRO DO VAL, que nesse intuito adquiriu   800  alqueires de terras  na  conhecida   Região  ( Zona da Mata ), na comarca de Lucélia, originando-se o nome de “Ouro Verde”, em virtude das terras serem apropriadas para a cultura do café, o “ouro verde” do Brasil. A princípio tudo foi difícil, pois não havia comunicação de espécie alguma. Como não houvesse via de acesso foram abertas várias picadas que iam ter ao local onde iniciaram as derrubadas de matas e lotearam terras a fim de abrigarem os futuros moradores do povoado. Devido a falta de comunicação tornava-se quase impossível o povoamento do lugar. Para sanar essa dificuldade, abriram estradas ligando o povoado às localidades vizinhas. Começa, então, a progredir o novo núcleo. A 7 de dezembro de 1947, frei Angélico de Roseira celebrava a primeira missa na capela onde hoje se encontra a  Matriz de Ouro Verde. com o desenvolvimento da agricultura, principalmente a lavoura do café teve início o grande surto econômico da povoação. Em face do grande e rápido progresso foi Ouro Verde - elevado à categoria de Distrito de Paz com terras desmembradas do Distrito de Gracianópolis ( Tupi Paulista ), pela Lei nº. 233, de 24 de dezembro de 1948. Foi elevado a Município, na Comarca de Dracena, com sede na vila de igual nome e com Território desmembrado do respectivo distrito e do da sede do Município de Dracena, com uma população aproximada de 800 habitantes. Ouro Verde, foi elevado a Município, pela Lei nº. 2.456, de 23 de dezembro de 1953 e  teve a sua instalação política e administrativa em 1º. de janeiro de 1954. Contava na época com 2.000 habitantes.

Pelo Censo de 2000, do IBGE, Ouro Verde contava com uma população total de 7.146 habitantes,  sendo 6.343 na Zona Urbana e 803 na Zona Rural. Do total de habitantes, 3.596, são homens e 3.550 são mulheres. No censo de 2007, foi apurado uma população de 7.668 habitantes, sendo 7.053 na Zona Urbana e 615 na Zona Rural. Do total de habitantes, 3.835 são homens e 3.827 são mulheres. No censo de 2010, foi apurado uma população de 7.800 habitantes, sendo 7.176 na Zona Urbana e 624 na Zona Rural. Do total de habitantes, 3.866 são homens e 3.934 são mulheres.

Sua localização geográfica obedece as seguintes coordenadas: 21º 30’ latitude sul e 51º 43” de longitude W. Gr. O clima, segundo Koppen, classifica-se como tropical, com temperatura média anual de 26,50.C e uma precipitação pluviométrica anual de 1.293mm. Quanto à hidrografia, o município é banhado pelo Rio do Peixe, afluente das margem esquerda do Rio Paraná.

Com uma extensão territorial de 274 km2, diminui para 267km2, ou seja 11.033,50 alqueires, face ao parque da CESP do Rio do Peixe, sua malha viária é servida em sua maioria de estradas vicinais de terra (não pavimentadas). Tendo, segundo o IBGE a altitude de 430 metros e um clima tropical úmido com estação chuvosa no verão e seca no inverno.Seu relevo caracteriza-se como sendo suavemente ondulado, o solo é do tipo arenoso de alta e média fertilidade, favorecendo a prática das atividades agrícolas.

 

No Sistema Viário, conta com as seguintes ligações:

RODOVIÁRIAS:  

com a Capital, do Estado, pela SP-294, via Dracena, 664 km

com Dracena - 17 km

com Panorama - 32 km

com Santa Mercedes, via vicinal Caic - 18 km

com Presidente Venceslau, via SP-563 - 60 km

com Presidente Prudente via SP-563 e Raposo Tavares – 119 km

com São Paulo via SP-João Ribeiro de Barros e Castelo Branco – 664 km

 

FERROVIÁRIA: com a Capital do Estado - 656 km

 

RIO  E CÓRREGOS

O Rio do Peixe localiza na divisa com o Município de Presidente Venceslau, que por motivo da construção do Reservatório da UHE Sérgio Motta ( Porto Primavera ) a sua margem transformou-se em Parque Estadual para preservação ambiental.

São vários os córregos de cortam o município, tais como: Itambí, Marrecas, São Bento, Apiaí e Capivara.

 

PRODUTOS AGRÍCOLAS CULTIVADAS

De acordo com o levantamento agropecuário da APROVERDE, a Associação dos Produtores Rurais de Ouro Verde, a produção agrícola é comercializada da seguinte forma:

- O feijão: é comercializada diretamente na Bolsa de Mercadorias &Futuro de São Paulo e com cerealistas nas cidades de Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista.

- O milho: 35% fica no município para alimentação de animais (suínos, aves, muares, etc.), os outros 65% são comercializados.

- O café: é vendido para beneficiadores situados em Dracena

- A borracha: é comercializada com as usinas de beneficiamento na cidade de Parapuã

- cana de açúcar industrialização nas usinas de álcool e açúcar.

 

PRODUÇÃO PECUÁRIA MUNICIPAL

O rebanho bovino de leite.

 

PRINCIPAIS PRODUTOS COMERCIALIZADOS

- mobiliários (móveis e madeiras)

- vestuário, calçados e artefatos de tecidos

- produtos alimentares

- metalúrgica(grades e portões de ferro)

- minerais não metálicos (tijolos, blocos e lajotas)


Sugestões Para Conhecer em Ouro Verde

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·