Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Nova Europa - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Nova Europa
Não sabe o que fazer em Nova Europa? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Nova Europa
Onde Ficar em Nova Europa
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Nova Europa. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Nova Europa
Onde Comer em Nova Europa
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Nova Europa. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Nova Europa
Utilidades e Emergências em Nova Europa
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Nova Europa. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Nova Europa

Foto:Jornal Fala Cidade News - Nova Europa


Viajar e conhecer novas culturas e pontos turísticos é uma experiência revigorante. Hoje você via saber o que que fazer em Nova Europa no interior de SP, tem como vizinhas Gavião Peixoto, Tabatinga, Matão e Itaju.

História de Nova Europa SP

As origens do povoamento do Cambuy remontam ao século XIX, quando em 1815, foi concedida uma sesmaria, nos sertões de Araraquara, ao Coronel Joaquim José Pinto de Moraes Leme. A colonização, no entanto, iniciou somente em 1906, quando o Governo do Estado adquiriu do Desembargador Bernardo Avelino Gavião Peixoto, herdeiro do antigo sesmeiro, parte das terras para instalação dos núcleos coloniais de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto.

Nesses núcleos foram criados vários incentivos para atrair imigrantes, residentes ou não no País: isenção de pagamento antecipado para aquisição de lotes, longos prazos de pagamento, campo de demonstração. A Estrada de Ferro de Dourado, com ponto inicial em Ribeirão Bonito, onde fazia conexão com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, uniu os núcleos, em 1908, possibilitando o rápido escoamento da produção agrícola local.

O núcleo de Nova Europa - assim denominado em homenagem aos imigrantes europeus, destacou­-se dos demais, devido à alta produção de café, arroz, algodão, milho e outros cereais.

O dia 12 de janeiro é a maior de todas as datas para o município de Nova Europa. Em 12 de janeiro de 1907, imigrantes europeus fundaram o que é hoje, Nova Europa.

Um dos grandes conhecedores da história novaeuropense, o falecido ex-prefeito Alaôr Buzzá, conta que imigrantes alemães, russos, italianos, portugueses e espanhóis desbravaram as terras, ainda virgens, desta região, a convite do Governo do Estado de São Paulo.

O próprio Governo Estadual em seu museu localizado na Estação da Luz, narra essa trajetória de heroismo e bravura.

As terras do Estado estavam divididas em núcleos. O que hoje é Nova Europa, no início dos anos 1.900 era o Núcleo do Cambuhy. Esse núcleo também foi dividido em lotes de terra que precisavam ser lavrados e cuidados. Por conta disso, São Paulo permitiu que os primeiros imigrantes viessem e residissem nesse território coberto de densas matas; um território, até então, inexplorado e completamente desabitado.

A história conta que as primeiras famílias a chegarem aqui, em outubro de 1906, foram as famílias Hoffman, Assme e Schmidt. Na sequência, quase que imediatamente, vieram as famílias Urga, Franco e Ruiz.

Todas elas receberam um lote de terra, zinco, galinhas, ferramentas do campo, sementes e um prazo para cultivarem e começarem a produzir. Com o passar dos anos, outras várias famílias foram chegando e trabalhando a terra.

A ideia do Governo Estadual era habitar a região com mão de obra barata e gerar recursos em tempos difíceis.

O nome Nova Europa surgiu exatamente porque os europeus de várias regiões mudaram-se para cá. Inicialmente, o nome era Núcleo do Cambuhy, depois Núcleo Colonial de Nova Europa e, por fim, Nova Europa.

Atualmente, sua área territorial é de 160,87 km² e sua população, conforme estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 11.013 habitantes.

*Alguns sites não oficiais ponderam como sendo o dia 30 de janeiro de 1907, o dia de fundação de Nova Europa, contudo, a história oficial registrada no museu do Governo Estadual, oferece a data de 12 de janeiro de 1907 como a correta. Outras informações, como por exemplo, das primeiras famílias a chegarem nessa terra, também são dados oficiais extraídos da mesma fonte.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Nova Europa, por Lei Estadual nº 1409, de 30 de dezembro de 1913, no Município de Ibitinga.
Em divisão de 1911, não figura o Distrito de Nova Europa.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, Nova Europa figura como Distrito de Município de Ibitinga.
Lei Estadual nº 2085, de 18 de dezembro de 1925, transfere o Distrito de Nova Europa do Município de Ibitinga para o de Tabatinga.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Nova Europa figura no Município de Tabatinga.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Nova Europa é Distrito judiciário e pertence ao Município de Tabatinga, do termo e comarca de Ibitinga.
No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31-III-1938, o Distrito de Nova Europa permanece no Município de Tabatinga, assim figurando no quadro fixado pelo Decreto Estadual n.º 9775,de 30-XI-1938, para 1939-1943.
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Nova Europa figura igualmente no Município de Tabatinga, assim como no fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948 para 1949-1953.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Europa, por Lei estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Tabatinga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.
Figurando no quadro territorial para vigorar respectivamente, no período de 1954-1958, o município e figura com o Distrito Sede.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Sugestões Para Conhecer em Nova Europa

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·