Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Monte Mor - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Monte Mor
Não sabe o que fazer em Monte Mor? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Monte Mor
Onde Ficar em Monte Mor
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Monte Mor. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Monte Mor
Onde Comer em Monte Mor
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Monte Mor. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Monte Mor
Utilidades e Emergências em Monte Mor
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Monte Mor. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Monte Mor

Foto:https://vidabrasiltexas.com.br/


Viajar e conhecer novas culturas e pontos turísticos é uma experiência revigorante. Hoje você via saber o que que fazer em Monte Mor interior de SP e tem como vizinhas Elias Fausto 12.2 km, Hortolândia 14 km, Sumaré 14.9 km, Indaiatuba 18.4 km, Nova Odessa 18.7 km, Capivari 20.5 km, Rafard 22.7 km, Americana 23.3 km, Santa Bárbara d'Oeste 23.7 km, Mombuca 25.7 km, Paulínia 26.6 km e Campinas 26.6 km.

O que fazer em Monte Mor - Pontos Turísticos 

Museu Municipal “Elizabeth Aytai”

O Museu foi fundado em 05/11/1988, é o resultado de um trabalho de muita luta e dedicação do Dr. Desidério Aytai.A principal atividade do Museu é, naturalmente, organizar exposições do interesse da população local. Como nosso município é “uma família unida” (1), sentimos que havia necessidade de termos uma sala dedicada à história do Município. É a primeira sala, que procuramos melhorar sempre com novas informações, fotos, objetos de uso comunitário. Há uma segunda sala dedicada às exposições transitórias que ficam três ou quatro meses. Assim, anualmente temos novos temas expostos, de modo a manter uma dinâmica de interesse entre seus freqüentadores.

Endereço: Rua Siqueira Campos, 196 – Centro
Telefone:+55 (19) 3879-2174
www.montemor.sp.gov.br

Igreja Matriz

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, foi criada em 16 de agosto de 1832, pelo Bispo de São Paulo, D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade (1827 - 1847) foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de Indaiatuba, sendo canonicamente instituída em 16 de agosto de 1832. A origem da nossa igreja remonta a 1820, quando algumas famílias doaram terras para a construção e sustentação de uma capela sob invocação de Nossa Senhora do Patrocínio.
Igreja Luterana

No dia 19 de dezembro do ano de 1909 as famílias Alemães residentes no município de Monte Mor reuniram-se e fundaram a Sociedade Germânica, formada exclusivamente para Alemães e descendentes. O salão era para festividades e sala de aula onde se aprendia o idioma alemão com o professor Senhor Chimit, vindo da Alemanha,e uma professora para a língua portuguesa, filha desta cidade.Assim permaneceu nesse sistema até a Segunda Guerra Mundial e depois passou a ser chamada de Sociedade Progresso. O antigo salão hoje é a Comunidade da Igreja Luterana.


Igreja São Benedito

A capela São Benedito foi inaugurada em meados de 1900, sabe se dessa data por ter sido encontrada a caixa da Pedra Fundamental datada de 1900.Segundo relatos a Capela São Benedito foi construída para os escravos, pois, os mesmos não podiam freqüentar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, que era freqüentada pelas famílias nobres da cidade.Até o ano de 1950 no pátio da Capela São Benedito, hoje Praça da Bandeira, os descendentes de escravos ainda mantinham suas tradições organizando festas de 13 de Maio, dia da libertação dos escravos.

As festas eram realizadas em homenagem a Princesa Isabel e eles se reuniam para fazerem apresentações de samba, umbigadas e o Tambú.Faziam uma fogueira para aquecer os coros dos tamborins e pandeiros e improvisavam um fogão com tijolos e ferviam quentão para tomar a noite toda.As cantigas eram compostas na hora do Tambú sambando e cantando suas modinhas, com rimas de suas imaginações.Um dos versos mais conhecidos era exatamente assim: Abaixa Chico, Levanta João, Cabô a pinga, Cadê quentão.

História de Monte Mor SP

Muito tempo antes de o Brasil ser descoberto pelos portugueses, à área que compreende Monte Mor já era conhecida e habitada por índios da tribo Tupi-Guarani. Vestígios desta cultura, como fragmentos de cerâmica e material lítico (rochas e minerais) foram encontrados em escavações sistematicamente realizadas nos sítios Tapajós e Rage Maluf a partir de 1.971.

Fatores como a boa qualidade do solo e a água em abundância, através dos rios, ribeirões e córregos, contribuíram para atrair e fixar o homem neste local. Os primeiros a se fixarem, em razão destes fatores, foram os índios. Mais tarde, os cargueiros, vindos de Piracicaba, conduziam suas mercadorias agrícolas para serem comercializadas em centros maiores como São Paulo e Santos, encontravam nas terras de Monte Mor condições adequadas para o pouso.

Já no final do século XVIII, o Coronel Modesto Antonio Coelho Neto e o Alferes Luis Teixeira de Tolledo, receberam por sesmarias terras nesta região, estabeleceram-se aqui com suas famílias e escravos com o propósito de cultivá-las.

Em seguida, famílias vindas de Itu, Porto Feliz, passaram a adquirir suas propriedades, cultivando-as, tendo assim iniciado o primeiro desenvolvimento de Monte Mor. O núcleo urbano era pequeno com uma organização social incipiente. Como católicos fervorosos, em 1.820, as famílias Ferreira Alves, Bicudo de Aguirre e Aguirre Camargo, doaram terras para a construção e sustentação de uma Capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio. Nesta época o local era denominado Capela Curada de Nossa Senhora do Patrocínio de Capivari de Cima.

Fundação
Por decreto de 16 de agosto de 1832, a antiga Capela Curada foi ereta em Freguesia com a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio de Água Choca e por lei provincial da Assembleia Legislativa, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila de Monte Mor em 24 de março de 1871, data essa que se comemora o aniversário da Cidade.

Até 1878, Monte Mor pertenceu ao Termo de Itu, desta época em diante passou ao termo de Capivari, através de solicitação da Câmara Municipal à Assembleia Provincial.

A instalação de indústrias nos últimos anos, facilitada ainda pelos múltiplos loteamentos de baixo custo, feitos a pagamento de longo prazo, intensificaram a migração de várias regiões para Monte Mor. O crescimento populacional acarretou também no desenvolvimento similar de vários outros aspectos.

Fonte: http://pontosturisticosdecampinas.blogspot.com/

https://www.montemor.sp.gov.br/

 


Sugestões Para Conhecer em Monte Mor

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·