Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Monte Alto - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Monte Alto
Não sabe o que fazer em Monte Alto? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Monte Alto
Onde Ficar em Monte Alto
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Monte Alto. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Monte Alto
Onde Comer em Monte Alto
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Monte Alto. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Monte Alto
Utilidades e Emergências em Monte Alto
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Monte Alto. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Monte Alto

Foto:http://montealto.sp.gov.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar e conhecer novas culturas e pontos turísticos é uma experiência revigorante. Hoje você via saber o que que fazer em Monte Alto uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas Jaboticabal, Taquaritinga, Taiaçu, Taiuva, Vista Alegre do Alto, Fernando Prestes e Cândido Rodrigues.

História de Monte Alto - SP

O fundador de Monte Alto, o Capitão cirurgião-mor do Império, Pórfiro Luiz de Alcântara Pimentel, também criador de Monte Aprazível, iniciou o empreendimento na segunda metade do século XIX, conforme conta a sua biografia, a partir de um sonho, no qual após grandes dificuldades, chegaria a uma região igual a que encontrou junto à nascente do rio Turvo e quase ao pé da elevação correspondente à “Serra de Jaboticabal”.

Adquiriu aí quatro alqueires de terras para a formação de um patrimônio em louvor ao Senhor Bom Jesus de Pirapora, erguendo o cruzeiro e rezada a primeira missa em 15 de maio de 1881, fundou “Bom Jesus de Pirapora de Monte Alto das Três Divisas”.

Após a fundação, os moradores foram erguendo suas casas, tornando realidade o desejo do fundador de construir a “Cidade do Sonho”, cognome pelo qual é conhecida atualmente Monte Alto.

A cafeicultura foi inicialmente o principal fator de progresso e crescimento, levando à criação do Distrito de Paz em 1895, pertencendo a Jaboticabal até 1928, quando foi elevado a Município. Com o Município, iniciou-se uma fase de industrialização que acelerou o desenvolvimento do centro urbano.

De onírica imagem a cidade real; assim fez-se Monte Alto. Do sonho de um morador de Jaboticabal que tudo havia perdido em um incêndio surgiu a Cidade Sonho. Porfírio Luís de Alcântara Pimentel era farmacêutico e cirurgião do imperador Dom Pedro II.

Um dia sonhou com um planalto extenso tomado por um cafezal. Vislumbrou também que ao planalto dominava um monte, no alto do qual havia uma igreja. E em busca desse lugar ele partiu com o filho Antônio e com amigos. Embrenhou-se por terras desconhecidas, até encontrar o planalto e o monte com os quais havia sonhado.

Venceu o monte e, ao chegar ao topo, teve a certeza de que sonhara mesmo com aquele lugar. Então exclamou aos que o acompanhavam: “Aqui se chamará Bom Jesus de Pirapora das Três Divisas de Monte Alto!”. Adquiriu quatro alqueires para dar início à construção do povoado e, no dia 15 de maio de 1881, em louvor ao Senhor Bom Jesus, com a celebração de uma missa, fundava-se Monte Alto que, a partir de então, pertenceria a Jaboticabal.

Assim, graças ao forte desenvolvimento econômico baseado na cafeicultura, em 1895, apenas 14 anos após a fundação, Monte Alto tornava-se município, separando-se definitivamente de Jaboticabal. A criação da Comarca de Monte Alto deu-se em 1928. Pertenceriam a ela, além de Monte Alto, mais três municípios: Pirangi, Paraíso e, posteriormente, Vista Alegre do Alto. O primeiro juiz foi Carlos Kiellander e o primeiro promotor público foi Maurílio Correa Giudece.

Geografia
Monte Alto foi construída exatamente sobre o divisor de águas entre a bacia hidrográfica do Mogi Guaçu e a bacia hidrográfica do Turvo-Grande. A altitude média é de 735m, entretanto, alguns pontos ultrapassam os 800m.

Assim, a cidade possui o clima tropical de altitude, que se evidencia acima dos 600m e se caracteriza por apresentar verões chuvosos e quentes e invernos secos e frios, em que geadas e temperaturas muito próximas do ponto de congelamento não são incomuns. Segundo a classificação climática de Köppen, Monte Alto possui o clima Cwa, que é assim caracterizado: a primeira letra, que é “C” e é sempre maiúscula, informa que se trata de um clima mesotérmico, com a temperatura média do mês mais frio inferior a 18°C e superior a -3°C e que há pelo menos um mês em que a temperatura média é igual ou superior a 10°C. A segunda letra, que é “w” e é freqüentemente minúscula, explicita que as chuvas ocorrem predominantemente no verão, e que o mês menos chuvoso tem precipitação inferior a 60mm. A terceira letra, que é “a” e é sempre minúscula, indica que os verões são quentes, com a temperatura média do mês mais quente igual ou superior a 22°C.

A população monte-altense, até o começo do século XX, era formada majoritariamente por portugueses e seus descendentes. Até mesmo o fundador de Monte Alto, Porfírio Luís de Alcântara Pimentel, era descendente de portugueses. Houve também a chegada de muitos nordestinos, descendentes de portugueses, cuja migração não se confunde com as grandes migrações nordestinas iniciadas sobretudo a partir da década de 1950.

A partir da década de 1920 começam a chegar os italianos e os alemães. Pouco depois chegam os japoneses. Assim, italianos, alemães e japoneses alterariam a composição da população e seriam discriminados pela então elite monte-altense, especialmente durante a Segunda Grande Guerra. Dedicar-se-iam principalmente à agricultura e posteriormente, pouco a pouco, à indústria.

Atualmente há em Monte Alto predomínio do setor secundário e do setor terciário da economia. Entretanto, o setor primário permanece como atividade importante, destacando-se a cultura da cebola e a produção de frutas para exportação. Monte Alto possui indústrias de grande porte que, juntamente com as indústrias de pequeno porte, conferem perfil industrial ao município, cuja população urbana ultrapassa os 93% da população total.

Fonte: IBGE - https://www.guiadoturista.net/


Sugestões Para Conhecer em Monte Alto

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·