Conheça Mineiros do Tietê - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://www.setpar.com.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Vai viajar? Que tal conhecer o interior de SP, vivenciar novas culturas e conhecer pontos turísticos. Hoje é o dia de Mineiros do Tietê, que tem como vizinhas
Dois Córregos 8.6 km, Barra Bonita 14.6 km, Igaraçu do Tietê 15.6 km, Jaú 17.1 km, Macatuba 29.5 km, Torrinha 29.5 km, Bocaina 31.5 km, Santa Maria da Serra 34.2 km, Itapuí 34.2 km, Pederneiras 34.3 km, Brotas 35.9 km e Areiópolis 36.3 km.
O que fazer em Mineiros do Tietê - SP
Um dos atrativos turísticos mais conhecidos na cidade é o Salto D. Pedro II. Um parque ecológico com cerca de 10 metros de altura, localizado no Ribeirão São João, em área urbana.
Outro grande atrativo é a Represa do Rio Tietê. Formada pela Hidrelétrica de Barra Bonita no Rio Tietê, forma um grande lago que atinge aproximadamente 7 km de largura. Está localizada na área rural, a 15 km da cidade. Esse local é bastante frequentado pelos turistas e também pelos moradores para a realização da prática da pesca, camping, esportes náuticos, balneário e lazer.
Para os amantes da prática esportiva também é possível aproveitar a Serra do Morro Alto e a Pedra Branca, no “Baixão da Serra” – que faz parte da Serra de Brotas e possui mata nativa fechada, com riachos, cachoeiras, macacos, tucanos, pacas e outros animais selvagens. Há também três grandes morros de pedras e paredões no seu interior, onde se pratica “trilhas” e “enduros” (esporte com motocicletas).
Visitar a Fazenda Imperial também é uma boa opção de lazer, mais voltado para a história da cidade. O casarão de uma fazenda chama a atenção por sua edificação portentosa, notabilizou-se por ter sido palco de um dos mais importantes fatos históricos ocorridos na região. O imóvel hospedou o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina.
A Festa em Louvor a Santo Antônio, realizada todo ano no mês de junho, desde 1904, também atrai muitos visitantes. Comidas típicas, leilão de gado, queimas de fogos e quadrilhas de danças fazem parte da comemoração. A Festa ao padroeiro Santo Antônio de Pádua é a mais importante e antiga do Município.
História de Mineiros do Tietê - SP
O povoamento da região banhada pelo Ribeirão São João e Córrego do Pascoal, iniciou-se em meados do século XIX, quando aí chegaram algumas famílias provenientes de Minas Gerais, como os Corrêa de Mello, Dutra Lopes, os Gomes e Alves Pereira.
Por volta de 1875, um dos moradores do "Bairro dos Mineiros"- como ficou conhecido, tendo em vista a origem dos povoadores - Vicente Valério dos Santos, doou uma parte de suas terras para constituição de um patrimônio, ergueu uma capela em louvor de Santa Cruz, em torno da qual foram construídas casas entre elas, José Venâncio de Azevedo estabeleceu o seu comércio, seguido pelo imigrante italiano, Garibaldi de Luna, que, além de sua loja de tecidos, dava aulas de música, sendo fundador de banda local.
Dois fatos contribuíram para o progresso do povoado, a chegada da Estrada de Ferro Rio Claro, mais tarde comprada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro e a vinda de outro imigrante italiano, Salvador Vinaglia, que adquirindo gleba, loteou-a em chácaras, atraindo novos habitantes.
Em janeiro de 1891 a antiga Capela de Mineiros, teve criado o Distrito de Paz, no Município de Dois Córregos. Teve a denominação reduzida para Mineiros, em 1899, alterado para Mineiros do Tietê (o rio do mesmo nome banha o sul de seu território), em 1944.
Gentílico: Mineirostieteense
http://www.mineirosdotiete.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Mineiros do Tietê
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!