Conheça Miguelópolis - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://www.saopaulo.sp.gov.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Vai viajar? Que tal conhecer o interior de SP, vivenciar novas culturas e conhecer pontos turísticos. Hoje é dia de Miguelópolis, que está aproximadamente 402 km da capital e tem como vizinhas Aramina 27.3 km, Ipuã 29 km, Ituverava 31.8 km, Guaíra 33 km, Igarapava 33.7 km, Buritizal 34.3 km, Guará 35.5 km, Delta 36.1 km, Conceição das Alagoas 47.1 km, São Joaquim da Barra 47.7 km, Jeriquara 48.7 km e Uberaba 48.7 km.
A cidade nasceu do povoado de São Miguel de Arcanjo, seu padroeiro. Como já existia outra cidade com este nome, o povoado então passou a se chamar Miguelópolis. Miguel vem do padroeiro e polis significa cidade em grego.
O município é conhecido pelo clima agradável e potencial turístico, sendo famoso também pela pesca de tucunarés e por sua praia própria, a Prainha.
Miguelópolis faz divisa com Minas Gerais e tem um rio límpido. O Rio Grande fica a 2 km do centro, e nas margens é possível avistar ranchos que contrastam com os barcos que partem para a pesca e o movimento dos jet-skis.
Pelas ruas da cidade é possível ver uma curiosidade que encanta, o vai e vem das bicicletas. Vários quiosques com mesas nas calçadas também são comuns, e o bate-papo rola ao ar livre, típico do interior.
A cidade tem seu potencial turístico e é reconhecida em todo o Estado. A Prainha de Miguelópolis, como é conhecida, tem espaço de sobra para receber banhistas e a água do Rio Grande é uma das mais cristalinas da região.
Além da estrutura montada para receber os turistas, também possui um clima com temperatura média de 32ºC. Tudo isso estimula os banhistas, que encontram no balneário uma verdadeira praia de água doce.
A cidade também se dedica ao turismo de pesca. E, claro, o peixe mais procurado para comer ou pescar é o tucunaré, que tem carne saborosa e pouco espinho.
De lambuja os visitantes ainda podem apreciar um belíssimo visual das plantações de algodão na cidade.
A cidade fica na região de Barretos, cerca de 445 km da capital paulista. A chegada pode ser feita por dois caminhos, pela SP-425 ou pela SP-385.
História de Miguelópolis - SP
Consta que a terra tenha sido habitada por índios Caiapós. Mas com a decadência do ouro em Minas Gerais, muitos Mineiros migraram e dessas migrações resultaram inúmeras localidades novas; assim a família do senhor Francisco Antônio Junqueira adquire em 1.850, entre outras terras, pequenas áreas em Porto Antunes - atualmente Miguelópolis.
Em 1.895, já havia no local um aglomerado de moradas rústicas.
Com o ciclo do café, os trilhos da Mogiana vão plantando dormentes e forman-do cidades: em 1.901, chegam a Miguelópolis tirando-a da "era do sertão" e colocando-a na "era moderna", operada pela revolução mecânica. Onze anos depois era instalada a primeira farmácia no local e neste mesmo ano - 1906 - foi criada a primeira escola primária.
No ano de 1.910, Jacinto Felizardo Barbosa e o Capitão Hilário Alves de Freitas doaram cerca de 15 alqueires de terra a São Miguel Arcanjo, para formação do patrimônio.
A primeira casa de alvenaria de tijolos, coberta de telhas, foi construída por David Estevão Rodrigues, datada de 1.914.
De 1.910 à 1.913, São Miguel Arcanjo foi representado na Câmara Municipal de Ituverava pelo cidadão Armando da Cunha Barros, que deu início ao trabalho de emancipação política.
No ano de 1.916, a primeira igreja foi construída; em 1.921, o Distrito Policial foi criado com o nome de Miguelópolis, pois já existia outra cidade com o nome de São Miguel Arcanjo, sendo nomeadas as primeiras autoridades.
Em 24 de outubro de 1.927, pela Lei nº 2.204, foi criado o Distrito de Paz.
O cartório foi instalado em 14 de janeiro de 1.928 (data comemorativa do aniversário da cidade).
Pela Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, foi criado o município de Miguelópolis, tendo sido instalado a primeiro de janeiro de 1.945, com a posse de José Antônio da Silva Junior, no cargo de primeiro prefeito, nomeado pelo então governador do Estado.
Em 1947, realizou-se a primeira eleição para escolha dos dirigentes do município e assim começou a vida política do município.
Foi fundada em 1948 a primeira paróquia. O 1º pároco foi Francisco Balsola.
Por ocasião da instalação de sua Comarca, que deu-se a 17 de outubro de 1.965, Miguelópolis desligou-se da Comarca de Ituverava, datando sua criação de 18 de fevereiro de 1959, por força da lei nº 5.285.
Fonte: https://mesopolis.sp.gov.br/
https://www.saopaulo.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Miguelópolis
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!