Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Marília - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Marília
Não sabe o que fazer em Marília? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Marília
Onde Ficar em Marília
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Marília. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Marília
Onde Comer em Marília
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Marília. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Marília
Utilidades e Emergências em Marília
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Marília. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Marília

Foto:https://www.giromarilia.com.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Vai viajar? Conhece novas cidades, novas culturas e pontos turísticos é muito bom. Hoje é dia de conhecer Marília uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas Vera Cruz 12.6 km, Oriente 17.1 km, Ocauçu 24.9 km, Lupércio 25.7 km, Pompeia 26.6 km, Álvaro de Carvalho 28.5 km, Júlio Mesquita 29.3 km, Garça 29.7 km, Alvinlândia 31.1 km, Echaporã 34.9 km, Guaimbê 34.9 km e Oscar Bressane 36 km.

O que fazer em Marília - Pontos Turísticos

Templo Budista - Honpa Hongwanji
Em Marília, o Templo Honpa Hongwanji foi fundado em 21 de janeiro de 1962, porém contam os registros que os primeiros ofícios religiosos ocorreram por volta de 1937 e eram realizados nas casas dos fiéis. Com o objetivo de propiciar a prática budista e contribuir para o desenvolvimento cultural e religioso da comunidade local e seus adeptos.

Pista de Cooper - Avenida das Esmeraldas
Inaugurada em 1984, a pista tem 3 Km de extensão e recebe milhares de pessoas que caminham todos os dias. Considerado o corredor viário mais valorizado de Marília, possui as lojas mais sofisticadas da cidade, além de sorveterias, cafés e um shopping. Ao lado da desativada via férrea, o que lhe oferece um toque de charme, a pista, que é arborizada.

Pista de Skate - Alfredo Naylor Azevedo
Inaugurada em 19 de outubro de 2012, a pista de skate está implantada em um terreno de 1.630 m² e possui seis obstáculos diferentes. É uma área de lazer pública bastante movimentada e que já sediou alguns eventos voltados à juventude e à família, como por exemplo, Campeonato de Skate em 2015. Endereço: Rua Antônio Prado, s/n- Palmital- Marília

Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal (Abreuzão)
O Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, também conhecido como “Abreuzão”, é um estádio de futebol inaugurado em 04 de abril de 1967, porém já existia muito antes, sem, contudo, registros da data de sua construção. Sua capacidade máxima é de 15.010 pessoas e suas dimensões são 105 x 68 metros; recebeu este nome em homenagem a um dos fundadores.

Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural - Professora Neusa M. B. R. Galetti
O CMEEC, Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural Profª. Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, nome oficial do Ginásio de Esportes, foi inaugurado oficialmente em 2012 e tem capacidade para 7.000 pessoas sentadas, em 17 lances de arquibancada com cadeiras. Possui 9.504,20 m² de área total construída (incluindo a cobertura periférica). 

Cachoeira 3 Bicas e Cachoeira Bicão
As cachoeiras Três Bicas e do Bicão, localizadas na Fazenda Cascata, são formadas por desnível no córrego São Francisco e a principal nascente tem mata ciliar natural e é frequentada por diversas espécies de pássaros e pequenos animais. A cachoeira Três Bicas tem aproximadamente 3 metros de altura e recebe esse nome por oferecer 3 duchas. 

Bosque Municipal Rangel Pietraroia
Com uma área de 173.600 m² e vegetação de mata atlântica, a inauguração do bosque “Rangel Pietraroia” ocorreu em setembro de 1974 e recebeu esse nome em homenagem a um cidadão exemplar, gerente das indústrias Zillo S/A, vereador em três legislaturas e que muito contribuiu para o progresso de Marília. 

Museu de Paleontologia de Marília
O Museu de Paleontologia de Marília foi inaugurado em 25 de novembro de 2004, estimulado pelas descobertas do paleontólogo William Nava, que desde 1993 realizava escavações e coleta de fósseis na área de Marília, região rica em vestígios da época dos dinossauros. Com precioso acervo e significativa contribuição para o incremento do conhecimento.

Biblioteca Municipal - João Mesquita Valença
A Biblioteca Municipal de Marília foi criada em 03 de janeiro de 1941 e, em dezembro de 1953, passou a denominar-se “Thomáz Antônio Gonzaga”. Em novembro de 1966 seu nome foi alterado e passou a se chamar “João Mesquita Valença”. Suas novas instalações foram inauguradas dia 19 de julho de 2017, em espaço de 850 m², totalmente acessível.

Teatro Municipal - Waldir Silveira Mello
Ocupando uma área de 1500 m² de construção, o Teatro Municipal Waldir Silveira Mello foi inaugurado em 03 de abril de 1982, quatro anos após o início de sua construção. Após reforma, o Teatro foi reinaugurado em junho de 2016, tornando-se um dos mais modernos do Estado. Com intensa programação, o Teatro de Marília reflete os sucessos que a cidade.

Catedral Basílica de São Bento
O lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Bento data de 1º de maio de 1928, quando a cidade contava com 628 construções e foi idealizada por Bento de Abreu Sampaio Vidal, um dos fundadores de Marília. Sua inauguração oficial se deu em 15 de junho de 1929 sendo a primeira paróquia da cidade e tornando-se, mais tarde, a igreja matriz.

Santuário Diocesano São Judas Tadeu
A construção do Santuário teve início em 1983 e em 1988 a igreja começou a funcionar na festa de São Judas. Em 1992, o bispo diocesano Dom Daniel Tomasella elevou, por decreto canônico, a igreja à Santuário Diocesano, consagrando-o solenemente durante a missa. O Santuário chama a atenção pela beleza de seus vitrais.

História de Marília

Em 1913, o governo do Estado encarregou o Coronel Antônio Carlos Ferraz de Sales de abrir uma estrada ligando Presidente Pena, hoje Cafelândia, na Noroeste, e Platina, na Sorocabana. Aberta a estrada, Cincinato César da Silva Braga adquiriu as terras que margeavam o espigão divisor das Bacias Peixe e Tibiriçá, denominando-a Cincinatina, e determinou que nelas fossem plantados 10.000 pés de café.

Muitos imigrantes chegaram à região, sobretudo os de origem japonesa, italiana, espanhola e síria. Em 1923, o lusitano Antônio Pereira das Silva e seus filhos adquiriram 53 alqueires e procederam a um loteamento para formação do povoado que passou a ser denominado Alto do Cafezal.

Ao lado do Alto do Cafezal, floresceu o patrimônio da Vila Barbosa, aberto por Vasques Carrión. Em 1925, Bento de Abreu Sampaio Vidal abriu um terceiro patrimônio nas vertentes de Cincinatina, posteriormente transformado em distrito, em 1936, com o nome de Lácio.

Sampaio Vidal, em 1926, cedeu terras para as instalações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que começava a avançar pela região. Em 22 de dezembro do mesmo ano, o povoado foi elevado a distrito, incorporando os três patrimônios.

Em 1928, foi inaugurada a estação ferroviária, com o nome de Marília. O nome, por sugestão de Sampaio Vidal, inspirado na obra de Thomaz Antônio Gonzaga, “Marília de Dirceu”, foi dado pela Companhia, que a partir de Piratininga, seguia uma ordem alfabética.
 
Formação Administrativa
 
Distrito criado com a denominação de Marília, pela Lei Estadual n.º 2.161, de 22-12-1926, subordinado ao município de Cafelândia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marília, pela Lei Estadual n.º 2.320, de 24-12-1928, desmembrado dos municípios de Cafelândia e Campos Novos. Sede no atual distrito de Marília. Constituído de 2 distritos: Marília e Pompéia, o segundo desmembrado do município de Campos Novos. Instalado em 04-04-1929.
Pela Lei Estadual n.º 2.388, de 13-12-1929, é criado o distrito de Vera Cruz e anexado ao município de Marília.

Pelo Decreto Estadual n.º 6.204, de 11-12-1933, Marília adquiriu do município de Campos Novos o distrito de Varpa.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Marília, Pompéia, Varpa e Vera Cruz.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 6.721, de 02-10-1934, é criado o distrito de Oriente e anexado ao município de Marília.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 6.722, de 02-10-1934, é criado o distrito de Avencas e anexado ao município de Marília.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 6.855, de 10-12-1934, é desmembrado do município de Marília o distrito de Vera Cruz, elevado à categoria de município.
Pela Lei Municipal n.º 2.620, de 14-01-1936, é criado o distrito de Bastos e anexado ao município de Marília.

Pela Lei Municipal n.º 2.621, de 14-01-1936, é criado o distrito de Novo Cravinhos e anexado ao município de Marília.

Pela Lei Municipal n.º 2.622, de 14-01-1936, é criado o distrito de Dirceu e anexado ao município de Marília.

Pela Lei Municipal n.º 2.643, de 15-01-1936, é criado o distrito de Padre Nóbrega e anexado ao município de Marília.

Pela Lei Municipal n.º 2.795, de 26-12-1936, é criado o distrito de Lácio e anexado ao município de Marília.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município é constituído de 10 distritos: Marília, Avencas, Bastos, Dirceu, Lácio, Novo Cravinhos, Oriente, Padre Nóbrega, Pompéia e Varpa.

Pela Lei n.º 2.999, de 24-06-1937, é criado o distrito de Paulópolis e anexado ao município de Marília.

Pela Lei n.º 3.127, de 10-11-1937, é criado o distrito de Primavera e anexado ao município de Marília.

Pela Lei n.º 3.128, de 10-11-1937, é criado o distrito Amadeu Amaral e anexado ao município de Marília.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o município é constituído de 13 distritos: Marília, Amadeu Amaral, Avencas, Bastos, Dirceu, Lácio, Novo Cravinhos, Oriente, Padre Nóbrega, Paulópolis, Pompéia, Primavera e Varpa.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.073, de 31-03-1938, Marília adquiriu do município de Glicério o distrito de Quintana.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, o distrito de Bastos foi transferido do município de Marília para Tupã. O mesmo decreto acima citado transfere os distritos de Novo Cravinhos, Paulópolis, Quintana e Varpa de Marília para o novo município de Pompéia.

No quadro fixado pra vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 8 distritos: Marília, Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Oriente, Padre Nóbrega e Primavera.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Primavera tomou o nome de Rosália. O mesmo decreto acima citado desmembra do município de Marília o distrito de Oriente, elevando-o à categoria de município. E, ainda, Marília adquiriu do município Echaporã o distrito de Ocauçu (ex-Casa Grande), alterado por este Decreto-lei acima citado.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 8 distritos: Marília, Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Ocauçu, Padre Nóbrega e Rosália (ex- Primavera).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é desmembrado do município de Marília o distrito de Ocauçu. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o Município de Marília é constituído de 7 distritos: Marília, Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 
Fonte: IBGE - Prefeitura Municipal de Marília


Sugestões Para Conhecer em Marília

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·