Conheça Mairinque - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Bruno Fabre
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA MAIRINQUE
A cidade de Mairinque, no interior de São Paulo, é um destino turístico muito apreciado por quem quer fugir da correria do dia a dia e se refugiar em um lugar mais calmo, onde você pode aproveitar o dia sem pressa. A cidade oferece muitas opções de passeios, que vão desde atividades em contato com a natureza, como passeios culturais.
Mairinque está localizado no interior do estado de São Paulo, a cerca de 70 km de distancia da capital. A cidade faz divisa com São Roque, que também é um destino bastante procurado por quem deseja momentos de tranquilidade e por apreciadores de vinho.
A cidade é pequena, sendo que em 2019 contava com cerca de 47 mil habitantes, porém, devido as várias chácaras de lazer existentes em sua região, costuma atrair muitos viajantes de outras regiões do estado.
Municípios Próximos:
São Roque: 5.3 km
Alumínio: 8 km
Ibiúna: 12.9 km
Araçariguama: 17.3 km
Vargem Grande Paulista: 17.4 km
Pirapora do Bom Jesus: 24.9 km
História
Nos primeiros tempos da Estrada de Ferro Sorocabana, Mairinque era apenas uma fazenda, pertencente a um senhor conhecido por Manduzinho.
A região era denominada "Caguera"ou seja ossada". Com a construção de uma linha conhecidacomo ítuana", Mairinque passou a ter maior importância para a Estrada de Ferro, pois constituiu-se num entroncamento.
Em 27 de outubro de 1890, uma diretoria fundou a Vila Mayrink, em homenagem ao Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, então Presidente da Estrada de Ferro citada.
Devido ao fato de ser Mayrink um entrocamento importante, houve necessidade de construção de oficinas, almoxarifado, casas para o pessoal de administração de trem, artífices, etc..., quando então a Vila progredindo executou várias obras importantes, tais como a primeira obra de concreto armado no Brasil, que foi a estação da ferrovia, com a arquitetura avançada e que até hoje existe, água encanada, rede de esgotos, com uma estação de tratamento de resíduo alicerçado na melhor técnica da época, iluminação a gás, existindo, ainda hoje, na Prefeitura Municipal, um poste com seu lampião de gás, a seguinte inscrição:"E.F.S. -Oficinas de Mayrink - 1906", jardim público muito bem traçado e ornamentado e outros melhoramentos e atividades como banda de música, teatro e jornal que marcaram a fase áurea de Mairinque no seu primeiro período, de existência.
Em 24 de setembro de 1908, pela Lei Estadual nº 1131, foi criado o Distrito de Paz de Mairinque, no Município e Comarca de São Roque.
Em 1930, a oficina da Estrada de Ferro Sorocabana foi transferida para Sorocaba. Com essa mudança, a Vila iniciou uma queda no desenvolvimento, chegando quase a desaparecer. Em 1940, paulatinamente, a Estrada de Ferro passou a instalar e ampliar suas repartições, tais como depósito de locomotivas com oficina de manutenção, almoxarifado, Sede do Serviço Florestal, Sede dos serviços de eletrificação, armazém de abastecimento e principalmente Sede dos ferroviários. Cooperando para o reerguimento do então Distrito de Mairinque, a Companhia Brasileira de Alumínio, passou a implantar a indústria de alumínio, desenvolvendo grandemente a Vila do Rodovalho.
Em 1953, foi tentada pela primeira vez a emancipação política do Distrito, fracassando porque ainda não havia condições para a instalação. Em 1958, com o apoio de toda a população foi criado o Município de Mairinque, através da Lei nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, tendo sido seu primeiro Prefeito, Arganauto Ortolani.
Turismo
As atrações de Mairinque são a Estação Ferroviária, que abriga um museu ferroviário, a Represa de Itupararanga que é uma opção de lazer, o Horto Florestal Antônio Anselmo, para passeios e piqueniques. O CEMEC que fica no antigo cinema, onde há apresentações culturais e artísticas, além da Igreja Matriz, construída em 1935, que entre abril e maio, recebe muitos fiéis devotos de São José Operário.
Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Mairinque!
Fonte: temporadalivre.com/cidadesdomeubrasil.com.br/cidade-brasil.com.br/guiasaoroque.com.br
Créditos Imagem: Bruno Fabre
Sugestões Para Conhecer em Mairinque
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Confraria Colonial Hotel Boutique em Mairinque
Exclusividade e qualidade a apenas 40 minutos da capital! Inspirado em construções coloniais, esse hotel entrega conforto e aconchego acompanhados de uma ótima localização!
ConhecerTio Oscar Pousada - Mairinque
A Pousada Tio Oscar é um local rústico com tudo incluído. Localizado em Mairinque SP, fica a 8 km da rodovia SP-075, em uma área arborizada e isolada cercada por fazendas e vários lagos.
ConhecerCachoeira Porta do Sol - Mairinque
Visite a Cachoeira Porta do Sol na cidade de Mairinque, município em São Paulo. Além da queda de aproximadamente 3 metros, a cachoeira comporta uma pequena piscina natural com direito a massagem com a queda da cachoeira.
Conhecer