Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Juquitiba - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Juquitiba
Não sabe o que fazer em Juquitiba? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Juquitiba
Onde Ficar em Juquitiba
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Juquitiba. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Juquitiba
Onde Comer em Juquitiba
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Juquitiba. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Juquitiba
Utilidades e Emergências em Juquitiba
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Juquitiba. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Juquitiba

Foto:Feliz Melhor Idade



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

CONHEÇA JUQUITIBA

Localizada a 70 km de São Paulo, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Estadual do Jurupará, a cidade consegue preservar o clima de interior e o ar puro da Mata Atlântica, que cobre quase todo seu território. Este município de 30 mil habitantes a cada dia vem se destacando pelo seu potencial turístico.

Juquitiba, tem seu nome de origem indígena Y-CU-TIBA, em Tupi-Guarani, significa “Terra de Muitas Águas”. Recebeu esse nome pela grande quantidade de nascentes, riachos, cachoeiras e rios com águas cristalinas, o que valoriza ainda mais a cidade. A região é montanhosa, a altitude média é de 685 metros. O ponto mais alto fica no Bairro das Laranjeiras, com 900 metros e o mais baixo no Bairro do Engano, com 550 metros. A cidade oferece diversas atrações para seus visitantes, inclusive se destaca na prática do ecoturismo e do turismo de aventura, como o conhecido rafting no Rio Juquiá, além de inúmeras trilhas ecológicas e cachoeiras.

Demografia

Juquitiba é um município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Sua população é de 31.444 habitantes, distribuída em um área de 521,598 quilômetros quadrados. O município é formado pela sede e pelo distrito de Barnabés.

Municípios Próximos

São Lourenço da Serra: 15.4 km              

Embu-Guaçu: 28.3 km

Itapecerica da Serra: 32.6 km

Ibiúna: 34.7 km               

Vargem Grande Paulista: 36.6 km          

Embu das Artes: 38.4 km

História

Segundo historiadores, o Município de Juquitiba tem sua origem ligada a um aldeamento indígena surgido no século XVI que ficou à margem dos ciclos econômicos internos, que caracterizaram a economia política nos séculos XVII a XIX, e ainda do ciclo dos muares que ocorreu além da serra, nos caminhos que levavam ao Sul e às Minas Gerais, onde estavam as jazidas de ouro. O ciclo de açúcar não atingiu a serra, por esta ser muito fria e úmida; o ciclo do café, que projetou São Paulo na economia nacional, também não atingiu essa área pelos mesmos motivos climáticos, pois era um região submetida a constantes geadas.

Por volta de 1887, com os processos de colonização e povoamento com estrangeiros e migrantes, havia pequenos agrupamentos que se aventuraram pelas trilhas deixadas pelos índios, escravos e tropeiros, que se fixaram nas áreas onde hoje chamamos de Senhorinhas, Laranjeiras, Paiol do Meio, Centro e Aldeinha. Nesses locais, havia uma parada para descanso dos tropeiros, na subida da Serra de Iguape e Juquiá a São Paulo.

O povoamento do centro de Juquitiba teve origem com o casal Manoel Jesuíno Godinho e Francisca Maria da Penha, que doou uma área de sua propriedade para ser construída uma capela. Em torno desta começaram a surgir as primeiras residências. O vilarejo passou a denominar-se Capela Nova da Bella Vista do Juquiá, nome que perdurou até 27 de dezembro de 1907, quando foi alterado por meio da Lei nº 1.117, para Juquitiba (Y-CU-TIBA), que em Tupi-Guarani significa “Terra de muitas águas”, devido à presença de grandes mananciais.

O Sertão de Santo Amaro ou Freguesia de Santo Amaro (como era conhecido na época), área mais próxima à Capital São Paulo e Itapecerica da Serra, logo se urbanizou, pois passaram a fazer parte da região metropolitana.

O ponto mais distante da região sertaneja de Juquitiba, que cobre uma área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 522 quilômetros quadrados, permaneceu, até meados da década de 1960, com uma única via de comunicação – essa estrada, construída manualmente com enxadas, foices, enxadões e carroças, foi considerada a mais moderna da época, se comparada com os antigos caminhos indígenas, conforme diversas pesquisas feitas com os pioneiros, colhidas pelos professores de Juquitiba, por ocasião do levantamento histórico do município para a construção do Plano Municipal de Educação.

Meio Ambiente:

Juquitiba está localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, no início da região conhecida como Vale do Ribeira.

A região abriga as maiores áreas de conservação da Mata Atlântica no Brasil, que fazem parte da Serra do Mar, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

A cidade é protegida pela Lei dos Mananciais e faz divisa com o principal acesso ao Parque Estadual do Jurupará, uma enorme reserva de mata preservada.

O que fazer em Juquitiba

Quando o assunto é o que fazer em Juquitiba, a resposta é rápida: “Rafting!”. Juquitiba significa “terra de muitas águas” em tupi-guarani e a cidade realmente foi abençoada com uma grande quantidade de rios, nascentes, cachoeiras e represas, o que a faz uma ótima opção de destino para a prática de esportes aquáticos. O Rio Juquiá, por exemplo, mantém um bom nível de água durante todo o ano, o que garante ótimas decidas de Rafting mesmo na época de pouca chuva.

Apesar do Rafting ser o carro-chefe das atividades para se fazer em Juquitiba, na cidade ainda existem pelo menos 3 cachoeiras para serem visitadas, como é o caso da Cachoeira Palomar e você também poderá fazer descidas de tirolesas, percursos de arvorismo e trilhas para trekking. Um prato cheio para quem gosta de natureza e aventura!

Rafting

Todas as descidas de Rafting são feitas no Rio Juquiá, que possui um ótimo volume de água durante todo o ano e oferece um lindo visual da Mata Atlântica por toda a descida. Em Juquitiba existem dois percursos de Rafting. O percurso Juquiá, com corredeiras de nível II a III+, recomendado para um primeiro contato com o Rafting e o percurso Alto Juquiá, com corredeiras de nível II a IV, uma alternativa para quem procura por mais emoção.

Para quem quer experimentar algo diferente, nas noites de lua cheia acontece o Rafting Noturno, onde a lua e os sons da mata criam um cenário de muita aventura.

Tirolesa

Para quem gosta de emoção e velocidade no ar, saiba que em Juquitiba você também pode descer por Tirolesas. Os percursos de tirolesa possuem em média 200 metros de extensão, sendo que em um dos percursos a chegada termina na água com um delicioso mergulho.

Arvorismo

O Arvorismo é operado pela Canoar, em um percurso que margeia o Rio Juquiá e segue entre as copas das arvores. No arvorismo você terá que superar obstáculos e progredir entre plataformas suspensas, utilizando o equilíbrio e a concentração, tudo é claro, sempre equipado com todos os equipamentos de segurança. O percurso tem duração de 1 hora.

Boia Cross

No Boia Cross, você desce o rio sentado em uma boia individual em um trecho de 2km de águas calmas, com pontos de corredeiras leves. Vale a pena curtir o passeio para se refrescar nas águas do Rio Juquiá. Essa é mais uma atividade de aventura para você fazer em Juquitiba.

Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” em “Refúgios em Juquitiba”

 

Fonte: juquitiba.sp.gov.br/turismo.juquitiba.sp.gov.br/pt.wikipedia.org/desviantes.com.br
Créditos Imagem: felizmelhoridade.com.br


Sugestões Para Conhecer em Juquitiba

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Cachoeira do Palomar - Juquitiba

Cachoeira do Palomar - Juquitiba

A cachoeira do Palomar, localizada no município de Juquitiba em São Paulo, é uma bela cachoeira com varias mini quedas, uma cachoeira de fácil acesso.

Conhecer
Pousada Morada da Lua em Juquitiba

Pousada Morada da Lua em Juquitiba

A charmosa pousada Morada da Lua é um espaço totalmente familiar, com estrutura para receber a todos!

Conhecer
Represa Cachoeira do França - Juquitiba

Represa Cachoeira do França - Juquitiba

Considerada uma das mais belas de São Paulo, a Represa Cachoeira do França é um dos principais atrativos turísticos do município de Juquitiba. 

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·