Conheça Jandira - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:www.translimamotoservice.com.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Jandira é um município da microrregião de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo e tem como vizinhas Pirapora do Bom Jesus 17.8 km, Araçariguama 19.1 km, Cajamar 19.3 km, Itapecerica da Serra 21.7 km, São Roque 23.7 km, Caieiras 24.7 km, São Paulo 27.1 km, Mairinque 28.7 km, Francisco Morato 32.1 km, Diadema 33.5 km, Cabreúva 34.1 km e Embu-Guaçu 34.9 km.
Morar no município de Jandira significa estar perto de tudo que acontece de importante no setor financeiro do país e ao mesmo tempo cercado de lazer e infraestrutura de primeiro mundo. Sem contar que os imóveis da região possuem um bom padrão, de forma geral.
História de Jandira - SP
A história da cidade de Jandira está ligada à vinda de imigrantes europeus com a predominância de italianos, ao desenvolvimento da Estrada de Ferro Sorocabana e ao trabalho e esforço de gente humilde e trabalhadora, que não mediu esforços na luta pela emancipação política e pelo desenvolvimento do município na primeira metade do século XX.Jandira era um distrito que pertencia à cidade de Cotia. A idéia de emancipação político-administrativa começou a ter força em decorrência natural do crescimento na década de 50.
A Europa estava falida devido às conseqüências da guerra e o Brasil inspirava a esperança de vida nova. A nação brasileira passava por um grande impulso de industrialização. Já se pensava na transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, no planalto central. Os novos distritos passaram a reivindicar autonomia. Os vereadores da época, Oswaldo Sammartino, Clécio Soldé e João Barbosa, lideraram um abaixo-assinado para apressar o processo de emancipação, pois grande parte dos moradores eram indiferentes à questão. Alguns manifestavam-se frontalmente contra a emancipação. Também havia os que preferiam a anexação de Jandira ao município de Barueri, que já se encontrava emancipado na época. Outros da região de Itapevi lutavam para anexar as terras jandirenses.
Dessa forma, no dia 8 de novembro de 1963, a Assembléia Legislativa emitiu o parecer favorável à realização de plebiscito de consulta à população do território compreendido pelas divisas do distrito de Jandira a que se pretende elevar à categoria de município. A data escolhida foi o dia 8 de dezembro. Após a abertura das urnas constatou-se que dos 411 eleitores, 303 votaram a favor da emancipação, garantindo o sonho tão desejado pela Comissão e pelo povo que almejava a emancipação de Jandira.
A independência do município foi feita pela Lei Estadual número 8.092 de 28/02/64, Diário Oficial do Estado de São Paulo.Entretanto, com a prorrogação dos mandatos dos prefeitos devido à Revolução de 1964, o município de Jandira e outros na mesma situação, tiveram que esperar pôr mais um ano, para que o Tribunal Regional Eleitoral marcasse novas eleições para a escolha daquele que seria o primeiro prefeito eleito no município: Oswaldo Sammartino;
Essa disputa chamou a atenção de alguns moradores, dentre eles, Nicolau Maevsky, Manoel Alves dos Santos, Rubens de Góes, José Ribeiro Agostinho de Souza, Osório Faustino, Antero Correa Godoy, João Ballestero, Roque Gonçalves e outros, que fundaram no dia 25 de janeiro de 1958, a União Pró-Jandira.Todavia, chegou-se mesmo a anexar Jandira a Barueri, com base em uma antiga lei de número 170/53 de 28/04/1958.
Que dispunha sobre a criação de novos municípios. Até mesmo o então governador do Estado de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros, vetou a emancipação por falta de alguns requisitos: número mínimo de eleitores, número de habitantes, comprovação de renda própria, levantamento geográficos e, acima de tudo, a vontade dos moradores.
Apesar do veto, o movimento emancipacionista não desanimou e ganhou novas adesões, como o prefeito de Cotia, Emílio Guerra; o proprietário do Frigorífico Jandira e industrial, Aniello Gragnano; o presidente do IBGE, José Peres e moradores tradicionais como Massa Yamamoto, Leopoldina dos Santos, Jorge Burger Junior, entre outros. No dia 26 de abril de 1963, estiveram presentes na Assembléia Legislativa, os membros da Comissão Emancipadora e foram recebidos pela Comissão de Divisão Administrativa e Judiciária, a qual recebeu da comissão, os documentos que iriam decidir o destino do povo jandirense.
Fonte: https://camarajandira.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Jandira
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!