O que fazer em Itirapina - SP



Itirapina é uma típica cidade do interior paulista, faz parte do Circuito da Serra do Itaqueri, onde a calma e tranquilidade predominam, pequena, mas com ares de modernidade às margens das melhores rodovias do país, sem deixar de preservar sua história e tradições que tiveram início em 1839 com a fundação da capela de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Itaquerí da Serra por imigrantes portugueses. Com a chegada da Estrada de Ferro no final do século XIX grande parte da população da já formada e movimentada Vila de Itaquerí se mudou para junto da Estação Morro Pelado, onde hoje é a cidade de Itirapina, que na linguagem Tupi, significa Morro Pelado, um Morro Testemunho, ao sul da cidade, coberto de vegetação e com uma cruz em seu cume.

Em Itirapina o turista é contemplado com um ambiente natural preservado, sendo uma das cidades com maior área verde do Estado, inserido integralmente na APA Corumbataí, sob o importantíssimo Aquífero Guarani, com grande área que abrange a famosa Serra do Itaquerí e abriga as Estações Ecológica e Experimental do Instituto Florestal. Completando o cenário, grandes cachoeiras, rios, serras, vales, paredões rochosos e uma represa com oito quilômetros de extensão proporcionam aos visitantes descanso, lazer, esportes diversos como mountain-bike, escalada em rocha, trekking, trilhas off-road e esportes náuticos.

Cercada de morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, a cidade é privilegiada pela grande quantidade de atrativos naturais prontos para serem aproveitados, principalmente em ocasiões em que os termômetros registram altas temperaturas. Desde simples caminhadas até a prática de esportes considerados radicais, há atrativos para todos os gostos e para diferentes faixas etárias. Itirapina é conhecida principalmente pela represa do Broa, onde fica o Broa Golf Resort.

As grandes emoções, devido aos inúmeros esportes de aventura possíveis de se praticar, dentre eles: rapel, cascading, hiking, passeios náuticos, pesca esportiva, rafting, floating, cachoeiras, tirolesa, canyoning, camping, mountain bike e motocross.  A cidade também se destaca com atrações naturais como a Cachoeira Saltão e o Morro do Fogão. A cachoeira, com 75 metros de queda, está localizada dentro da Fazenda Saltão. Para chegar à maior queda, os mais aventureiros utilizam a técnica de canyoning, mas também é possível descer por uma escadaria com 400 degraus.

Já o Morro do Fogão, é um mirante com paredões de até 100 metros de altura. O lugar é ideal para escalada, mas também vale uma visita contemplativa, apenas observando o rico cenário verde ao redor. Itirapina também abriga um pequeno distrito cheio de história e charme. Itaqueri da Serra, a cerca de 30 quilômetros da cidade, é uma vila originada por colonizadores portugueses por volta de 1800 e teve um morador ilustre: Ulysses Guimarães.

Outro ponto que chama a atenção na vila é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1839, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira, e mantém até hoje a pia batismal trazida pelos colonizadores. No centro da cidade, a praça da Matriz é um bom lugar para aproveitar o clima de interior, com música no coreto e um ambiente agradável para as famílias. Além disso, é na praça que ocorre a Feira de Produtores Rurais, além do Anfiteatro, a Biblioteca Municipal, Espaço Cultural (Casa Guariento) e os quiosques gastronômico.

O QUE FAZER EM ITIRAPINA

Instituto Florestal “Fazendinha”

Área de uso público com represa, parquinho, pista de saúde, bosques, diversos bancos e muita área verde. Local propicio à pratica de “birdwatching”.

Rua Oito Vila Santa Cruz, acesso gratuito. Aberto todos os dias das 07h as 18h

19 3575 1345 - www.iflorestal.sp.gov.br

Saltão Parque de Ecoturismo

Parque de ecoturismo com três cachoeiras onde se destaca a Cachoeira Saltão, com 70 metros de altura sendo a cachoeira mais bonita da Serra de Itaquerí. O local conta com infraestrutura completa: portaria, deck-restaurante, bar, lanchonete, estacionamento, mirante, trilhas de acesso às cachoeiras com escadaria, área de camping, apartamentos, piscinas, quiosques para churrascos e sanitários.

Estrada Municipal Ulisses Guimarães a 23 km da cidade

19 3294-4774 - www.saltao.com.br

Balneário Santo Antônio “Broa”

Balneário municipal as margens da Represa do Broa com três quilômetros de praia e calçadão, ideal para banho, pesca e esportes náuticos. O local conta com marinas e diversos bares e restaurantes. Acesso controlado por portaria.

Rodovia Municipal Dr. Fernando de Arruda Botelho a 6 km da cidade

19 3575 1060

Morro do Fogão

Mirante natural em um dos pontos mais altos da Serra de Itaquerí com 1.100 metros de altitude e um desnível de 450 metros, belíssimo visual. O local fica a 26 km da cidade e não possui infraestrutura e deve-se tomar cuidado, perigo de quedas.

Lago de Ubá

Pequeno lago com uma ducha natural e cachoeirinha, fica no bairro de Ubá composto por chácaras de veraneio a 6 km da cidade. O acesso é gratuito, porém sem infraestruturas.

Cachoeira São José

Belíssima cachoeira com 10 metros de altura inserida em um lugar de natureza preservada, ideal para banho. No local existe uma pequena e simples infraestrutura de bar, banheiros e escada de acesso. Fica a 30 km da cidade.

19 99751-8776 - www.facebook.com/barcahoeirasaojose

Itaquerí da Serra

Vila histórica ao redor da belíssima Capela de Nossa Senhora da Conceição, que ainda preserva os Azulejos Portugueses, a Pia Batismal e a imagem da Santa Padroeira, trazidas pelos portugueses que fundaram a vila em 1839. Itaquerí é o local de nascimento de Ulisses Guimarães e sua casa, assim como boa parte do casario da época e outros elementos históricos, se mantêm preservados.

Informações: 19 3575 1852 seg. a sexta horário comercial.

Fonte: itirapina.sp.gov.br,  guiadoturismobrasil.com

 


Escolha os Pontos Turísticos em Itirapina
Não sabe o que fazer em Itirapina? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Itirapina
Escolha Sua Hospedagem e Onde Ficar em Itirapina
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Itirapina. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Itirapina
Escolha Onde Comer em Itirapina
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Itirapina. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Itirapina
Utilidades e Emergências em Itirapina
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Itirapina. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Itirapina

Foto:BTOB

Sugestões Para Conhecer em Itirapina

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

O Jeito Simples, Seguro e Econômico de Reservar Sua Hospedagem

RESERVE AQUI:

Parceiros - Booking - Melhores Ofertas em Hospedagens
Estação Ecológica e Experimental de Itirapina

Estação Ecológica e Experimental de Itirapina

A Estação Ecológica de Itirapina (ESEC Itirapina) é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral com uma área média de 2.300 hectares, vizinha à Estação Experimental de Itirapina (EEI), localizada entre os municípios de Itirapina e Brotas, SP.

Conhecer
Cachoeira Ferradura - Itirapina

Cachoeira Ferradura - Itirapina

Localizada no município de Itirapina em São Paulo está a Cachoeira Ferradura! Apesar de possuir um pequeno volume de água seu acesso é uma deliciosa aventura.

Conhecer
Cachoeira Saltão em Itirapina

Cachoeira Saltão em Itirapina

Imponente com seus 75 metros de altura! Os amantes da natureza encontram na Cachoeira Saltão um dos cenários mais belos que a natureza local oferece.

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2023 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99367-7070 ·