Conheça Itariri - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:peninhaitariri.blogspot.com
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
O Município de Itariri no interior de SP, foi criado no ano de 1948 através da Lei nº 233. O nome da cidade têm origem indígena e significa: Ita= pedra e riri=miúda, ainda, segundo alguns especialistas riri pode significar “que rolam”, ou seja Itariri quer dizer “Pedras miúdas” ou “Pedras que Rolam”.
Principais Pontos Turísticos de Itariri SP
Cachoeira da Italiana
No Rio do Azeite, atualmente só é possível acessar a Cachoeira da Italiana passando-se por propriedade particular, que fica a 5,7 km do centro da cidade. Depois da Ponte da Igrejinha, deve-se virar à esquerda e seguir caminho por cerca de 600 m na Estrada do Rio do Azeite. Recomenda-se o acompanhamento de monitor ambiental.
Rio das Pedras
RIO DAS PEDRAS A 6,5 km do centro da cidade pela Estrada do Rio do Azeite. Este ponto no Rio das Pedras fica próximo a uma área residencial.
Prainha-Igrejinha
Ponto localizado próximo a Ponte da Igrejinha, fica a 5,2 km do centro da cidade. Um dos pontos mais visitados no verão.
História de Itariri
O movimento que nasceu da magnífica campanha de emancipação realizada em 1947 e liderada pelos senhores Francisco Ribeiro Botelho, Henrique Bojikian, Henrique Ferreira Monteiro, Francisco Benedito Barone, Osmar Ferreira Fortuna, João Aristóteles de Andrade e Heicho Fukuti. A região que em 1880, foi denominada Rio do Azeite, pertencia a freguesia da Prainha, hoje cidade de Miracatu sob jurisdição de Iguape. Joaquim Nardes e Fortunato de Tal, foram os primeiros moradores, e foram atraídos pelas terras férteis, fauna em abundância e belos rios. O local foi marcado definitivamente com a inauguração em 1914, da estrada de ferro Santos-Juquiá.
A ferrovia foi construída em terras adquiridas de Joaquim Nardes e no local se construiu uma estação e ao seu redor surgiu a vila. Em 1915, várias famílias de imigrantes japoneses se estabeleceram na região. Dentre elas a família do Sr. Guensho Oshiro. Nessa época José Ferreira Franco, comprou terras de Joaquim Nardes e Benedito Muniz, nas vizinhanças da estação ferroviária. Neste local surgiram as primeiras casas do povoado. Em 1925, foi construída a Capela de São Benedito, em terreno doado por Benedito Muniz.
Neste mesmo ano foi construída a primeira escola de ensino primário. Em 1938, criou-se o distrito de Paz, pertencente ao município de Itanhaem, Comarca de Santos. A estação de embarque e desembarque da ferrovia recebeu então o nome de Itariri, que tornou-se popular entre todos aqueles que utilizavam o trem e passavam pelo local.
A primeira capela de Itariri surge no ano de 1925. É a Igreja Católica de São Benedito, hoje patrimônio histórico do município. A escolha do padroeiro se dá em razão de uma homenagem ao doador do terreno, onde foi erguido o prédio religioso. Tratava-se de Benedito Muniz, morto em 1919. Para educação de seus moradores e desenvolvimento do vilarejo, em junho de 1936 é criada a primeira escola com nome de Grupo Escolar de Itariri. Mas de uma década depois, o colégio passa a se chamar Padre Leonardo Nunes em homenagem a um dos primeiros Jesuítas desbravadores da região.
O ano de 1938 é uma data importante na história de Itariri. Sob a administração de Itanhaem e jurisdição de Santos, o núcleo é elevado à categoria de Vila pelo decreto 9.775. Já em 1945 a tentativa de emancipação é frustrada pelo motivo dos impostos arrecadados serem baixos para se considerar uma cidade. A Sociedade Amigos de Itariri é formada em 1947 para juntos lutarem pela emancipação do município.
O objetivo do grupo é alcançado em 24 de dezembro de 1948 com a criação da Lei 233, que eleva Itariri à categoria de município. Em primeiro de janeiro de 1949, o então Presidente da Câmara Municipal de Itanhaem, Octacílio Dantas, realiza a sessão solene de instalação do município, no Grupo Escolar Padre Leonardo Nunes. Três meses depois, é feita a primeira eleição para escolha do prefeito e vereadores da nova cidade.
Quem obteve a vitória foi o candidato José de Almeida Siqueira, tornando-se o primeiro prefeito de Itariri. Como a posse do prefeito e vereadores se deu no dia 9 de abril de 1949, desde então nesta data, se comemora o aniversário de Itariri.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itariri
Sugestões Para Conhecer em Itariri
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Cachoeira da Italiana - Itariri
No Rio do Azeite, atualmente só é possível acessar a Cachoeira da Italiana, localizada em Itariri, município em São Paulo, passando-se por propriedade particular, que fica a 5,7 km do centro da cidade.
ConhecerCachoeira da Italiana - Itariri
No Rio do Azeite, atualmente só é possível acessar a Cachoeira da Italiana, localizada em Itariri, município em São Paulo, passando-se por propriedade particular, que fica a 5,7 km do centro da cidade.
ConhecerCachoeira da Italiana - Itariri
No Rio do Azeite, atualmente só é possível acessar a Cachoeira da Italiana, localizada em Itariri, município em São Paulo, passando-se por propriedade particular, que fica a 5,7 km do centro da cidade.
Conhecer