Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Itararé - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Itararé
Não sabe o que fazer em Itararé? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Itararé
Onde Ficar em Itararé
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Itararé. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Itararé
Onde Comer em Itararé
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Itararé. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Itararé
Utilidades e Emergências em Itararé
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Itararé. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Itararé

Foto:https://g1.globo.com/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Pensando em Viajar? Conhecer novas cidades e culturas é uma experiência incrível e o Refúgios no Interior é o jeito fácil de encontrar onde visitar, comer e hospedar em um único lugar. Hoje é o dia de Itararé uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Sengés 12.7 km, Bom Sucesso de Itararé 31.2 km, Riversul 31.6 km,
Itaberá 34.8 km, São José da Boa Vista 37.8 km, São Pedro 39.6 km, Jaguariaíva 41.3 km, Nova Campina 44 km e Itaporanga 45.9 km.
Itapeva 47.5 km Arapoti 48.5 km Santana do Itararé 48.6 km.

A natureza de Itararé é uma obra maravilhosa com canyons, grutas, túneis, cachoeiras e cascatas. A cidade é cheia de belezas, cenários impressionantes e ideais para quem procura um local tranquilo para relaxar.

O município fica localizado na região sudoeste do estado de São Paulo, fazendo divisa com o estado do Paraná. O nome da cidade é de origem tupi-guarani e significa “pedra que o rio escavou”.

O turismo vem crescendo bastante na região. A natureza da cidade faz com que o ecoturismo se desenvolva, e oferece belas paisagens e entre elas estão as várias cachoeiras e canyons, bastante propícias à prática de esportes radicais, como bons trekkings, o bóia cross, canionismo, mountain bike e o rapel. Entre as outras atrações, estão o Parque Ecológico da Barreira, a Estância Vale do Paraíso, Trilha do Segredo, Cachoeira do Lajeado Grande e a Cachoeira do Corisco.

O rio Itararé, que corta o município nasce a 45 quilômetros da cidade. O rio vence os desníveis rompendo as rochas de arenito da região e chega até a região do Corisco. O rio e a natureza fizeram uma obra maravilhosa com os canyons, grutas, fendas, túneis, cachoeiras, cascatas, chuveirinhos e minas de águas cristalinas.

Itararé tem ainda, a maior área de reflorestamento artificial do Brasil e está numa região cujo conjunto é a terceira maior área do mundo. Desmembrada da antiga Fazenda da Faxina, hoje Itapeva, Itararé teve momentos de importância na história paulista e brasileira: parada obrigatória dos tropeiros que vinham de Viamão no Rio Grande do Sul em direção à Sorocaba, fato que propiciou as condições para o nascimento da cidade; foi o maior entreposto madeireiro da América Latina.

O turismo, que desponta como uma nova opção, tendo na Gruta da Barreira um grande ponto de referência no Estado de São Paulo. A natureza pródiga com os recursos que dotou a região do Vale do Itararé.

História de Itararé - SP

Itararé situa-se em uma área conhecida como Campos de São Pedro, que vai do rio Verde até o rio Itararé, que dá o nome ao município.
Itararé em tupi-guarani significa “pedra que o rio cavou”, pois o rio Itararé corre em um leito rochoso que foi sendo desgastado pela correnteza formando altos paredões, grandes cachoeiras e belas grutas.

Inicialmente habitado por índios Guainazes, tornou-se ponto conhecido de bandeirantes, exploradores, jesuítas e estudiosos, firmando-se como um dos pontos de descanso dos tropeiros que convergiam do sul levando animais para a feira de Sorocaba pelo conhecido Caminho das Tropas.

A Barreira de Itararé, é o ponto onde o rio se estreita e suas margens se unem, o que fornecia aos viajantes uma passagem natural, evitando um rio caudaloso e perigoso de atravessar. O rio foi estabelecido como divisa entre as vilas de Sorocaba e Curitiba, então Quinta comarca de São Paulo, que com sua emancipação em 1853, tornou Província do Paraná, passando o rio Itararé a ser a divisa.

A organização do município teve início em 1725 com a doação de 3 sesmarias com o propósito de povoamento e desenvolvimento da agricultura e criação. As 3 propriedades acabaram na mão de um mesmo dono, que registrou a propriedade como “Fazenda de São Pedro” em 1836. Com o desmembramento constante da propriedade, no ano de 1879 um dos fazendeiros constrói uma capela no ponto de maior aglomeração, à margem do riacho da “Prata”, elevando seu status para povoado.

De passagem a caminho do sul, o naturalista e historiador, Auguste de Saint-Hilaire, registra em seu livro a situação do povoado, o encontro do riacho da “Prata” com o rio Itararé e até mesmo a existência de índios bárbaros que atacam fazendas próximas à mata.

Seguindo o mesmo caminho de Auguste de Saint-Hilaire, o célebre naturalista francês, Jean Baptiste Debret fez uma aquarela da ponte de madeira que existia sobre o rio Itararé, retratando a dificuldade em se atravessar com os animais na estreita ponte.

No dia 10 de março de 1885 torna-se Freguesia, em janeiro de 1891 torna-se Curato e 3 de fevereiro de 1891 torna-se Distrito de Paz. Com a lei nº 197 de 28 de agosto de 1893 , decretada pelo congresso legislativo do estado de São Paulo, cria-se o Município de São Pedro de Itararé, desvinculando-o do município de Itapeva (da Faxina). Em 31 de outubro do mesmo ano e feita a primeira eleição para a Câmara Municipal. No dia 8 de dezembro de 1897 passou a ser Paróquia. O prefeito só passou a surgir em 1908, sendo eleito anualmente pelos vereadores. Finalmente, pela lei nº 1887, de 8 de dezembro de 1922 foi definida como Comarca, contudo a cerimônia de instalação deu-se somente em 26 de fevereiro de 1923.

Durante a Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo a capital federal (então Rio de Janeiro), esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, que não ocorreu pois a cidade acolheu Getúlio na estação ferroviária, permitindo sua entrada no Estado de São Paulo, e os militares depuseram o presidente Washington Luís em 24 de outubro daquele ano.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma das frentes de batalha, quando os paulistas consideravam que São Paulo estava sendo tratado como terra conquistada, sendo governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo eles, que a revolução de 1930 fora feita contra São Paulo.

Fonte: http://www.itarare.sp.gov.br/

https://www.guiadoturismobrasil.com/

 


Sugestões Para Conhecer em Itararé

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·