Conheça Itapira - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Guia do Turismo Brasil
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA ITAPIRA
Itapira é uma cidade típica do interior, com suas praças arborizadas e igrejas antigas, seu povo hospitaleiro e seu ambiente bucólico. Mas o município vizinho a Minas Gerais vai além. Itapira foi palco de importantes batalhas na Revolução de 1932, refletidas até hoje na formação do município. A cidade de quase 200 anos esbanja cultura e história. Tem casarões antigos, construções centenárias e museus. Localizada a apenas 173 km da capital, é uma cidade que encanta e surpreende. O principal ponto turístico de Itapira é o Parque Juca mulato. O nome da imensa e bela praça, em um dos pontos mais altos da cidade, é uma homenagem ao famoso poema de Menotti Del Picchia, artista radicado em Itapira nos anos 10. Ali estão localizadas atrações como a Casa da Cultura, no prédio de uma antiga cadeia construída em 1910, o Museu Histórico e Pedagógico comendador Virgolino de Oliveira, o Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior, e a casa Menotti Del Picchia, com acervo pessoal e literário do renomado poeta, pintor, ensaísta e político, um dos mentores da Semana de arte moderna de 1922, agraciado com o título de cidadão itapirense em 1962.
Demografia
Itapira é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º26'00" sul e a uma longitude 46º49'18" oeste, estando a uma altitude de 643 metros.
- Área: 518.416 km²
- População: 72.967 (2015)
- População total (estimativa IBGE/2018): 74.299 habitantes
Municípios próximos
Águas de Lindóia: 19.9 km
Monte Alegre do Sul: 31 km
Jaguariúna: 34.4 km
Pedreira: 35 km
Serra Negra: 23.2 km
Holambra: 32.6 km
História
Embora desde o século 18 já existissem moradores no bairro dos Macucos (futura Itapira), somente a partir do primeiro quarto de 1800 é que teve inicio a colonização efetiva da cidade. Joao Gonçalves de Moraes, doou parte de suas terras para que fosse formado um povoado.
No dia 24 de outubro de 1820, João Moraes e Manoel Pereira, acompanhados de outras pessoas, iniciaram a derrubada da mata no lugar escolhido para ser construída uma igreja. Onde deveria ser colocada a imagem de Nossa Senhora da Penha. Pelo significado do acontecimento, aquela data passou a ser tida como a data de fundação da cidade. No dia 19 de março de 1821, o padre Antonio de Araújo Ferraz, veio a cavalo para rezar a primeira missa em terras de Itapira.
Em 08 de fevereiro de 1847, era elevada a categoria de vila, com o nome de Villa de Nossa Senhora da Penha. Em 1858, tornou-se município. E a 20 de setembro do mesmo ano, foi instalada a câmara municipal. Em 20 de abril de 1871, o nome foi mudado para Penha do Rio do Peixe. No dia 08 de fevereiro de 1890, por votação foi escolhido o nome de Itapira. Mas a cidade só veio a adotar esse nome no mês de abril do mesmo.
Turismo
MORRO DO CRUZEIRO
Localizado em Itapira no Bairro dos Forões , com 1178 metros no nível do mar proporciona vista panorâmica de toda região.
CORREDEIRAS DA PONTE NOVA
Junto à antiga Usina Hidrelétrica do bairro, as corredeiras da Ponte Nova são um dos pontos mais bonitos da natureza itapirense. Dentro do bairro, outro conjunto de corredeiras também é uma grande atração para moradores e visitantes.
CASA DA CULTURA
A sede da Casa da Cultura também faz parte da história de Itapira. Ali funcionaram a cadeia e o Fórum da cidade. Com a restauração do prédio, a Casa da Cultura foi inaugurada em 1.980. No andar térreo localizam-se a Biblioteca Municipal "Mário da Fonseca Filho" e a sala de pesquisas e, no andar superior o destaque é o auditório "Sérgio Barboza Ferraz", onde são realizados eventos culturais. A Casa da Cultura é também a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, instalada no segundo piso do prédio.
CASA MENOTTI DEL PICCHIA
Memorial em homenagem ao poeta Menotti Del Picchia, autor, entre outras obras, do poema "Juca Mulato", escrito e publicado em Itapira, em 1.917. Possui significativo acervo literário, artístico e pessoal do poeta, destacando-se os originais de seu poema maior. A Casa foi inaugurada em 1.987.
MUSEU HISTÓRICO PEDAGÓGICO
Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Comendador Virgolino de Oliveira"
Inaugurado em 1.970 em prédio particular, o Museu está instalado desde 1.972 no interior do Parque "Juca Mulato". Seu acervo é variado, com peças, documentos, livros e pinacoteca e um acervo referente à Revolução Constitucionalista de 1.932. O Museu, anteriormente pertencente ao Governo do Estado, foi municipalizado. Seu patrono, o Comendador Virgolino de Oliveira, fundador da Usina Nossa Senhora Aparecida, do Grupo Virgolino de Oliveira S. A. Açúcar e Álcool, foi personalidade destacada na história de Itapira, como político e como um dos principais industriais do município.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Itapira”
Fonte: cidadedeitapira.com.br/itapira.sp.gov.br/facebook.com/servicos.itapira.sp.gov.br
Créditos Imagem: Guia do Turismo Brasil
Sugestões Para Conhecer em Itapira
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Palace Hotel de Itapira
Entre as comodidades da propriedade estão uma recepção 24 horas e um lounge compartilhado, juntamente com Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.
ConhecerItapira Casa Grande Hotel
O Hotel possui ambientes tranquilos para descanso, acesso Wireless para diversão ou trabalho e sala de TV.
Conhecer