Conheça Itapetininga - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://g1.globo.com/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
O Refúgios no Interior é o jeito fácil de programar sua viagem para o interior de SP. Hoje é o dia de Itapetininga que está aproximadamente 160 km da Capital e tem como vizinhas:
- Norte: Guareí e Tatuí
- Sul: Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul.
- Leste: Alambari, Capela do Alto e Sarapuí
- Oeste: Campina do Monte Alegre, Angatuba e Buri.
O Que Fazer em Itapetininga - SP
PIT( POSTO DE INFORMAÇÃO TURISTICA )
Endereço : PRAÇA MARECHAL DEODORO, S/N - CENTRO
( CENTRO CULTURAL )
FONE: (15) 32723401
ABERTO DIARIAMENTE DAS 8h:00 ás 17h:00
TURISMO E EVENTOS EM ITAPETININGA
Com localização privilegiada no Estado, o que é estágio praticamente obrigatório para o desenvolvimento do potencial turístico de qualquer localidade, Itapetininga tem concentrado inúmeros visitantes que se encantam com nossas principais festividades religiosas, folclóricas, musicais e culturais, bem como com a rica história do município.
As origens do município se deram a partir da primeira povoação, que surgiu em torno de um antigo pouso dos bandeirantes, tropeiros e negociantes de animais, nas proximidades do Rio Itapetininga. Seu desenvolvimento começou por volta de 1750.
O local escolhido foi instalado oficialmente em 5 de novembro de 1770, com o nome de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, onde também foi levantado um pelourinho.
O fundador do município, Domingos José Vieira, nasceu em Portugal por volta do ano de 1730, foi casado com Maria Nunes de Siqueira.
Itapetininga, a exemplo de outras cidades da região, também possui forte tradição tropeira enraizada em sua história. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e arraiáis para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul. Com o objetivo de preservar essa rica história, a cidade recebe, anualmente, no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra, centenas de tropeiros com suas comitivas, que partem da cidade de Itararé rumo à Sorocaba.
Itapetininga está bem estruturada para receber seus visitantes, contando com hotéis de excelente qualidade em termos de atendimento e prestação de serviços, agências de turismo e linhas regulares de transporte para os principais centros do país. O lazer também é garantido na cidade, que conta com diversos clubes sociais, restaurantes típicos, praças e recantos de lazer, que complementam a estrutura oferecida.
Um dos pontos de lazer com grande potencial turístico do município é o Rio Itapetininga, localizado a sete quilômetros da cidade, com vários ranchos de pescaria e locais para descanso.
Diversas modalidades do turismo têm sido desenvolvidas no município de Itapetininga, abaixo elencamos algumas dessas modalidades:
Turismo Cultural e Religioso
Itapetininga conta com uma rica agenda de eventos anual que atrai turistas de toda a região. Estes visitantes chegam ao município em busca do contato direto com a história local e com as mais diversas manifestações artístico cultural. As mais tradicionais festas religiosas e culturais realizadas são:
- Expomusic
- Festa da Cerejeira
- Festa do Divino
- Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida
- Festa do Milho
- Evento em Comemoração à Semana da Consciência Negra
- Espetáculo Teatral "A Paixão de Cristo"
- Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia
- Festa de São João Batista
- Festa da Exaltação da Santa Cruz
Turismo Educacional
Itapetininga com sua educação de qualidade e sua localização privilegiada foi o primeiro município a ter uma escola normal do interior de São Paulo, por isso ganhou o cognome de "Terra das Escolas - Atenas do Sul". Atualmente recebe um grande público da região formado por estudantes que encontram na cidade ensino de qualidade. Entre outras instituições educacionais, destacam-se a Universidade Aberta do Brasil, a FATEC (Faculdade de Tecnologia), a ETEC (Escola Técnica "Prof. Edson Galvão") e o IFFT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
Turismo Rural
Itapetininga tem forte potencial turístico na área rural. O município possui fazendas com produtividade diversificada e reais condições de atrair turistas, principalmente das grandes metrópoles que procuram, vindo ao interior, locais de descanso e contato com a natureza. Muitas propriedades oferecem trilhas ecológicas, cachoeiras, nascentes e mata preservada. Outras ainda oferecem dormitórios, piscinas, campo de futebol e até playgrounds. Muitas delas têm acesso facilitado com estradas asfaltadas e bem sinalizadas, o que garante ao visitante passeios seguros e atraentes.
Turismo de Saúde
A cidade também se destaca no turismo de saúde. Tal atividade constitui-se pela movimentação decorrente da utilização de meios e serviços para fins médicos, exemplo Hospital Regional de Itapetininga e o Funcraf, referência estadual no tratamento de problemas craniofaciais, de fala e audição, que recebe inúmeros visitantes de toda a região sudoeste paulista para consultas.
Turismo Comercial
Ao longo dos anos, Itapetininga tem se tornado grande polo receptivo do turismo comercial da região. O comércio varejista se destaca contendo mais de 2.000 lojas e o município também abriga importantes marcas estaduais e nacionais, como por exemplo: Lojas Americanas, Extra, MCDonald's, Giraffas, Lojas Marisa, Lojas Centauro, entre outras.
Turismo de Negócios
Itapetininga também abriga diversas indústrias e empresas multinacionais que fazem o turismo de negócios ser desenvolvido no município, entre elas destacam-se: 3M do Brasil, Baterias Moura, Duratex, Nishimbo do Brasil, Utilfertil Indústria e Comércio de Fertilizantes, Itograss. Isso se verifica pelas altas taxas de ocupação nos hotéis da cidade durante os dias da semana. O principal público que vem à Itapetininga com o intuito de desenvolver atividades comerciais e industriais se caracteriza por ser empresários, revendedores, engenheiros e comerciantes em geral.
Festival do Boteco
A primeira edição do evento foi realizada em 2008 com o objetivo de apresentar ao público a rica culinária local. É realizado anualmente durante o período carnavalesco e conta também com diversas manifestações artísticas. É uma excelente opção para as famílias que passam o Carnaval na cidade, já que o ambiente é familiar e voltado para todos os públicos. Festival Sertanejo Teddy Vieira - Trata- se de um concurso musical na modalidade festival, realizado anualmente visando manter viva a memória do compositor Teddy Vieira, nascido em Itapetininga no ano de 1922. É considerado um dos compositores mais famosos do Brasil, tendo deixado mais de 200 composições gravadas. Sem dúvida sua principal obra foi a música "Menino da Porteira", um sucesso sertanejo regravado inúmeras vezes.
Circuito Caminho Paulista das Tropas
A rota resgata a bela história dos tropeiros, os quais ainda hoje encontramos exercitando a sua missão pelos distantes pontos do nosso país. Graças ao trabalho desses homens, perpetuam-se informações sobre a tradição tropeira, seus usos, costumes e até a medicina popular de diversas comunidades das mais distantes regiões brasileiras.
Anualmente a cidade de Itapetininga recebe os participantes em um expressivo evento chamado "Cavalgada Itararé - Sorocaba", em que é refeito o trajeto original dos tropeiros.
City tour
É realizado durante os principais eventos turísticos que acontecem no município. Com encenação de fatos históricos, os visitantes podem conhecer os diversos pontos turísticos do patrimônio cultural local. Os passeios são feitos com guias criativos e qualificados, preparados para interagir com o público.
Feira de Artesanato de Itapetininga
Local onde os mais talentosos artesãos itapetininganos têm a oportunidade de expor seus trabalhos, mostrando aos munícipes e turistas o que de melhor Itapetininga pode oferecer na rica cultura artesanal.
A feira teve início na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como Largo dos Amores - centro da cidade - e até hoje está no mesmo local.
Expo Agro Itapetininga
Desde 1995 a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapetininga, a ExpoAgro, é realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Itapetininga, com o apoio de uma forte e competente comissão organizadora, sempre com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itapetininga, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como com o importante apoio da FAESP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de são Paulo e do SENAR-AR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O evento recebe expressivo número de visitantes todos os anos. Em 2010 o número aproximado foi de 350 mil.
A Expo Agro define-se como uma grande vitrine divulgando a cidade de forma engrandecedora pelo Brasil a fora, nos caminhos do desenvolvimento do agronegócio.
História de Itapetininga - SP
A exemplo de muitas cidades da região, Itapetininga também se desenvolveu na esteira do tropeirismo. O local foi ponto de descanso dos tropeiros, que montavam ranchos e arraiais para o pouso, antes de seguirem em direção ao Sul. O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio. A estes fatores somou-se a distância da vila de Sorocaba - doze léguas - que correspondia a uma jornada de tropa solta. Por volta de 1760, um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, deixou o primeiro núcleo (hoje, bairro do Porto) e formou outro, em um local alto e circundado por dois ribeirões.
Nessa época houve uma disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. Resultado: em 17 de abril Simão Barbosa Franco foi nomeado para fundar a administrar o novo povoado, cabendo a ele a escolha do núcleo principal. Historiadores contam que uma mula ruana, marchadeira, ofertada como presente a Simão Barbosa, garantiu a vitória de Domingos José Vieira. A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, padre Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário da cidade, que mais tarde ficou conhecida como Itapetininga.
Além de Simão Barbosa Franco e Domingos José Vieira, o ituano Salvador de Oliveira Lima - o "Sarutya"- se inclui entre os fundadores históricos da cidade, já que foi o segundo capitão-mor de Itapetininga (o primeiro foi Domingos José Vieira). A emancipação da vila de Itapetininga aconteceu em 1852, através da Lei nº 11, de 17 de julho daquele ano. A lei concedia autonomia judiciária, criando a comarca de Itapetininga. A vila, porém, só tornou-se cidade, de fato, em 13 de março de 1855. Itapetininga.
Origem do Nome
O vocábulo Itapetininga tem sua origem na linguagem indígena, especificamente no tronco tupi-guarani. Os estudos filológicos referentes ao nome dado à Itapetininga concluem que pode o mesmo ter três significados diferentes:
Itáapé-tininga = caminho das pedras secas ou caminho seco das pedras;
Itape-tininga = pedra chata, laje ou lajeado seco;
Itá-pe-tininga = na pedra seca.
A tradução mais correta, porém, na opinião dos filologistas que pesquisaram o vocabulo, é laje seca ou enxuta, sendo Itape uma contração de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).
Na opinião de SPOSATTI, "O vocábulo Itapetininga é de origem tupi-guarani, não há e nem pode haver dúvidas a esse respeito. Segundo Teodoro Sampaio, Itapetininga significa pedra enxuta ou laje seca, pois, argumenta, deriva de Itape – corruptela de Itapeva, que significa pedra, laje, e tininga que, por sua vez, significa seca, enxuta".
Nossa história oral também traz um depoimento sobre o nome Itapetininga: Um dos mais antigos comerciantes de Itapetininga, Francisco Weiss (já falecido), que era proprietário da Casa Weiss, informou, outrora, em conversa informa o seguinte: "De acordo com a opinião do historiador Dr. Luiz Macedo, o nome de nossa cidade deveria ser Tapetininga, que significa caminho seco. Dizia isso baseado em documentos de 1700, segundo os quais o governador da época determinou a abertura de um caminho novo para o Sul, que permanecesse sempre seco, em substituição ao antigo, que era constantemente encharcado".
Para Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, itá é uma palavra tupi-guarani que significa pedra, metal, etc. Pode-se, então, sugerir que o nome de nossa cidade tenha se originado da imagem das pedras encontradas pelos tropeiros às margens do rio, hoje também denominado Itapetininga, onde pernoitavam, a caminho de Sorocaba, para proceder à venda dos muares que negociavam.
Santa Padroeira
A santa padroeira de Itapetininga é Nossa Senhora dos Prazeres.
Paço Municipal
A construção do prédio da antiga Prefeitura Municipal de Itapetininga, situado na Praça Marechal Deodoro, hoje sediando o Centro Cultural e Histórico Municipal, foi fundada na data de 1.830, quando foi erguida a parte térrea, que abrigaria a cadeia pública, segundo os levantamentos históricos.
Em 1.850, quando Itapetininga foi elevada à categoria de cidade, havia necessidade de ser construída a sede de sua Câmara e do Fórum. No ano de 1.852 foi construída a parte superior do prédio da Praça Marechal Deodoro, sendo que a parte térrea continuou abrigando a cadeia pública, enquanto que o andar superior passou a sediar a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Fórum a partir da data de 1.854.
Em 1.906 foi iniciada a reforma do referido prédio, enquanto que no ano anterior se construía o novo edifício localizado entre a rua Pedro Marques e a Avenida Francisco Válio, bela obra do arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo que projetou o prédio da Escola Estadual “Peixoto Gomide”). Na gestão do Prefeito Pedro Dias Batista procedeu-se uma outra reforma no ano de 1.928, ficando ainda mais apresentável. O Fórum ficou neste prédio (ainda hoje preservado e de recente restauração), até ser transferido para a Avenida Peixoto Gomide, com inauguração no dia 20 de junho de 1.959 onde se esta situado hoje o Cartório Eleitoral e o Juizado Especial de Pequenas Causas.
O Fórum, posteriormente, a partir de outubro de 1.989, passou para a atual sede, na Praça dos Três Poderes, no Jardim Marabá. A Câmara Municipal, após deixar o velho prédio da Praça Marechal Deodoro, foi transferida para a atual sede, própria, na rua Monsenhor Soares, 251, em maio de 1.986. Por outro lado, a sede do paço municipal passou para o atual endereço, pois o então prefeito José Carlos Tardelli, resolveu devido ao crescimento da cidade de Itapetininga que as instalações já estavam pequenas demais, precisando de um espaço maior e mais moderno, onde agora está localizada na Praça dos Três Poderes, 1.000, Jardim Marabá, o que ocorreu em 29 de dezembro de 1.989.
O MUNICÍPIO
Itapetininga está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, há 170 Km da Capital, é considerado o 3º maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial.
Nossa economia ocupa o 26° lugar entre as 475 cidades brasileiras de médio porte e possui mais de 12 mil empresas em atividade. Esse destaque se dá em virtude de apresentarmos forte desenvolvimento econômico, principalmente devido a instalações de grandes indústrias nas áreas de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças e recursos energéticos, incluindo gás natural.
Itapetininga também é polo comercial e de serviços, sendo referência para as demais cidades da região, com uma grande vocação agrícola e vasta extensão rural, apresentando o 12º maior PIB do agronegócio paulista.
É tradicionalmente conhecida como a terra das escolas, possuindo:
26 escolas estaduais, 83 escolas municipais e 22 colégios particulares;
Cinco escolas técnicas com 26 cursos profissionalizantes;
Seis faculdades oferecendo 54 cursos de graduação.
Fonte: https://www.itapetininga.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Itapetininga
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Aleixo's Comida Caseira Itapetininga
Está desde 1998, em Itapetininga no interior de São Paulo, no ramo de alimentação e são sinônimo de tradição em comida caseira.
ConhecerSacy Grill Restaurante em Itapetininga
Se você está em busca de uma experiência gastronômica única na cidade de Itapetininga, o Sacy Grill Restaurante em Itapetininga é uma escolha imperdível!
Conhecer