Quem Escreve: Elis Salles - Refúgios no Interior de SP
Está pesquisando para onde viajar? O Refúgios no interior é o jeito fácil de encontrar onde visitar, comer e hospedar. Hoje é o dia de Irapuru, uma cidade no interior de SP e tem como vizinhas Braúna, Flora Rica e Junqueirópolis.
História de Irapuru - SP
Origem do município
Era final de 1947, quando foi proposta a criação de um novo povoado no oeste do estado de São Paulo cujos trabalhos foram se concretizando no início do ano seguinte. Admitiam alguns idealistas, de que a riqueza e abundância na agricultura, estariam exatamente nas terras virgens e que para tanto deveriam derrubar matas, e iniciar novas comunidades.
Um dos pontos a serem desbravados estava exatamente nas terras pertencentes a Junqueira Neto, residente em São Paulo. Para que o projeto pudesse prosperar, referidas terras foram entregues a Osvaldo Leite Ribeiro, que da mesma forma residia em São Paulo. A fim de poder comercializar os planos de se fundar um novo povoado, Junqueira Neto o nomeou seu procurador geral.
Para Irapuru, Osvaldo Leite Ribeiro viajava a cada 10 ou 15 dias, tomando ciência de tudo que se passava na então criada empresa Sociedade Irapuru Ltda, que iniciou a derrubada das matas e a construção das primeiras casas.
Analisava os negócios e acompanhava os esboços do traçado no novo povoado, cujos trabalhos técnicos foram entregues ao engenheiro prudentino Francisco Cunha, que fez questão de apresentar um traçado urbano, tendo o sol como referencial. Referido profissional já havia trabalhado em outros projetos urbanos de cidades que nasceram quase na mesma época de Irapuru. No entanto, havia necessidade de que uma outra pessoa acompanhasse mais de perto o andamento dos negócios, ficando esta incumbência sob responsabilidade de Álvaro Leite Ribeiro, irmão de Osvaldo, que se tornou seu procurador, muito embora residisse em Lucélia.
Era exatamente dia 6 de maio quando se oficializou a criação do novo povoado que teria o nome de Irapuru. Algumas outras sugestões foram apresentadas, mas o próprio Osvaldo Leite Ribeiro, envolvido pelas lendas indígenas em torno do pássaro Uirapuru, optou por uma de suas variações: Irapuru.
As correrias dos desbravadores eram constantes na região. As estradas eram precárias e de difícil acesso, e a solução encontrada tanto para Osvaldo quanto para Álvaro era o avião. Inicialmente pousavam numa pista localizada na Fazenda Santa Genoveva, às margens da estrada Irapuru-Flora Rica, posteriormente conhecida como “Sede Velha”. Logo em seguida foi construída uma pista nas proximidades do povoado, que servia para pouso e decolagem das pequenas aeronaves.
Em 1948, foi fundada a povoação de Irapuru, que ganhou rápido desenvolvimento principalmente graças a cultura do café e do algodão.
Chegando a Distrito de Paz em 24 de dezembro do mesmo ano subordinado ao município de Pacaembu, em 30 de dezembro de 1953, tornou-se município com território desmembrado de Junqueirópolis e Pacaembu
História da Estrada de Ferro
O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru.
A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista.
Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
A ESTAÇÃO
A estação de Irapuru foi aberta em 1959, em um município que já estava estabelecido desde 1953. Em 1993 ainda estava em bom estado. Em junho de 2004, a estação estava reformada e pintada de cores berrantes para abrigar uma espécie de brinquedoteca da Prefeitura, a "Casa de Brinquedo - Cantinho da Fantasia". É, parece que as ferrovias neste País são mesmo uma fantasia. Já que trens não passavam por ali já havia pelo menos três anos, o jeito foi transformar tudo num imenso brinquedo.
FONTE: Cristiano Luizão, 2007; Hermes Y. Hinuy; Fabio Vasconcelos, 2001; Paulo César; Rafael Corrêa, 2008; José Serra; Eli Silva; Relatórios oficiais da Cia. Paulista, 1940-1969; IBGE, 1973; Mapas - acervo R; M; Giesbrecht
https://www.irapuru.sp.gov.br/
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