Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Irapuã - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Irapuã
Não sabe o que fazer em Irapuã? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Irapuã
Onde Ficar em Irapuã
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Irapuã. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Irapuã
Onde Comer em Irapuã
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Irapuã. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Irapuã
Utilidades e Emergências em Irapuã
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Irapuã. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Irapuã

Foto:https://www.diocesedecatanduva.org.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Irapuã é uma cidade no interior de SP, está aproximadamente 380 km da Capital e tem como vizinhas Sales, Urupês e Novo Horizonte,

Irapuã: um município rico em história 

O nome de Irapuã foi escolhido devido à grande quantidade de abelhas do tipo irapuá que fabricam um mel ruim. 

O antigo povoado de Cervinho, origem de Irapuã, foi fundado por volta de 1875, quando as famílias de Hipólito José Godoy e Luiz Marques chegaram à região com o objetivo de cultivar cereais.

Proprietários de glebas de terras resolveram doar parte dessas terras, cerca de 40 alqueires, à paróquia para a formação de um povoado localizado nas margens do córrego Cervinho, daí o nome escolhido para o núcleo que se formou. Ofertaram também uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi colocada no altar da capela existente.

Outras famílias foram atraídas para a vila no início do século XX, instalando-se provisoriamente e dedicando-se ao cultivo das terras. Em 26 de dezembro de 1921, foi criado o distrito de Irapuã em terras do município de Novo Horizonte.

Somente a partir de 1926, iniciou-se a cafeicultura por intermédio de Amadeu Bouzza, pioneiro dessa atividade na região. Apesar do crescente aumento da cultura do café, em 19 de agosto de 1927, foi reconduzido à categoria de povoado, incorporado ao município de Novo Horizonte.

O desenvolvimento a partir daí foi rápido e, em 30 de setembro de 1930, foi novamente criado o distrito no município de Novo Horizonte. A população cresceu e com ela e arrecadação dos impostos, facilitando a elevação do distrito a município em 30 de novembro de 1944, com o nome Irapuã e finalmente desmembrado de Novo Horizonte

Em 1875, as famílias Hipólito José Godoy e Luiz Márquez, chegaram a região com o propósito de cultivar cereais, pois a terra era muito fértil.

Doaram a paróquia 40 alqueires de terra para a formação de um povoado, ale de uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, colocaram no altar-mor da capela ali existente. Outras famílias foram chegando com a finalidade cultivar a terra, sendo então batizado o pequeno povoado com o nome de Cervinho, por estar localizado às margens do córrego de igual nome.

Nos princípios do século XX, novas famílias chegaram à Vila de Cervinho instalando-se em casas provisórias e dedicando-se inteiramente ao cultivo das terras. Muitas famílias adquiriram alqueires de terras para formarem suas fazendas sendo elas chefiadas pelos senhores Fabiano Moreira, José Bilica, “Nhonhô Alves”, Joaquim Venâncio e Agostinho Goulart, D. José Marcondes Homem de Melo, bispo da diocese de São Carlos, através da insistência dos moradores da Vila criou em 1934 a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em louvor à padroeira da Vila.

Pelo Decreto-lei estadual n. 2.247 de 30 de setembro de 1930, a Vila Cervinho passou a Distrito tomando o nome de Irapuã, pertencendo ao município de Novo Horizonte. O nome Irapuã origina-se da grande existência de abelhas irapuá na região. Com seu crescimento, Irapuã foi elevado a município em 30 de novembro de 1944, compondo-se de dois distritos: Irapuã e Sales. Sales desmembrou-se de Irapuã em 1949, sendo anexado ao município de Novo Horizonte.

Em 1926 foi iniciada a plantação de café em larga escala, de acordo com critérios altamente racionais. Pioneiro na plantação de café, o senhor Amadeu Bouzza, em 1927, já possuía cerca de 280.000 pés plantados em sua fazenda. O crescimento de Irapuã foi obedecendo a um ritmo dinâmico, concentrado, particularmente e seu início, na plantação de café e cereais em geral. O aumento gradual da arrecadação municipal foi paralelamente ao fator de crescimento, um dos pontos que mais deram origem à emancipação político-administrativa do Município de Irapuã, dando-lhe também, condições efetivas para assegurar essa emancipação (que ocorreu em 30 de novembro de 1944 pelo Decreto-lei n. 14.334).

Fonte: EXPO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - Composto e Impresso na Companhia Lithográphica Ypiranga, São Paulo, Dezembro 1974. 

https://irapua.sp.gov.br/

https://www.ferias.tur.br/

 

 

 


Sugestões Para Conhecer em Irapuã

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·