Conheça Irapuã - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:https://www.diocesedecatanduva.org.br/
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Irapuã é uma cidade no interior de SP, está aproximadamente 380 km da Capital e tem como vizinhas Sales, Urupês e Novo Horizonte,
Irapuã: um município rico em história
O nome de Irapuã foi escolhido devido à grande quantidade de abelhas do tipo irapuá que fabricam um mel ruim.
O antigo povoado de Cervinho, origem de Irapuã, foi fundado por volta de 1875, quando as famílias de Hipólito José Godoy e Luiz Marques chegaram à região com o objetivo de cultivar cereais.
Proprietários de glebas de terras resolveram doar parte dessas terras, cerca de 40 alqueires, à paróquia para a formação de um povoado localizado nas margens do córrego Cervinho, daí o nome escolhido para o núcleo que se formou. Ofertaram também uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi colocada no altar da capela existente.
Outras famílias foram atraídas para a vila no início do século XX, instalando-se provisoriamente e dedicando-se ao cultivo das terras. Em 26 de dezembro de 1921, foi criado o distrito de Irapuã em terras do município de Novo Horizonte.
Somente a partir de 1926, iniciou-se a cafeicultura por intermédio de Amadeu Bouzza, pioneiro dessa atividade na região. Apesar do crescente aumento da cultura do café, em 19 de agosto de 1927, foi reconduzido à categoria de povoado, incorporado ao município de Novo Horizonte.
O desenvolvimento a partir daí foi rápido e, em 30 de setembro de 1930, foi novamente criado o distrito no município de Novo Horizonte. A população cresceu e com ela e arrecadação dos impostos, facilitando a elevação do distrito a município em 30 de novembro de 1944, com o nome Irapuã e finalmente desmembrado de Novo Horizonte
Em 1875, as famílias Hipólito José Godoy e Luiz Márquez, chegaram a região com o propósito de cultivar cereais, pois a terra era muito fértil.
Doaram a paróquia 40 alqueires de terra para a formação de um povoado, ale de uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, colocaram no altar-mor da capela ali existente. Outras famílias foram chegando com a finalidade cultivar a terra, sendo então batizado o pequeno povoado com o nome de Cervinho, por estar localizado às margens do córrego de igual nome.
Nos princípios do século XX, novas famílias chegaram à Vila de Cervinho instalando-se em casas provisórias e dedicando-se inteiramente ao cultivo das terras. Muitas famílias adquiriram alqueires de terras para formarem suas fazendas sendo elas chefiadas pelos senhores Fabiano Moreira, José Bilica, “Nhonhô Alves”, Joaquim Venâncio e Agostinho Goulart, D. José Marcondes Homem de Melo, bispo da diocese de São Carlos, através da insistência dos moradores da Vila criou em 1934 a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em louvor à padroeira da Vila.
Pelo Decreto-lei estadual n. 2.247 de 30 de setembro de 1930, a Vila Cervinho passou a Distrito tomando o nome de Irapuã, pertencendo ao município de Novo Horizonte. O nome Irapuã origina-se da grande existência de abelhas irapuá na região. Com seu crescimento, Irapuã foi elevado a município em 30 de novembro de 1944, compondo-se de dois distritos: Irapuã e Sales. Sales desmembrou-se de Irapuã em 1949, sendo anexado ao município de Novo Horizonte.
Em 1926 foi iniciada a plantação de café em larga escala, de acordo com critérios altamente racionais. Pioneiro na plantação de café, o senhor Amadeu Bouzza, em 1927, já possuía cerca de 280.000 pés plantados em sua fazenda. O crescimento de Irapuã foi obedecendo a um ritmo dinâmico, concentrado, particularmente e seu início, na plantação de café e cereais em geral. O aumento gradual da arrecadação municipal foi paralelamente ao fator de crescimento, um dos pontos que mais deram origem à emancipação político-administrativa do Município de Irapuã, dando-lhe também, condições efetivas para assegurar essa emancipação (que ocorreu em 30 de novembro de 1944 pelo Decreto-lei n. 14.334).
Fonte: EXPO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - Composto e Impresso na Companhia Lithográphica Ypiranga, São Paulo, Dezembro 1974.
Sugestões Para Conhecer em Irapuã
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!