Conheça Ilha Solteira - SP
Comece agora a programar sua viagem!

Foto:http://visiteilhasolteira.sp.gov.br/
Ilha Solteira é uma cidade no interior de SP, está aproximadamente 663 km da Capital e tem como vizinhas Selvíria-O(MS); Suzanápolis - NE; Rubinéia - NO; Pereira Barreto - L; Itapura - S; e Andradina a SE, Santa Fé do Sul (60 km), Pereira Barreto (42 km), Andradina (70 km) e Araçatuba (220 km). A cidade de Ilha Solteira localiza-se na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o Rio São José dos Dourados.
História de Ilha Solteira -SP
A cidade de Ilha Solteira surgiu pela desapropriação de 700 alqueires da Fazenda Caçula, para canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
Segundo o Sr. José(Zezão): "não se sabia o porquê daquela desapropriação, corria um papo que o governo iria dar aquelas terras para o povo".
Em 1966, começava a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira no Rio Paraná, atraindo um grande contingente de pessoas para trabalhar na edificação da barragem. Essas pessoas foram apelidadas de “barrageiros”.
Para acomodar o grande número de trabalhadores, a Companhia Hidrelétrica de São Paulo (CESP), responsável pela construção da usina, ergueu um núcleo habitacional de caráter permanente para abrigar os operários – que se tornaria futuramente a cidade de Ilha Solteira. A configuração do novo núcleo foi feita de forma planejada e o planejamento ainda permanece nos dias atuais.
As primeiras famílias começaram a se mudar para o local em 1968. Até meados da década de 1970, já haviam sido construídas cinco mil casas providas de redes de água, esgoto e energia elétrica. As casas tinham formatos diferenciados e eram distribuídas de acordo com o cargo do morador na construção da usina, causando uma forte segregação sócio-espacial. Caminhando por entre os bairros mais antigos da cidade, é possível observar as casas da época e as diferenças entre elas.
O chamado Núcleo Habitacional apresentava condições similares às de um condomínio fechado com portarias e rígido controle sobre os visitantes. A segurança de Ilha Solteira era prioridade nacional, por isso o acesso à cidade era limitado e apenas funcionários com vínculo com a CESP ou com as empreiteiras envolvidas na construção da usina poderiam morar no local.
As regras para quem morava em Ilha Solteira eram muito rígidas. Por exemplo, não era permitido o uso de bebida alcoólica. O silêncio era monitorado até mesmo durante o dia para que o descanso dos trabalhadores não fosse atrapalhado, e às 22h era tocada a sirene que indicava a proibição de qualquer tipo de barulho e atitudes consideradas impróprias.
Apesar da segregação social, os trabalhadores não pagavam aluguel, nem tarifa de água, esgoto e energia elétrica. A educação e a assistência médica oferecidas aos moradores eram uma das melhores do país.
A hidrelétrica começou a funcionar em 1974 e, em 1991, após um extenso processo de emancipação, em 1991, Ilha Solteira se tornou município.
Referências: SÁVIO, Fernando. Ilha Solteira Um sonho, uma história. THS Editora, São Paulo/SP, 2011.
http://www.memorialdosmunicipios.com.br/listaprod/memorial/historico-categoria,278,H.html Acesso: fevereiro de 2017.
Fonte: https://www.cmilhasolteira.sp.gov.br/
Sugestões Para Conhecer em Ilha Solteira
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!