Conheça Ilha Comprida - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Guia da Ilha Comprida - SP
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
Ilha Comprida: 72 km de praias, dunas e natureza preservada. A Ilha Comprida fica no extremo sul do Litoral Paulista, na divisa com o Estado do Paraná. Pode-se chegar por Iguapé, atravessando a ponte, ou por balsa, partindo de Cananéia. A segunda opção é mais prazerosa, porém distante: são mais de 20 km percorridos pela praia e você é obrigado a respeitar os horários da maré. Nada assustador para quem se orienta com a população local.
Do lado leste da Ilha Comprida , você vislumbra o mar aberto e, ao longo da extensa área de praia, você encontra cenários diversos.
No sul, na ponta da ilha, fica a praia de Boqueirão do Sul, frequentada por surfistas e por visitantes da Cananéia que atravessam de balsa para aproveitar a beleza do local. Mais ao sul, está a barra de Cananéia, de onde se pode observar, principalmente na primavera, famílias de golfinhos que procuram a região para procriar.
O que te move em 72 km de praias, dunas e natureza preservada?". Esse é o tema da nova campanha publicitária da cidade de Ilha Comprida e resume o ambiente que te aguarda neste paraíso do Litoral Paulista. A ilha é um convite para quem quer se exercitar ao ar livre, contemplando paisagens intocadas e preservadas da natureza. Por lá dá para fazer trilhas entre dunas e matas, passeios de bike, caminhadas, quadriciclo, caiaque, paddle, pesca
O que fazer em Ilha Comprida
- Vila Nova
- Porto da Balsa
- Pontal da Trincheira
- Parque Linear
- Vila de Pedrinhas
- Orla Requalificada
- Mar Pequeno
- Lagoa do Adriana
- Dunas do Araçá
- Dunas de Juruvaúva
- Boqueirão Sul
- Baia dos Golfinhos
Descubra as belezas naturais do Lagamar a bordo do Catamarã Maratayama
Os diferentes roteiros – que mostram as belezas naturais do Lagamar paulista e paranaense, considerado um dos mais importantes viveiros de espécies marinhas do mundo – , revelam espetáculos de botos, uma infinidade de aves em todo o trajeto, vilas caiçaras, a curiosa Vila de Ararapira, também chamada de Vila Fantasma, a delícia da culinária caiçara e praias paradisíacas. Os passeios, acompanhados por monitores ambientais, saem da Marina Valverde, na Rua Tijuana, 2455 – no Mar Pequeno.
Reservas e informações sobre os passeios:
Centro de Atenção ao Turista, diariamente, das 8h30 às 17 horas, telefone (13) 3842 – 2186; e no Departamento de Turismo da Ilha, de segunda a sexta, em horário comercial – (13) 3842 7029.
Também pelo WhatsApp (13) 99799-2476.
*Pagamentos somente em dinheiro
História de Ilha Comprida
Como em todo território nacional, os índios foram os primeiros habitantes da Ilha Comprida, que faz parte da história do descobrimento do Brasil. Em 1502, o português Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel, chegou a Ilha do Bom Abrigo, no sul do município, onde foi aprisionado pelos índios Tupis.
Cosme ganhou a confiança dos índios e acabou casando-se com a filha do cacique. Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza também chegou a Ilha do Bom Abrigo. O navegador português escolheu a Vila de Maratayama, dos tupis, para ser a sede da primeira vila.
No início do século XVII, a Coroa Portuguesa dividiu suas terras por intermédio das “Cartas de Sesmarias”. Com isso, novas vilas foram surgindo. Em 1770, a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha foi fundada, no lado oposto da barra do Rio Sabaúna, a vila chegou a ter Câmara de vereadores, igrejas e cemitérios. No início do século XX a Vila de Pedrinhas, tradicional povoado de pescadores, começa a se formar através da pesca e extrativismo.
Entre 1533 e 1534, o espanhol Ruy Mosquera, construiu um forte que leva o seu nome, na Ponta da Trincheira, denominada assim devido as operações de pirataria e saques. Podendo ser a primeira fortificação construída na Capitania de São Vicente, mas atualmente em ruínas por conta da movimentação das marés.
Em 1938, o território de Ilha Comprida é dividido em 70% para Iguape (45 Km) e 30% para Cananéia (29 Km). Em 1950 se inicia o desenvolvimento imobiliário do território, passando a ser ocupado de maneira mais efetiva. A travessia para as cidades vizinhas era feita por meio de balsas localizadas à altura dos bairros do Boqueirão Sul (na passagem para Cananeia) e no Boqueirão Norte (para Iguape).
Em meados da década de 1980 começa um movimento pela emancipação política de Ilha Comprida, com um grupo de pessoas buscando melhores condições à vila. Em plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, a população local decidiu pela criação do novo município. Ilha Comprida se torna independente oficialmente em 5 de março de 1992, data que marca a fundação da cidade. Elevada à condição de Estância Balneária em 07 de dezembro do mesmo ano.
Ao longo de sua história, recebeu o nome de Ilha do Mar, Ilha do Mar Pequeno, Ilha Grande da Costa do Mar, Ilha do Candapuí e Ilha Branca. Foi batizada como Ilha Comprida por seu território ter uma extensão muito maior que a largura (74 km de extensão e, no máximo, 4 km de largura em alguns pontos).
O município faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que constitui um dos maiores viveiros de peixe e crustáceos do Atlântico Sul. Por possuir importância ambiental, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a incluiu como Reserva da Biosfera do Planeta. O município que tem 100% de seu território incluído em Área de Proteção Ambiental.
No decorrer da última década, houve um crescente aumento no número de turistas no município, promovendo o desenvolvimento econômico através da conservação do seu patrimônio ambiental e cultural.
COMO CHEGAR EM ILHA COMPRIDA
Por São Paulo (SP), 200 km – Via Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o trevo de Iguape, seguindo pela Rodovia Casimiro Teixeira SP-222. Acesso Iguape-Ilha via Ponte prefeito Laércio Ribeiro.
Fonte: http://www.visiteilhacomprida.com.br/ - https://ig.com.br
Sugestões Para Conhecer em Ilha Comprida
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Dunas do Araçá - Ilha Comprida
A apenas 7 km do centro de Ilha Comprida,o Parque das Dunas do Araçá é uma atração natural que apesar de estar no meio de uma ilha tropical brasileira, nos faz lembrar de um verdadeiro deserto americano.
ConhecerPousada Icaraí em Ilha Comprida
A Pousada Icaraí em Ilha Comprida é perfeita para quem deseja relaxar em total contato com a natureza, em uma pousada de praia, simples e confortável!
ConhecerO Portuga Ilha Comprida
O restaurante oferece pizzas, massas, carnes, peixes e frutos do mar, em um ambiente familiar e descontraído.
Conhecer