Conheça Ibiúna - SP
Comece agora a programar sua viagem!
Foto:Condomínio Porto de Ibiúna
Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !
CONHEÇA IBIÚNA
Ibiúna vem do tupi-guarani e significa “terra preta”. Não é a toa que a cidade, a 72 quilômetros da capital, é conhecida como a maior produtora de hortaliças do Estado. Mas não é só desse título que vive o município de 154 anos. Ibiúna tem também muitas atrações turísticas, desde religiosas ao ecoturismo e atividades esportivas.
As represas e as prainhas são uma ótima opção para quem gosta de relaxar e ter contato com a natureza. A Represa Itupararanga tem vários pontos de acesso ao público, como a Prainha e Praia do Escritório, distante apenas oito quilômetros do cento da cidade. Suas águas limpas convidam ao banho, à prática de esportes aquáticos e também à pescarias.
Aos aventureiros, Ibiúna tem diversas cachoeiras e um mirante localizado a mil metros de altura, de onde se pode avistar toda a cidade. A Cachoeira Vargem do Salto tem acesso liberado ao público que pretende conhecer suas várias quedas, a maior delas com 35 metros. Na divisa com o Juquitiba, a Cachoeira do França atrai os pescadores em suas áreas represadas, ideais para uma tarde de pescaria.
Municípios próximos
São Roque: 16.8 km
Sorocaba: 28.9 km
Piedade: 20.6 km
Juquitiba: 34.7 km
Salto de Pirapora: 35.5 km
Cotia: 31.3 km
História
A cidade foi colonizada por portugueses, italianos, japoneses e árabes. Surgiu a partir de uma fazenda que tinha como ponto central uma capela onde hoje se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
A etimologia do nome Ibiúna é indígena. Una é um vocábulo tupi-guarani que significa "negro", "escuro", "preto" e ybi significa "terra". Assim sendo, Ibiúna na linguagem tupi-guarani significa "terra-preta".
O rio que banha a Cidade o "rio Una" é que lhe deu o nome primitivo de Una. Trata-se de uma corruptela do "Y Una", que em tupi-guarani significa Y=água e Una=preta. Portanto, Y Una significa água preta. Os mais antigos, ao pronunciarem o nome anterior do Município, usam a expressão Yuna e apenas uma parte da população usava a pronúncia Una.
Como existiam dois Municípios com a denominação Una, sendo um no Estado de São Paulo e o outro no Estado da Bahia, um teria que ter a sua denominação mudada ou alterada.
Entretanto o Município Baiano por ser mais antigo e considerado, na época, de maior valor histórico, herdou em definitivo a denominação de Una. Mas pelo decreto-lei estadual nº 14334 de 30 de novembro de 1944, o Município Paulista de Una passou a denominar-se Ibiúna.
Turismo
REPRESA ITUPARANGA
Localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, tem as suas margens hotéis, condomínios , clubes e vários pontos de acesso ao publico , como a Prainha e o Escritório. Com aproximadamente 40 Km de extensão , banha os municípios de Ibiúna, Piedade, Mairinque, Alumínio e Votoratim .Formada pela junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçu possui águas despoluidas o que a torna ideal para pescarias e a pratica de esportes aquáticos.
CAPELA E GRUTA DE SÃO SEBASTIÃO
Localizadas a 28 Km do centro da cidade é um local de beleza rara . A gruta fica a 1 Km de descida da Capela e cercada por outras grutas que são conhecidas como casas de pedras , algumas com capacidade para 300 pessoas. É um dos poucos locais em que podemos observar a Mata Atlântica intocada com pedras de até 7 metros de altura e muitas cachoeiras.
CACHOEIRA VARGEM DO SALTO
Localizada a 16 Km do centro da cidade . É formada por varias quedas sendo que a principal possui mais de 35 metros. No verão aproximadamente 500 pessoas vão se banhar em suas águas . Embora a cachoeira seja de propriedade particular o seu acesso é livre ao público.
CACHOEIRA DA FUMAÇA
Localizada a 44Km do centro da cidade dentro da Reserva Estadual do Jurupará, somente pode ser visitada com autorização prévia.
CACHOEIRA DO FRANÇA
Localizada a 40 Km do centro da cidade na divisa com Juquitiba. Propriedade da CBA foi represada pela mesma. É freqüentada por pescadores locais e de municípios vizinhos.
MIRANTE DA FIGUEIRA
O Morro da Figueira nasce aos pés da cidade e pode ser contemplado da praça da Matriz. O mirante fica a 1000 metros de altitude e propicia uma visão privilegiada de todo o centro da cidade. Embora o mirante esteja abandonado vale a pena subir o morro para ver a linda vista. Como chegar : Siga a Estrada do Campo Verde , que começa no final da Avenida Marginal .
RESERVA ESTADUAL DO JURUPARÁ
Reserva de Mata Atlântica possui diversas cachoeira e abriga diversos animais , alguns em extinção como o Micocarvoeiro , Jaguatirica, Suçuarana e o Bicho Preguiça. Recomenda-se sempre ir acompanhado de um guia experiente.
ESTÁDIO DE BEISEBOL
Projeto localizado no Km 58,5 da Via dos Bandeirantes , rodovia que liga Ibiúna a Capital, projetado para comportar 3.000 pessoas e com alojamento para 200 atletas prevê a construção de 3 campos de Beisebol e estacionamento para 1.000 carros. A Yakult Indústria e Comércio responsável pelo empreendimento, tem como objetivo a construção em Ibiúna do maior complexo de Beisebol da América Latina.
Para saber mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse “Onde Visitar” em “Refúgios em Ibiúna”
Fonte: ibiuna.sp.leg.br/saopaulo.sp.gov.br/ibiuna.com.br
Créditos Imagem: Condomínio Porto de Ibiúna
Sugestões Para Conhecer em Ibiúna
No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!
Parque Estadual do Jurupará Ibiúna
Importante corredor entre a Serra de Paranapiacaba e a Serra do Mar, preserva ecossistemas naturais de grande beleza e relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas e atividades de educação ambiental.
ConhecerSPaventura Eco Resort Ibiúna
Afim de se conectar com a natureza? Descansar do estresse e fugir da agitação? Então você está no lugar certo! Esse lindíssimo resort oferece o melhor que a natureza pode oferecer, como por exemplo 300 hectares de Mata Atlântica que envolvem o local!
ConhecerParque Estadual do Jurupará - Ibiúna
O Parque Estadual do Jurupará, criado em 1992, está localizado na região sudeste do estado, entre os municípios de Ibiúna e Piedade. São as represas e as usinas hidrelétricas, os atrativos mais marcantes, situados nos limites do Parque.
Conhecer