Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Iacanga - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Iacanga
Não sabe o que fazer em Iacanga? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Iacanga
Onde Ficar em Iacanga
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Iacanga. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Iacanga
Onde Comer em Iacanga
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Iacanga. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Iacanga
Utilidades e Emergências em Iacanga
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Iacanga. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Iacanga

Foto:https://www.lembrancasfmiacanga.com/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar, conhecer novos lugares, ter novas experiências é fantástico. Hoje é o dia de Iacanga uma cidade no interior de SP, tem como vizinhas Arealva 19.2 km, Reginópolis 20.6 km, Itaju 24.9 km, Ibitinga 25.5 km,  Uru 28.6 km e Borborema 30.8 km.

História de Iacanga - SP

Em 1925 Iacanga emancipou-se de Pederneiras e se tornou município, não sem disputa, Soturna também estava pleiteando e só não conseguiu pela intervenção da família Garcia de Almeida e outros políticos que tinham excelentes contatos no governo e conseguiram para Iacanga a emancipação graças também ao melhor desenvolvimento do Distrito.

Isso fez com que Iacanga e Soturna sempre disputassem o poder até mesmo de uma maneira belicosa, era quase uma guerra.

Em 1948, Iacanga era governada, pelo Sr. Oliveira Leutewiler que era de Soturna e conseguiu finalmente a emancipação política do Distrito agora com o nome de Arealva.

Também em 1948, chegou a luz elétrica que mudou muito a vida da cidade.

As primeiras lâmpadas pareciam uns tomatinhos, avermelhadas e bastante precárias, se chovia com certeza faltava energia, mas já se podia usar chuveiro quente, ferro elétrico, rádio e outras coisas mais.

O eletricista para acendê-las a tardezinha, saia com uma vara longa e em cada esquina ligava manualmente as lâmpadas, que eram desligadas por ele mesmo na manhã seguinte.

Depois disso chegou esgoto e asfalto por volta de 1962.

Cinema

O primeiro chamava-se “Cinema Iacanga”, e localizava-se à Rua 7 de Setembro (atual Antonio Chechim), o segundo foi o “Cine Stª Terezinha” e situava-se na Av. Rodrigues Alves (atual Laemert Garcia dos Santos). O último foi o “Cine Teatro Stª Cecília”, localizado na Av. Tiradentes (atual Joaquim Pedro de Oliveira).

A princípio só passava filmes de 16 mm em preto e branco, as cadeiras não eram fixadas no chão e às vezes caiam o piso não era rebaixado porque o local  também era usado para bailes.

Houve a necessidade de reforma, pois não havia mais filmes em 16 mm.

Após, com o piso rebaixado e cadeiras fixas no chão, os filmes se multiplicaram, eram mais modernos coloridos e de 24 mm.

Progresso

Mas o progresso continuou com nova delegacia de polícia, novo posto de saúde, hospital (quanta campanha para arrecadar fundos para fazer e equipar o hospital, até Roberto Carlos veio fazer show beneficente aqui). Seu tio Ludgero Braga que morava aqui foi quem conseguiu.

Atualmente novos bairros residênciais, praças bem cuidadas, indústrias que trouxeram muitos empregos e é assim que nasce uma cidade.

Iacanga a Woodstock brasileira:

Iacanga, cidade do interior paulista, da região turística Caminhos do Tietê, ficou conhecida entre os anos 70 e 80 por abrigar um evento musical chamado Festival de Águas Claras. O evento chegou a levar mais de 30 mil pessoas à Fazenda Santa Virgínia e tinha como inspiração o festival de Woodstock, que aconteceu poucos antes, em 1969, nos Estados Unidos. O município de interesse turístico (MIT) localizado a 375 km de São Paulo, com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, é bem mais que uma mera lembrança para muitos jovens daquela época.
 
Dentro do roteiro Caminhos do Tietê, são dez cidades: Bariri, Ibitinga, Jaú, Dois Córregos, Itapuí, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Bocaina e a própria Iacanga, todas cortadas pelo caudaloso rio Tietê. A região oferece aos visitantes cenários de rara beleza, acompanhados por um clima muito agradável, o que propicia passeios, cicloturismo, a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Há, em setembro, o Festival da Pesca, que todo ano atrai mais de 5 mil pessoas e um número cada vez maior de pescadores, o que repercute positivamente na cidade e na região.
 
Já entre os festejos tradicionais e religiosas de Iacanga, que ajudam a preservar o modo de vida interiorano, está a Festa de Peão de Boiadeiro, com tradição de mais de quatro décadas e que ocorre sempre em abril, o mesmo mês do aniversário da cidade. As montarias nos rodeios são tradicionalmente em touros. O evento chama a atenção pela estrutura, contando com um recinto próprio para rodeio, com capacidade para 20 mil espectadores. Tudo para os peões segurarem o coração dos turistas.
 
Por sua vez, o primeiro festejo religioso do município aconteceu em 1905, para angariar fundos para a construção da capela de São João Batista. E em 1909, o distrito do Município de Pederneiras passou a se chamar Iacanga. No tupi guarani, esse nome significa “olho d’água”. Para o visitante chegar a Iacanga, portanto, basta pegar duas rodovias, a SP-321 (rod. Cezário José de Castilho, para quem vem de Bauru) e a SP-331 (a rod. Hilário Jorge Spuri, saindo de Pirajuí).

Fonte: www.turismo.sp.gov.brhttps://www.iacanga.sp.gov.br/ 

 


Sugestões Para Conhecer em Iacanga

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·